Dentre as habilidades que envolvem a área de recursos humanos, a estratégia de remuneração tem se mostrado como uma das mais desejadas. Trata-se da capacidade de desenvolver e implementar planos de compensação eficazes e alinhados com os objetivos organizacionais.
Considerando que a remuneração inclui salários, benefícios, bônus e outras formas de compensação que uma empresa oferece aos seus funcionários, é imprescindível que o profissional de RH entenda as práticas do mercado, as tendências salariais, a legislação trabalhista e as necessidades específicas da organização.
A principal proposta de um profissional da área, afinal, é equilibrar os custos associados à remuneração com a capacidade da empresa de atrair, reter e motivar talentos.
Habilidades desejadas em RH
De acordo com o Guia Salarial 2024 da Robert Half, as habilidades comportamentais mais demandadas para a área de recursos humanos são: relacionamento interpessoal, visão de negócios, adaptabilidade, hands on (a capacidade de se envolver diretamente e de forma prática em tarefas ou atividades, em vez de apenas lidar com aspectos teóricos ou gerenciais) e inteligência emocional.
Enquanto isso, as habilidades técnicas mais desejadas envolvem idiomas, desenvolvimento de liderança, D&I (capacidade de desenvolver e implementar estratégias que promovam a diversidade e inclusão no local de trabalho), ESG (capacidade de integrar considerações ambientais, sociais e de governança nas práticas e estratégias) e estratégia de remuneração.
O relatório também aponta que as indústrias que lideram as contratações são: saúde, bens de consumo, varejo, indústria B2B e infraestrutura. Conforme o material, os profissionais mais difíceis de encontrar pertencem às áreas de administração pessoal/payroll com inglês (todos os níveis), remuneração com inglês (todos os níveis) e analista generalista com inglês.
Como desenvolver a estratégia de remuneração
Desenvolver a habilidade envolve uma compreensão profunda acerca dos princípios de compensação, práticas de mercado, cultura organizacional e equidade salarial. Algumas dicas podem te ajudar a aprimorar:
1 – Conheça os objetivos da empresa
Conhecer os objetivos da organização para alinhar a estratégia relacionada à remuneração com a visão e missão da empresa é um primeiro passo para colocar em prática essa habilidade tão importante para o profissional de recursos humanos.
2 – Faça uma pesquisa de mercado
Quanto mais à vontade você estiver com o mercado de modo geral, mais fácil será desenvolver a habilidade. A dica é manter-se atualizado sobre as práticas de remuneração do mercado para garantir que a empresa em que atua seja competitiva e atraia talentos.
3 – Conheça bem os cargos e faça uma análise
Outra recomendação é realizar avaliações periódicas de cargos para garantir que as posições sejam compensadas de acordo com suas responsabilidades e requisitos. Tenha em mente que a empresa precisa ser justa com seus colaboradores. Com isso em mente, garanta que a remuneração seja justa e equitativa, evitando disparidades injustificadas entre diferentes grupos de funcionários.
4 – Conheça a legislação
Estar ciente das leis trabalhistas e regulamentações relacionadas à remuneração ajuda a garantir a conformidade legal. Para concretizar uma relação de confiança entre os colaboradores, vale também manter uma comunicação transparente sobre as políticas e práticas de remuneração.
5 – Analise as possibilidades de variáveis e flexibilidade
Desenvolva políticas claras para bônus e remuneração variável, vinculando-as ao desempenho individual e organizacional e explore opções flexíveis de remuneração, como benefícios personalizados, para atender às diversas necessidades dos funcionários.
Outra ideia é integrar a estratégia de remuneração com sistemas de avaliação de desempenho para garantir consistência e justiça. Desenvolva estratégias que garantam a equidade salarial e a inclusão, levando em conta a diversidade dos funcionários.
Você também pode desenvolver sistemas que recompensem o desempenho excepcional, motivando os funcionários a alcançar metas e objetivos. Além disso, considere benefícios além do salário base, como plano de saúde, previdência, seguro de vida, entre outros.
6 – Dê valor aos feedbacks
O feedback contínuo pode ser o melhor amigo do profissional de recursos humanos, já que é por ele que se tem uma noção mais clara do que a equipe pensa. Estabeleça canais para receber feedback dos funcionários sobre as práticas de remuneração e esteja disposto a ajustar quando necessário.
Habilidades relacionadas a estratégia de remuneração
Desenvolver e implementar estratégias eficazes requer uma variedade de habilidades, como a análise de mercado (ou seja, a capacidade de realizar pesquisas e análises para entender as tendências salariais e as práticas de remuneração) ou a negociação de pacotes salariais e benefícios que satisfaçam tanto a empresa quanto os funcionários.
Também cabe desenvolver a habilidade de pensamento estratégico — a capacidade de alinhar a estratégia de remuneração com os objetivos organizacionais de longo prazo.
Ao profissional de recursos humanos, a comunicação também se torna essencial. Isso porque a habilidade para comunicar de forma transparente as políticas de remuneração aos funcionários possibilita a confiança.
Você pode adquirir essas e outras habilidades relacionadas à estratégia de remuneração ao optar por dar continuidade aos estudos. A pós-graduação EAD te ajuda a conquistar esse conhecimento sem que precise sair de casa.