Exemplos reais na entrevista: como utilizá-los

exemplos reais na entrevista

Usar exemplos reais na entrevista pode te ajudar a mostrar as habilidades de maneira prática e conquistar a devida credibilidade. O recrutador tende a ficar mais convencido de que você realmente carrega as qualidades mencionadas no currículo.

Mas atenção: eles não devem ser usados de maneira aleatória e impensada. Assim como cada passo do processo seletivo, você precisa estabelecer uma estratégia para que alcance a eficácia desejada. 

Dito isso, vamos te ajudar a entender de uma vez por todas o que exatamente são esses exemplos reais e como utilizar com sucesso durante a entrevista.

O que são exemplos reais?

Partindo do princípio, o que são esses exemplos reais? Do que estamos falando? Veja bem: trata-se de situações específicas e experiências verdadeiras de sua carreira, que você pode usar para ilustrar suas habilidades, qualificações e conquistas.

Você pode usar um exemplo de ocasião em que precisou exercer uma habilidade para solucionar um problema específico. Mais para frente, vamos entrar com mais detalhes que tipo de situação pode ser levada em conta.

Apresentar essas histórias reais mostra autenticidade. Assim você garante que suas habilidades não são apenas teóricas, mas foram aplicadas no cotidiano.

Como usar exemplos reais na entrevista

Agora que ficou clara a importância de mostrar exemplos reais no processo seletivo, seguem algumas dicas de como abordá-los de forma apropriada na entrevista:

Pense nos exemplos com antecedência

Não corra o risco de dar branco no momento da entrevista. Prepare-se com antecedência. Para isso, pegue o seu currículo, veja as principais habilidades e comece a pensar nas situações de outros empregos em que você precisou usá-las.

Uma dica é anotar para não esquecer, mas não decore! Se o recrutador perceber que você tem um discurso pronto e decorado, vai perder o interesse e a ideia de aumentar a credibilidade vai por água abaixo.

Não invente história

Para evitar qualquer tipo de constrangimento, resista à tentação de inventar uma história mirabolante para surpreender o recrutador. Se não conseguir pensar em um exemplo que de fato tenha acontecido, é melhor tentar conquistar a atenção do profissional de recursos humanos de outra maneira. 

Concentre-se em exemplos que sejam relevantes

Selecione exemplos que sejam diretamente relevantes para a posição que você está buscando. Se a situação não tiver nada a ver com a função exercida, não vale a pena mencionar, já que pode fazer com que você pareça desconectado dos requisitos do cargo.

Seja específico

Evite generalizações. Fale sobre uma situação específica e o que você fez nessa situação. Se couber, pode ser uma ótima ideia incluir números, porcentagens ou outros dados quantificáveis para demonstrar o impacto de suas ações.

Esteja pronto para perguntas

Se o exemplo puxar o interesse do recrutador, pode ser que ele use a situação para fazer ainda mais perguntas, então não entre em pânico. Saber que isso é possível já te deixa mais preparado e à vontade, caso realmente aconteça. 

Se você conseguir pensar em possíveis perguntas relacionadas à habilidade e ao exemplo que você pretende apresentar, melhor ainda, assim diminui as chances de ser pego de surpresa. 

Habilidades e exemplos

É importante saber o momento certo para usar os exemplos para representar as suas habilidades. Basicamente, a ideia é esperar que o recrutador faça uma pergunta em que consiga destacar, como:

  1. Você pode me falar sobre um desafio significativo que você enfrentou no trabalho e como o superou? 
  2. Descreva uma vez em que você liderou um projeto ou equipe.
  3. Dê um exemplo de uma meta que você atingiu e como você conseguiu isso.
  4. Fale sobre uma situação em que você teve que resolver um conflito no trabalho.
  5. Descreva um momento em que você implementou uma melhoria de processo ou eficiência.
  6. Pode me falar sobre uma vez em que você teve que aprender algo novo rapidamente?
  7. Fale sobre uma vez em que você falhou em uma tarefa ou projeto e o que aprendeu com isso.
  8. Como você gerencia múltiplas prioridades ou tarefas simultaneamente?
  9. Como você lida com uma mudança significativa no seu ambiente de trabalho?
  10. Você pode descrever uma situação em que teve que persuadir ou influenciar alguém?
  11. Fale sobre uma realização de que você se orgulha e como você a atingiu.

Como responder?

Na pergunta “Fale sobre uma vez em que você teve que tomar uma decisão difícil no trabalho”, veja um exemplo de resposta:

“Em meu último emprego como Gerente de Projetos, enfrentei um problema técnico significativo durante o desenvolvimento de um software crítico para um cliente importante, o que exigiu uma decisão difícil: continuar com a abordagem atual, arriscando atrasos e comprometendo a qualidade, ou mudar a estratégia, aumentando custos e horas de trabalho.

Após uma análise detalhada com a equipe, optei por mudar a estratégia, comunicando de forma transparente ao cliente e redistribuindo tarefas para garantir a eficiência. Apesar do esforço extra, entregamos o projeto dentro do prazo revisado e com a qualidade esperada, fortalecendo a relação de confiança com o cliente e me ensinando a importância de decisões informadas, comunicação clara e adaptabilidade.”

Prepare-se para responder essas perguntas para que possa destacar suas habilidades com situações com as quais se deparou no mercado de trabalho (ou, se couber, até em sua vida acadêmica ou pessoal).

Agora que já está ciente da importância de usar exemplos reais na entrevista, vale ficar atento também à relevância de uma especialização para aumentar sua credibilidade. A pós-graduação Anhanguera te ajuda nisso!

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!