7 erros que prejudicam sua carreira e você não deve repetir

erros que prejudicam sua carreira

Ao longo da trajetória profissional, é comum equivocar-se em relação às tarefas diárias ou cometer alguma gafe com a equipe. Entretanto, existem inúmeros erros que prejudicam sua carreira e devem ser evitados a qualquer custo!

Desde descuidos com prazos até o compartilhamento excessivo de detalhes da vida pessoal durante o expediente podem acabar criando uma má reputação para o colaborador.

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

Por isso, é fundamental entender quais erros são considerados normais e quais deslizes podem ter consequências duradouras na vida profissional.

Confira agora 7 erros que prejudicam sua carreira e que não devem ser repetidos.

Erros que prejudicam sua carreira: veja 7

1 – Não levar a educação a sério

Um dos principais erros que prejudicam sua carreira é não levar a educação formal a sério.

Com as demandas do mercado de trabalho atual, cada vez mais cargos exigem profissionais altamente qualificados e especializados em um nicho.

Decidir não investir em uma pós-graduação ou iniciar uma especialização fora da área de interesse pode acabar prejudicando o profissional a longo prazo.

Afinal, por qual razão uma empresa preferiria um candidato sem qualificações acadêmicas a um que já tenha várias?

2 – Não ter um plano de ação profissional

Outro dos principais erros que prejudicam sua carreira é não ter um plano de ação profissional. 

Buscar uma carreira sem ter um foco definido pode acabar deixando os recrutadores com o pé atrás na hora da contratação.

Além disso, boa parte das empresas buscam colaboradores consistentes e que queiram crescer e evoluir com a empresa, algo difícil de acontecer caso o profissional não possua nenhum plano a longo prazo.

3 – Mentir para os supervisores

Um dos maiores erros que prejudicam sua carreira é mentir para os supervisores ou gerentes da equipe ou setor.

Além de deixar claro que o colaborador não é confiável o suficiente, mentir demonstra uma enorme falha de caráter no profissional, podendo culminar em uma demissão instantânea. 

4 – Cometer gafes nas redes sociais de maneira pública

É difícil, hoje, alguém que não seja ativo nas redes sociais, postando fotos de suas viagens, passeios e comidas favoritas.

Entretanto, as mídias sociais também podem prejudicar sua reputação no ambiente profissional. 

Postagens pessoais ou tweets durante o expediente, por exemplo, podem acabar gerando uma reputação de desocupado ou ocioso para o profissional. 

Além disso, o conteúdo publicado nas próprias redes sociais, caso estas estejam abertas ao público, podem acabar chegando aos olhos de um possível recrutador ou chefe.

Por isso, é fundamental ter uma certa etiqueta em relação às postagens públicas ou, então, manter as mídias sociais em modo privado.

5 – Não respeitar os limites profissionais

Outra gafe que faz parte dos principais erros que prejudicam sua carreira é não respeitar os limites profissionais dos colegas e supervisores.

Compartilhar informações íntimas ou pessoais durante o expediente de trabalho é altamente não profissional, criando uma má reputação para o colaborador.

Mesmo que os colegas de trabalho e supervisores sejam considerados grandes amigos no âmbito pessoal, tais assuntos não são apropriados para o ambiente profissional.

6 – Fofocar

Um dos principais erros que prejudicam sua carreira é fofocar excessivamente com a equipe.

Criticar publicamente os colegas de trabalho, o chefe de departamento ou até mesmo os concorrentes da empresa pode garantir a fama de fofoqueiro ao profissional.

Na melhor das hipóteses, o colaborador será visto como negativo ou enxerido e, na pior delas, como um encrenqueiro. 

7 – Deixar uma empresa em maus termos

Fazer uma cena ao deixar uma empresa – seja por vontade própria, seja por vontade dos empregadores – pode acabar impactando negativamente a carreira do colaborador.

Afinal, a maioria dos profissionais de uma indústria se conhecem e, normalmente, dão referências de outros candidatos uns aos outros.

Entretanto, é difícil que um supervisor ou gerente indique um profissional que tenha feito uma cena dramática ao largar a empresa, gritando, xingando e falando mal da equipe.

Por isso, manter a classe durante uma despedida profissional pode garantir melhores oportunidades de carreira a longo prazo.

Agora que você já conhece alguns erros que prejudicam sua carreira, veja o que fazer para ter sucesso profissional!

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!