Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Como escolher onde trabalhar: guia para tomar a melhor decisão

Karol Fabreto

Escolher onde trabalhar é uma das decisões mais importantes que podemos tomar em nossas vidas. Afinal, passamos a maior parte do nosso tempo no trabalho e queremos nos sentir realizados e satisfeitos com nossas escolhas profissionais. 

No entanto, com tantas opções disponíveis, pode ser difícil saber por onde começar. Conheça os principais fatores a serem considerados ao escolher onde trabalhar e como tomar a melhor decisão para você.

Como escolher onde trabalhar?

1 – Defina seus objetivos e valores pessoais

Antes de começar a procurar por oportunidades de emprego, é importante ter uma compreensão clara de seus objetivos e valores pessoais. 

Pergunte a si mesmo o que é mais importante para você em um ambiente de trabalho – seja flexibilidade, seja oportunidades de crescimento, cultura organizacional ou impacto social. 

Definir seus valores e prioridades ajudará a guiar sua busca por emprego e garantir que você escolha uma empresa que esteja alinhada com suas necessidades e aspirações.

2 – Faça uma pesquisa minuciosa

Uma vez que você tenha uma ideia clara do que está procurando, é hora de começar a pesquisar as empresas em potencial. 

Leia sobre a cultura organizacional, valores da empresa, oportunidades de crescimento e benefícios oferecidos.

Essas informações podem fornecer insights valiosos sobre como é trabalhar em uma determinada empresa e se ela corresponde às suas expectativas.

3 – Avalie o fit cultural

O fit cultural desempenha um papel significativo na satisfação e no sucesso no trabalho. 

Ao avaliar uma empresa, leve em consideração se você se sente confortável com a cultura

organizacional e se suas crenças e valores se alinham com os da empresa.

Isso pode incluir aspectos como o estilo de liderança, a dinâmica da equipe e a abordagem da empresa em relação ao trabalho e à vida pessoal. 

Escolher uma empresa com uma cultura que ressoa com você aumentará suas chances de se sentir realizado e engajado no trabalho.

4 – Considere as oportunidades de crescimento

Um dos principais fatores a serem considerados ao escolher onde trabalhar são as

oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional. 

Procure empresas que ofereçam programas de treinamento, mentoria e oportunidades de avanço na carreira. 

Além disso, leve em conta a estabilidade e o potencial de crescimento da empresa a longo prazo.

Escolher uma empresa que investe em seu desenvolvimento pessoal e profissional garantirá que você possa alcançar seu pleno potencial no trabalho.

5 – Avalie a remuneração e os benefícios

Embora a remuneração não deva ser o único fator considerado ao escolher onde trabalhar, é importante garantir que você seja compensado de forma justa pelo seu trabalho. 

Além do salário, leve em consideração os benefícios oferecidos pela empresa, como plano de saúde, plano de aposentadoria, licença remunerada e flexibilidade no local de trabalho. 

Avalie cuidadosamente a oferta total de remuneração e benefícios para garantir que atenda às suas necessidades financeiras e pessoais.

Escolher onde trabalhar é uma decisão importante que tem um impacto significativo em sua felicidade e sucesso profissional. Lembre-se de que não há uma resposta certa ou errada. O mais importante é escolher um ambiente de trabalho que o faça se sentir realizado e motivado todos os dias. Aproveite e confira também os cursos da pós-graduação Anhanguera.


Autor: Karol Fabreto

Mentora, Palestrante e Professora de RH e Carreira. Psicóloga com 10 anos de atuação em Recursos Humanos e pós-graduada em Gestão de Negócios pela USP. Karolyne Fabreto também é recrutadora e especialista em carreira.

Conheça nossas faculdades