Estudo da KPMG, divulgado pelo E-Commerce Brasil, destaca a omnicanalidade e a preocupação com questões ambientais, sociais e de governança (ESG) como as principais tendências do varejo para 2025.
O relatório também aponta a importância do uso estratégico de dados, a automação da cadeia de suprimentos e a hiperpersonalização baseada em dados para melhorar a experiência do consumidor. Além disso, o varejo está investindo cada vez mais em logística e digitalização.
Segundo o estudo, a redução da emissão de carbono e a economia circular são demandas crescentes dos consumidores, que também esperam mais transparência das empresas em relação ao seu compromisso ambiental e social.
A participação das redes sociais nesse contexto também é destacada, pois são o principal meio de comunicação entre as empresas e os consumidores.
E você, quer saber mais sobre esses temas? Confira algumas das opções de cursos de pós-graduação oferecidos nessas áreas:
- Varejo de Moda, E-commerce e Empreendedorismo
- MBA em Gestão do Atacado e Varejo
- Negócios de Varejo Digital
- ESG – Um Novo Olhar para os Negócios
- ESG e Sustentabilidade Empresarial
- ESG no Agronegócio
- ESG e Reputação Organizacional
- ESG, Liderança e Inovação
- Automação Industrial e Robótica
- Automação, Controle e Robótica na Indústria
- Engenharia de Automação e IoT
- MBA em Gestão Operacional e Logística Empresarial
- MBA em Logística e Supply Chain Management
- Tecnologia da Informação Aplicada à Logística