Ir para o conteúdo
Você na Pós

Pós-graduação em Enfermagem Oncológica: parceria com A.C.Camargo Cancer Center

pós-graduação em Enfermagem Oncológica

Considerado um problema de saúde pública no Brasil e no mundo, o câncer é uma doença complexa, multidimensional e de alta frequência. Ela requer profissionais altamente capacitados para atuar nos serviços de oncologia, incluindo enfermeiros, que são fundamentais para toda a jornada do paciente com câncer. É por isso que é tão importante investir em uma especialização na área, como a nova pós-graduação em Enfermagem Oncológica em parceria com o A.C.Camargo Cancer Center, referência em oncologia.

Dessa maneira, você poderá se especializar na área, tendo acesso aos melhores e mais atualizados conhecimentos sobre a enfermagem na oncologia. Sendo assim, será possível se tornar um profissional ainda mais capacitado a atuar em serviços oncológicos, garantindo toda a qualidade necessária para levar a sua carreira a um novo patamar.

Isso tudo com o respaldo da tradição e excelência de 70 anos de um dos poucos centros privados especializado e integrado de prevenção, diagnóstico, tratamento, ensino, pesquisa e inovação do câncer, que atua como Cancer Center, no Brasil. Então, se você quer saber de todos os detalhes do novo curso EAD criado por profissionais do A.C.Camargo Cancer Center e que conta, inclusive, com aulas ao vivo, continue lendo o artigo e tire todas as suas dúvidas.

banner dos cursos na área oncológica

Pós-graduação em Enfermagem Oncológica

A especialização a distância em Enfermagem Oncológica foi desenvolvida para atender a demanda de enfermeiros, que desejam aprimorar seus conhecimentos e competências no atendimento oncológico.

Afinal, como já adiantamos, a assistência aos pacientes com doença oncológica é complexa e multidisciplinar. Ela envolve o atendimento de diversos profissionais da saúde, sendo que os enfermeiros têm um papel fundamental na área da oncologia.

Contudo, para que o atendimento seja de excelência, é primordial que os profissionais sejam altamente qualificados, com conhecimentos técnicos e científicos, dedicação e empatia para proporcionar os cuidados mais adequados aos pacientes em todas as etapas do processo. O que inclui prevenção, diagnóstico, tratamento, educação ao paciente, família e sociedade, e também os cuidados paliativos.

Sendo assim, você poderá contar com a especialização para desenvolver todas essas habilidades. Com ela, você terá todo o suporte da parceria com o A.C.Camargo Cancer Center para lapidar suas competências e atuar diretamente no cuidado ao paciente oncológico, ou com risco de desenvolver a doença, em todas as fases do ciclo da patologia.

Quem pode se inscrever na pós?

A pós EAD em Enfermagem Oncológica é voltada para profissionais formados em Enfermagem que queiram atuar na área oncológica, bem como para aqueles que já atuam e desejam ampliar e atualizar seus conhecimentos relacionados a esta área. Lembrando que é necessário ter um diploma de graduação para se inscrever em qualquer curso de especialização.

Quais são os objetivos desta especialização?

Descobriu que preenche todos os requisitos para se inscrever na pós? Então chegou o momento de entender melhor quais são os objetivos do curso. Assim, você terá uma visão mais clara da especialização.

Em suma, seu objetivo geral é capacitar enfermeiros para a assistência ao paciente oncológico em todas as etapas de atendimento: prevenção, diagnóstico, tratamento, educação e cuidados paliativos. Assim, você será capaz de promover as melhores práticas de cuidado com base nas políticas públicas atuais.

Além disso, confira abaixo os objetivos específicos do curso:

  • Apresentar os conceitos gerais relacionados à doença oncológica e promover o senso crítico pautado na prática baseada em evidência;
  • Ensinar os fatores de risco associados ao diagnóstico, internos e externos, e também as diferentes fases de atuação do enfermeiro;
  • Capacitar o enfermeiro a desenvolver os cuidados essenciais ao paciente e sua família, usando a Sistematização de Assistência de Enfermagem como ferramenta;
  • Apresentar as opções terapêuticas para a patologia e a atuação do enfermeiro em cada terapia, e também na prevenção e nos cuidados paliativos.

Que habilidades e competências vou desenvolver?

Como resultado de tais objetivos, você vai desenvolver uma série de habilidades e competências, que serão as responsáveis por te transformar em um profissional especialista.

Assim, você poderá atuar na assistência oncológica de forma sistematizada, organizada, segura e articulada, promovendo as melhores práticas, desenvolvendo atividades de educação ao paciente e à população, promovendo a prevenção da doença ou de seus agravos e atuando com base nas premissas articuladas junto aos cuidados paliativo e os preceitos da prática baseada em evidências.

As habilidades também incluem:

  • Saber reconhecer o papel do enfermeiro e da equipe de enfermagem nas fases da assistência oncológica;
  • Conhecer as principais áreas e momentos de intervenção do enfermeiro;
  • Identificar os mecanismos de carcinogênese e formação de metástases;
  • Entender a importância da atuação da equipe de enfermagem no atendimento ao paciente oncológico, usando o raciocínio crítico para estabelecer um processo sistematizado de assistência;
  • Promover a prática baseada em evidências no contexto da assistência de enfermagem em oncologia.

Quais disciplinas compõem a matriz curricular?

Para que você finalize a pós-graduação a distância com todas as competências desenvolvidas, você terá que concluir 9 disciplinas. A carga horária de cada uma delas varia entre 32 horas e 53 horas, totalizando 360 horas de curso. Confira a matriz curricular completa abaixo:

1 – Evidências científicas e prevenção do câncer

Essa disciplina trabalhará a prática baseada em evidências, fatores de risco relacionados ao surgimento do câncer e o papel do enfermeiro em ações educativas para a prevenção do câncer, alinhadas às diretrizes nacionais e internacionais.

2 – Bases conceituais em oncologia

Aqui, serão abordados os aspectos históricos do câncer, conceitos iniciais relacionados à doença oncológica, bem como os aspectos referentes à epidemiologia nacional e internacional do câncer, seu impacto no perfil de morbimortalidade individual e populacional e aspectos relacionados aos mecanismos de carcinogênese.

3 – Tratamento oncológico

Na disciplina, serão apresentados os principais elementos do tratamento oncológico, passando pelas diferentes modalidades terapêuticas disponíveis. Também serão abordados os cuidados de enfermagem relacionados ao tratamento do câncer.

4 – Recursos diagnósticos em oncologia

A disciplina abordará a avaliação inicial do paciente com suspeita de câncer, os métodos diagnósticos para os tipos de câncer mais prevalentes no Brasil, tanto sólidos quanto hematológicos.

5 – Fisiopatologia oncológica

Aqui, o estudante irá correlacionar todos os módulos anteriores com as especificidades dos tumores mais incidentes na oncologia, percorrendo a carcinogênese, prevenção, primária, secundária, terciária e quaternária da saúde.

6 – Biossegurança no tratamento oncológico

Na disciplina, serão apresentadas as particularidades do paciente oncológico e do tratamento, que resultam em medidas de biossegurança diferenciadas para a proteção do profissional de saúde, do paciente e do ambiente.

7 – Ética e Sistematização da Assistência de Enfermagem em oncologia

A disciplina apresenta o conceito de Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), bem como explorados seus elementos para a construção do processo de enfermagem. Além disso, serão abordados os aspectos éticos relacionados à assistência de enfermagem em oncologia.

8 – Práticas clínicas e gestão em oncologia

O conteúdo abordará temas transversais que o profissional de enfermagem lidará durante a profissão, como dispositivos médicos, ferida neoplásica maligna, emergência oncológica e sobreviventes em câncer.  

9 – Cuidados paliativos e terminalidade em oncologia

A disciplina apresenta os conceitos de cuidados paliativos, bem como suas indicações e principais abordagens frente às necessidades dos pacientes oncológicos e de seus cuidadores/ familiares. Será destacada a atuação de uma equipe multidisciplinar e integrada, focada na melhoria da qualidade diante de uma doença crônica, bem como a importância da enfermagem nessa equipe.

Como funciona a pós-graduação EAD? Como terei acesso às aulas e materiais?

A pós em Enfermagem Oncológica é virtual. Isso significa que seu curso ocorrerá 100% online, ou seja, todas as suas aulas, materiais extras e suporte estarão concentrados no Ambiente Virtual de Aprendizado, também conhecido como AVA.

Por meio do AVA, você terá acesso às videoaulas da especialização, assim como aulas mensais síncronas, ou seja, ao vivo com professores do A.C.Camargo Cancer Center, ou com especialistas da área, sobre:

  • Desafios do enfermeiro oncologista no campo da pesquisa, educação e assistência   
  • Práticas Integrativas e Complementares em Saúde no âmbito da oncologia  
  • Terapia CAR-T Cell: perspectivas e desafios  
  • Navegação de pacientes oncológicos  
  • Prática Baseada em Evidências em oncologia   
  • Teleenfermagem e inteligência artificial para enfermagem oncológica 
  • Escala CTCAE e sua aplicabilidade clínica 
  • Manuais da NCCN e como utilizá-los  
  • Custo-efetividade e o papel do enfermeiro oncológico

Também poderá encontrar uma série de materiais e suportes extras. Eles incluem um conjunto de atividades com base em textos de fundamentação teórica, recursos audiovisuais, como slides, podcasts e recursos adicionais com aplicações práticas, acesso à maior biblioteca virtual da América Latina e também o acompanhamento do sistema de tutoria.

Os tutores vão acompanhar toda a sua trajetória acadêmica, apoiando as atividades do ambiente virtual e te atendendo sempre que precisar, com a resolução de dúvidas, indicações, sugestões e aconselhamentos.

Agora que você já sabe tudo sobre a pós-graduação em Enfermagem Oncológica, o que está esperando para se inscrever? Comece a sua pós-graduação agora mesmo e veja a sua carreira atingir novos patamares em tempo recorde.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades