Ir para o conteúdo
Tendências e Inovação

Por onde começar a estudar inteligência artificial?

por onde começar a estudar inteligência artificial

Manter o currículo atualizado e competitivo em um cenário cada vez mais globalizado é, sem dúvidas, um imenso desafio para profissionais de diversas áreas. Por esta razão, é comum que surja o questionamento “por onde começar a estudar inteligência artificial?”, uma vez que esta inovação vem sendo um dos principais diferenciais da atualidade.

Por esta razão, resolvemos preparar um material completo para te auxiliar nos primeiros passos a serem adotados se você chegou até aqui por meio da dúvida “por onde começar a estudar inteligência artificial?”. Confira, abaixo, o nosso passo a passo completo. Boa leitura!

Afinal, por onde começar a estudar inteligência artificial?

Em primeiro lugar, é preciso entender como a inteligência artificial vem impactando a sua área de atuação, para que você consiga implementá-la ao seu campo de atuação. O primeiro passo é buscar capacitação teórica. Para isso, acompanhe as dicas a seguir:

Dica 1: faça o curso livre Analytics e Inteligência Artificial IA

O curso livre Analytics e Inteligência Artificial IA tem como objetivo trazer, em um apanhado geral, um conteúdo programático introdutório sobre o uso de dispositivos de IA para a resolução de problemas complexos. Com esse curso, é possível que o aluno possa utilizá-lo para preparar sua carreira rumo à análise de negócios, com ênfase na tomada de decisão com base em técnicas de análise de analytics e IA.

Dica 2: invista no curso livre Revolução Industrial 4.0

Você já ouviu falar em revolução industrial 4.0? Esse conceito abrange todas as principais transformações que o mercado de trabalho tem enfrentado nos últimos anos em razão das constantes mudanças provocadas pela transformação digital. No conteúdo programático do curso de Revolução Industrial 4.0, você poderá estudar temas como:

  • Comportamentos de usuários da nova geração Z;
  • Redes sociais;
  • E-commerce;
  • Banco de dados e Big Data;
  • Inteligência artificial; 
  • Automação de processos;
  • Telemedicina;
  • Drones;
  • Jogos eletrônicos;
  • Serviços em nuvem;
  • Deep web.

São muitos os conceitos que permeiam nossa rotina desde que a internet passou a ter papel protagônico no mercado de consumo. É com base em um estudo aprofundado sobre essas modificações que esse curso promove um entendimento direcionado sobre a tecnologia como agente em novos modelos de negócios.

Dica 3: conheça o curso livre de BI: A Inteligência de Negócios

Cada vez mais as tomadas de decisão dentro das empresas possuem um amparo maior em análise de dados e, com isso, passam a ser cada vez mais assertivas. É nesse sentido que surge a necessidade de se aprender sobre a inteligência de negócios. O curso livre de BI: A Inteligência de Negócios explica o que é inteligência de negócio, quais seus principais elementos e como são feitos, analisados e gerenciados.

Dica 4: invista em uma pós-graduação em Inteligência Artificial

Entender o básico sobre a inteligência artificial através de cursos capacitores é apenas o primeiro passo para transformar inteiramente sua carreira. No entanto, entendemos que uma verdadeira atualização de currículo passa por uma pós-graduação que abrace a IA como um todo. É o caso da pós-graduação em Inteligência Artificial e Machine Learning.

Em síntese, podemos conceituar o aprendizado de máquina (Machine Learning) como uma subárea da IA que se concentra no desenvolvimento de algoritmos e modelos. Estes permitem que os computadores aprendam e melhorem com base em dados, sem programação explícita, permitindo a automação de tarefas e a extração de insights a partir de informações estratégicas. 

Dica 5: acompanhe profissionais que falem sobre o tema

Outra dica valiosa para você que deseja começar a estudar sobre a Inteligência Artificial é procurar por especialistas e influenciadores que tenham domínios sobre a temática. As redes sociais, como Instagram, Twitter, LinkedIn, TikTok e YouTube, se tornaram mais do que um terreno para entretenimento: estes espaços também são seguros para quem precisa aprofundar seus conhecimentos em determinado assunto.

Assim sendo, utilize as mídias sociais a seu favor: procure por perfis de profissionais que falem diariamente sobre a Inteligência Artificial, de modo a anotar os insights que eles trazem para a sua rotina. Sem dúvidas, há muito conhecimento gratuito compartilhado na internet e é essencial utilizá-lo a favor da sua carreira.

Dica 6: leia artigos relacionados

Por fim, é preciso destacar que um estudo diário e autônomo sobre a inteligência artificial também é uma dica de extrema importância. Em outras palavras, busque agregar à sua rotina todo o arsenal de informações gratuitas que a internet disponibiliza sobre todos os tipos de IA que vêm fazendo a diferença no mercado atualmente.

Existem inúmeras publicações acadêmicas e sites especializados que oferecem uma visão aprofundada dos conceitos, tendências e avanços mais recentes em IA. Comece com artigos introdutórios e, à medida que sua compreensão evoluir, progrida para materiais mais avançados. Isso não apenas aumentará seu conhecimento, mas também o manterá atualizado com as inovações.

Agora que você já conseguiu as respostas para a pergunta “por onde começar a estudar inteligência artificial?”, é hora de colocar a mão na massa e iniciar um roteiro de estudos e preparação para abraçar, de maneira definitiva, um maior conhecimento técnico acerca da IA e de seus desdobramentos no mundo. A pós Anhanguera pode te ajudar com uma série de cursos livres e especializações. Inicie agora mesmo seus estudos!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades