Ir para o conteúdo
Curiosidades

6 estratégias de e-mail marketing para gerar mais conversões

e-mail no celular e no notebook para ilustrar texto sobre estratégias de e-mail marketing

O e-mail marketing é uma ferramenta que, quando utilizada de maneira efetiva, é capaz de oferecer um grande retorno sobre investimento e estabelecer relacionamentos com clientes em potencial. Porém, muitas empresas não utilizam estratégias de e-mail marketing efetivas e acabam desperdiçando tempo e dinheiro.

Neste artigo, vamos explorar as melhores dicas para que você aumente a sua taxa de cliques e gere mais conversões. Confira! 

6 estratégias de e-mail marketing para aumentar a conversão

1 – Crie uma lista segmentada de e-mails 

Escolher um assunto de e-mail instigante e um call to action (CTA) efetivo são ações importantes dentro da estratégia, porém, de nada adianta se você enviar para as pessoas erradas.

A segmentação é a chave para o sucesso do e-mail marketing. Ao segmentar a sua lista, você enviará mensagens personalizadas para um grupo específico de assinantes, com maiores chances de interesse no que você tem a dizer e isso aumentará as chances de conversão.

Alguns exemplos de critérios que você pode utilizar para segmentar a sua lista são:

  • Interesses;
  • Localização geográfica;
  • Idade;
  • Gênero;
  • Histórico de compras;
  • Renda. 

Quando você faz a segmentação da sua lista, você pode personalizar suas mensagens de forma que elas atendam às necessidades e interesses específicos de cada um desses grupos, aumentando a eficácia da sua estratégia de e-mail marketing.

2 – Crie um assunto atraente para o seu e-mail

Além de ter uma lista segmentada com critérios claros, é importante escolher um assunto de e-mail que chame a atenção dos destinatários, afinal, essa é a primeira coisa que eles veem ao recebê-lo.

Aqui, a dica é que ele seja muito claro, conciso e atraente a ponto de incentivar as pessoas a abri-lo. Ele pode incluir uma oferta exclusiva, algo curioso ou que expresse um senso de urgência ou escassez, por exemplo.

O importante é certificar-se de que o texto do assunto é relevante para o conteúdo do e-mail e, dessa forma, garantir que o destinatário continue lendo.

3 – Personalize o conteúdo do e-mail

Se você quer aumentar a taxa de conversão, o conteúdo do e-mail deve sempre ser personalizado para cada destinatário.

Algumas coisas que você pode fazer para garantir essa personalização são:

  • Incluir o uso do nome do destinatário no e-mail para criar uma conexão imediata com ele;
  • Utilizar dados e informações comportamentais, como seu histórico de compras e engajamento com outros conteúdos;
  • Adaptar o conteúdo ao estágio da jornada em que ele se encontra;
  • Oferecer ofertas personalizadas com base nas preferências dele.

Ao fazer isso, você oferecerá conteúdo exclusivo e relevante, e isso ajudará a fortalecer seu relacionamento e fidelizar seus clientes à marca.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

4 – Sempre inclua um CTA claro

Sabemos que o objetivo final de um e-mail marketing é incentivar o destinatário a tomar uma ação específica, seja ela clicar em algum link, efetuar uma compra, baixar um e-book ou preencher um formulário.

Por isso, é fundamental certificar-se de que o seu CTA seja bastante claro e atraente. Algumas formas de fazer isso são a utilização de fontes e cores atrativas, mas o texto também tem um peso muito grande.

Para isso, procure usar uma linguagem que deixe explícita qual é a ação que deve ser tomada pelo leitor. Alguns exemplos são:

  • Clique aqui para comprar agora
  • Faça o download agora
  • Aproveite nossa promoção limitada – clique aqui
  • Baixe nosso e-book gratuito agora mesmo
  • Agende uma consulta gratuita
  • Garanta sua vaga agora – faça sua inscrição
  • Compre agora e economize X%

Também é importante colocar o CTA acima da dobra do e-mail para que ele seja facilmente visível e acessível.

5 – Otimize o e-mail para os dispositivos móveis

Segundo dados da Litmus, especialista em e-mail marketing, 42% dos e-mails são abertos em dispositivos móveis, enquanto 58% são abertos em desktops. Isso torna essencial que seu e-mail seja otimizado para smartphones, tablets e outros aparelhos móveis.

Ter um design responsivo, que se adapte ao tamanho da tela do dispositivo, com fontes legíveis e botões com tamanho o suficiente para serem tocados com facilidade é essencial.

Também é importante certificar-se de que o conteúdo do e-mail esteja claro e fácil de ler, com seções distintas e espaços em branco que melhoram a legibilidade.

6 – Teste e otimize suas campanhas

Por fim, é importante que você sempre realize testes e otimize as suas campanhas de e-mail marketing para melhorar a taxa de conversão.

Fazer testes A/B com todos os elementos que citamos acima, como diferentes textos de assunto, conteúdo do e-mail e CTAs pode ajudar bastante. Dessa forma, você saberá o que funciona melhor para a sua lista de destinatários.

Monitorar e analisar métricas como taxa de abertura e de cliques também te ajudará a entender melhor o desempenho das suas campanhas.

Enfim, quando usamos estratégias de e-mail marketing efetivas como estas, ele pode se tornar uma ferramenta poderosa para gerar conversões, melhorar o desempenho das campanhas e aumentar o ROI. Lembre-se de testar e otimizar suas campanhas com frequência para garantir que elas estejam funcionando de forma eficaz.

E se você também quer ser um especialista na sua profissão, a dica é fazer os cursos Pitágoras. Conheça todas as opções de pós-graduação, matricule-se e garanta o futuro da sua carreira.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades