Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Quer ser especialista em Direito de Família? Saiba o que fazer!

imagem para representar direito de família

Segundo o Guia Salarial 2023 da Robert Half, um dos profissionais em alta este ano no setor jurídico é o especialista em Direito de Família. Junto com os setores civil, digital, empresarial e ambiental, essa é uma das áreas de destaque para os profissionais que estão entrando no mercado, ou buscando novas oportunidades.

O Direito de Família é o ramo que atua na legislação relacionada à estrutura, organização e proteção da família, e inclui atividades relacionadas ao matrimônio, união civil, custódia, adoção e tutelagem. 

De acordo com o Guia, o principal motivo que deixa esse setor em alta é o aumento de divórcios no Brasil. Em 2021, o número de divórcios foi de 386.8 mil, um crescimento de 16,8% em relação a 2020, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). 

Boa parte desse número foi feito de forma digital, através da plataforma e-notariado, desenvolvida em 2020 por conta da pandemia. Essa facilidade em agilizar o processo de forma digital é apontada como um dos motivos para esse crescimento. 

Outro fator citado como agravante desse cenário é a própria pandemia, que afetou e desgastou as relações familiares. 

Direito de Família

Essa área do Direito é responsável pela regulação e mediação de conflitos na esfera familiar, e está regulada no Código Civil brasileiro. Hoje, com a inclusão de novas estruturas familiares, a lei entende como família estruturas que incluem união estável; monoparental (mãe ou pai solteiro); multiparental, parental eudemonista (união por afinidade); homoafetiva e homoparentalidade (com a adoção de filhos), entre outras.

Com isso, a atuação do advogado especialista em direito de família contempla todas essas estruturas. Por se tratar de relações que envolvem afeto e sentimento, uma das características desse profissional é a sensibilidade e empatia para lidar com esses conflitos. 

Quem atua nessa área, além do divórcio, trabalha com questões como testamentos, guarda de filhos, alienação parental, reconhecimento de filhos e pactos antenupciais.

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

Como ser um especialista em Direito da Família

Em tese, para atuar em qualquer área do Direito, é necessário apenas ser aprovado no exame da Ordem dos Advogados. Porém, dificilmente um profissional encontrará uma colocação em uma área específica sem conhecimento e experiência no ramo. Em geral, ao longo da graduação, os advogados percebem que caminho vão seguir, mas é possível mudar de área e buscar recolocação em um setor que está em alta. 

Para se especializar, os advogados podem realizar uma pós-graduação com foco em Direito de Família e das Sucessões. A pós é realizada no formato EAD e se destina a advogados, defensores públicos, promotores de justiça, magistrados e demais operadores jurídicos, além de profissionais de nível superior que atuem ou pretendam atuar em órgãos públicos ou empresas privadas, e servidores públicos e profissionais da área de Justiça, que buscam aprofundar os estudos.

Além das principais categorias jurídicas referentes à família, o curso ainda aborda outras áreas do conhecimento, incluindo filosofia, sociologia e psicologia. 

Temas em destaque na sociedade como multiparentalidade, união homoafetiva, mediação familiar, parto anônimo e abandonos afetivos também são estudados com a devida profundidade. O curso inclui 9 disciplinas, totalizando 360 horas de conteúdo. 

Veja todas as disciplinas:

  1. Introdução ao Direito de Família
  2. Direito de família e casamento
  3. Direito de família e convivência. As uniões homoafetivas
  4. Direito de família e relações de Parentalidade
  5. Temas Avançados de Direito de Família. Alimentos, Direito Assistencial e bem de Família
  6. Direito das Sucessões. Conceitos iniciais Sucessórios
  7. Direito das Sucessões e Sucessão Legítima
  8. Direito das Sucessões, Sucessão Testamentária, Inventário e Partilha
  9. Direito de família e das sucessões em uma visão multicultural

Aperfeiçoamento constante

Ainda segundo o Guia, um dos perfis mais exigidos para os advogados que buscam oportunidades em escritórios é o comercial, incluindo uma boa cartela de clientes. Além disso, um espírito empreendedor, de liderança e trabalho em equipe são vantajosos para se destacar. 

Por isso, é importante buscar aperfeiçoamento constante, não só através de pós-graduação, mas de outros tipos de cursos e capacitações que são valorizadas na hora de se candidatar a uma nova vaga. 

Dentro do Direito de Família, ainda oferecemos dois cursos livres de curta duração, que permitem explorar o tema e ampliar o conhecimento na área. O primeiro, “Introdução ao Direito de Família”, é ideal para introduzir ao segmento, que permite expandir o campo de visão em relação a essa área do Direito. 

O segundo é o curso “Temas avançados de direito de família. Alimentos, direito assistencial e bem de família”, que tem foco em alimentos e aborda seus conceitos, características e modalidades. 

Por meio desse curso é possível compreender as novas categorias alimentares, incluindo alimentos compensatórios, alimentos gravídicos e alimentos pós-divórcio. Também ensina sobre os aspectos materiais e processuais da ação de alimentos, prisão civil do devedor de alimentos, Direito Assistencial e procedimento de interdição.

Dividido em quatro módulos, o curso livre EAD conta com 40 horas de conteúdo, que podem ser acessadas a qualquer hora e permitem um aprofundamento para quem quer ser especialista em Direito de Família. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades