Com o avanço das pesquisas sobre diferentes transtornos, as áreas da educação e da saúde estão cada vez mais desenvolvendo novos protocolos, abordagens, tratamentos e estratégias de intervenção para TDAH e TOD, em busca de mais qualidade de vida para pessoas com este diagnóstico.
Vocês sabem que somente os conteúdos aprendidos na graduação não dão conta de tudo que precisamos para atuar como profissionais qualificados, não é mesmo? Desta forma, o ideal é buscar novas maneiras de adquirir habilidades e ferramentas para lidar com estes transtornos. O mercado de trabalho precisa de profissionais renovados, preocupados em cuidar e contribuir com a qualidade de vida de tantas pessoas.
Fazer uma pós-graduação na área é a melhor forma de se especializar, se profissionalizar, ampliar o seu currículo e de conseguir aquela vaga de trabalho que você tanto almeja. Para isso, confira abaixo todas as informações sobre a pós e aproveite para já se inscrever no curso e priorizar sua competência e a evolução da sua carreira.
Estratégias de Intervenção para TDAH e TOD: tudo sobre a pós-graduação
Por que escolher a pós?
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e o Transtorno de Oposição Desafiante (TOD) afetam um número significativo de crianças, adolescentes e adultos. Nos últimos anos, as pesquisas sobre as condições evoluíram bastante, facilitando o diagnóstico e propondo novos protocolos, intervenções e tratamentos para pessoas com tais transtornos.
Contudo, como tudo é muito recente e está em constante avanço, os profissionais da área precisam se atentar para as novidades e se manter atualizados. Afinal de contas, tanto o TDAH quanto o TOD são caracterizados pela complexidade e heterogeneidade de seus sintomas e comportamentos, o que torna ainda mais essencial contar com profissionais capazes de compreender essa diversidade e oferecer intervenções personalizadas e adequadas.
Além disso, ambos afetam substancialmente a qualidade de vida dos pacientes. Portanto, profissionais capacitados conseguem exercer uma influência positiva enorme ao longo dos tratamentos, melhorando a qualidade de vida e o desempenho acadêmico também.
No TDAH, por exemplo, muitas crianças são afetadas pelas dificuldades acadêmicas, enquanto aquelas com TOD tendem a apresentar comportamentos desafiadores nas escolas. Isso pode complicar o desempenho e a convivência escolar, fazendo com que o acompanhamento de profissionais capacitados seja fundamental para uma jornada acadêmica mais tranquila e proveitosa.
Quem pode fazer esse curso?
Percebeu como os profissionais especialistas em TDAH e TOD são essenciais para as intervenções no tratamento destes transtornos do desenvolvimento? Por isso, se você se identificou e gostaria de trilhar este caminho de estudo para se tornar um especialista, vale a pena checar se você cumpre todos os requisitos do curso de pós-graduação.
O público-alvo da especialização são profissionais formados ou atuantes nas áreas da Educação e da Saúde. Isso inclui pedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, educadores especiais, psicopedagogos, licenciados para docência em diversas áreas de formação e demais interessados na área.
Contudo, lembre-se que apenas profissionais graduados, seja em cursos de bacharelado, licenciatura ou tecnólogo, podem se inscrever em uma pós-graduação, certo?
Quais são seus objetivos? Que competências vou desenvolver?
Com isso alinhado, saiba que, ao entrar no curso, você vai começar uma jornada de aprendizados constantes, que vão culminar no desenvolvimento de uma série de habilidades e competências profissionais.
Você será capacitado para compreender e implementar estratégias eficazes de intervenção em casos de TDAH e TOD. O objetivo é melhorar a qualidade de vida e o desenvolvimento saudável dos indivíduos afetados por esses transtornos.
Para isso, você vai entender de forma aprofundada a natureza e os critérios diagnósticos do TDAH e do TOD, incluindo variações clínicas e fatores que contribuem para seu desenvolvimento, e aprender sobre terapias comportamentais e de apoio psicológico, estratégias educacionais e pedagógicas adequadas.
Ademais, você também será estimulado a colaborar interdisciplinarmente para criar planos de intervenção integrados e individualizados, atendendo às necessidades específicas de cada paciente.
A especialização é a distância?
Para garantir liberdade e flexibilidade aos alunos, o curso de pós é 100% EAD. Sendo assim, ao se inscrever, você terá acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem, o AVA. Nele, você encontrará materiais de apoio, slides, podcasts, indicações de leituras extras, a maior biblioteca virtual da América Latina, suporte de tutores e as videoaulas online, que contemplarão todas as disciplinas do curso.
Qual é a matriz curricular?
Por fim, que tal descobrir todas as disciplinas que você irá cursar? Confira abaixo todas as 11 disciplinas do curso, com 460h de duração, e já comece a se preparar para aprender muito com cada uma delas.
- Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem
- Problemas e distúrbios de aprendizagem
- Funções cognitivas no processo de aprendizagem
- Legislação e políticas públicas de inclusão e multiculturalidade
- Neurociências e o processo de aprendizagem
- Avaliação e intervenção pedagógica
- Tecnologia assistiva e comunicação alternativa
- Terapias complementares e terapias alternativas para o atendimento aos distúrbios de aprendizagem
- TDAH nas etapas da vida – características e sintomas
- TOD nas etapas da vida – características e sintomas
- Práticas baseadas em evidências no atendimento de TDAH e TOD
Agora que você já sabe tudo sobre a especialização em Estratégias de Intervenção para TDAH e TOD, o que está esperando para iniciar o seu curso? Aproveite que é possível iniciar a pós-graduação Anhanguera a qualquer momento e faça já a sua inscrição, garantindo que você vai se especializar e chamar a atenção para o mercado de trabalho.