Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Como ser tornar especialista em redes sociais e ganhar destaque na área

imagem para ilustrar o texto de especialista em redes sociais

Se você já pensou em se tornar um especialista em redes sociais, saiba que esse é o momento certo para alcançar esse objetivo.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Com mais de 3 bilhões de usuários no mundo todo, plataformas como Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, LinkedIn e Twitter são essenciais para que as empresas se conectem com seus clientes e alcancem cada vez mais pessoas. Hoje, é praticamente impossível ter sucesso em estratégias de marketing online sem estar presente nessas redes.

Seja para aumentar a percepção da marca, alavancar as vendas ou conquistar um novo público, o fato é que as companhias estão buscando profissionais que dominem o planejamento, a produção de conteúdo e a análise de métricas em mídias sociais.

Se você tem interesse em trilhar uma carreira profissional nesta área e se tornar um especialista em redes sociais, confira neste artigo o que você precisa fazer.

Afinal, o que um especialista em redes sociais faz?

Antes de falar sobre o que é preciso para ser um expert em redes sociais, vamos entender um pouco melhor sobre o trabalho desse profissional.

O especialista em redes sociais é o responsável por todo o planejamento estratégico das redes sociais de uma marca.

De forma geral, esse trabalho envolve elaborar estratégias que se adaptem aos objetivos da empresa, traçar metas e objetivos compatíveis com eles e explorar diferentes ferramentas para analisar os resultados.

Já no dia a dia, as atividades do especialista em redes sociais incluem gerenciamento de comunidade (community management), copywriting, interação com a audiência, design criativo, customer service e análise de dados. 

Como se tornar um especialista em redes sociais?

Agora que você já sabe o que um especialista em redes sociais faz, é hora de conhecer o caminho para construir uma carreira de sucesso na área. Confira a seguir.

1 – Tenha um diploma de graduação

Embora não seja obrigatório ter um diploma universitário para trabalhar com redes sociais, a maioria dos empregadores exige graduação.

Geralmente, as áreas mais demandadas são marketing, jornalismo e publicidade. Afinal, durante o curso, os alunos desenvolvem algumas das habilidades necessárias para o trabalho e aprendem como se comunicar com uma grande audiência.

No entanto, se você não tem um diploma nessas áreas que citamos, pode investir em conhecimento e outros recursos como os que ainda citaremos neste artigo.

2 – Mantenha-se atualizado nas tendências e ferramentas

Tendo uma educação formal ou não em marketing, é importante que você procure manter-se atualizado nas ferramentas e softwares que fazem parte desse trabalho.

Alguns deles são:

  • FB Creator Studio
  • Instagram Creator Studio
  • Socialbakers
  • HubSpot
  • Ads Facebook
  • Ads LinkedIn
  • Ads Instagram
  • Google Analytics
  • Adobe Photoshop

Algumas dessas ferramentas oferecem treinamento gratuito, e você também pode aprofundar seus conhecimentos através de cursos de atualização, e-books e tutoriais no YouTube.

O mais importante é que você conheça os principais meios para criar conteúdo e monitorar os resultados através das ferramentas e softwares de analytics. 

3 – Desenvolva a sua presença online

Uma das melhores formas de se tornar especialista em algo é colocando o seu conhecimento em prática.

Então, para aplicar o que você está aprendendo e mostrar para os empregadores o seu talento para gerenciar mídias sociais, construa a sua própria presença online.

Esse processo envolve alguns passos como criar e otimizar o seu perfil nas principais redes sociais, produzir e compartilhar conteúdo de valor (de preferência, focado em algum nicho), engajar em perfis que sejam do seu interesse e ficar atualizado com as principais tendências para garantir relevância para o seu conteúdo. 

4 – Desenvolva as principais habilidades necessárias

Quando falamos sobre o trabalho do especialista em redes sociais, deu para notar que existem algumas habilidades específicas que são necessárias para essa profissão.

Estas são as mais importantes para quem deseja se desenvolver nessa carreira:

Copywriting

Especialistas em social media precisam usar os textos para comunicar a mensagem da marca. Por isso, é essencial desenvolver habilidades de copywriting para escrever conteúdo conciso e que capte a atenção da audiência.

Design

Chamar a atenção do público com conteúdo visual ajuda muito a conseguir engajamento para a marca. Por isso, procure desenvolver habilidades de design gráfico para criar peças e posts que alcancem esse objetivo.

Pesquisa

Já ficou claro que, para ser um especialista em redes sociais é necessário estar sempre atualizado com as últimas tendências. Para isso, é preciso saber como e onde pesquisar informações.

Através da pesquisa, você será capaz de garantir que a sua estratégia é a correta para atingir os objetivos do planejamento e para não perder novas oportunidades.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades