Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

O Que Falar Em Uma Entrevista de Emprego; Veja Dicas Valiosas

O que falar em uma entrevista de emprego

O que falar em uma entrevista de emprego? Essa é uma das perguntas que mais recebo nas minhas redes sociais. 

Queria dizer que existe uma resposta pronta do que os recrutadores querem ouvir, mas isso não existe.

Aliás, eu nem indico que você decore respostas para impressionar o recrutador. 

Mas, calma. Vou te ensinar nesse artigo a usar a técnica STAR e, com ela, você vai se sair bem em qualquer pergunta em uma entrevista de emprego.

Antes, vamos entender o que significa “seleção por competências”

Para conseguir melhores respostas dos candidatos, os recrutadores utilizam o método de seleção por competências. 

Para muitos, esse termo pode parecer abstrato ou até mesmo confuso, mas compreendê-lo é fundamental para se destacar em uma entrevista de emprego.

Em termos simples, competência não se limita apenas a capacidades ou habilidades isoladas. 

Na verdade, representa o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que uma pessoa possui, podendo ser naturais ou adquiridas ao longo do tempo. 

Assim, ser competente não se resume apenas a saber o que fazer, mas também como e porquê fazer.

Ao participar de uma entrevista de emprego baseada em competências, os recrutadores buscam analisar as experiências do candidato por meio de perguntas situacionais. 

Essas perguntas são criadas para colocar o candidato em contextos nos quais ele teve que demonstrar as competências relevantes para o cargo em questão.

Banner 2 do projeto de pós-graduação

Mas, agora, o que falar em uma entrevista de emprego?

É agora que entra o método STAR, uma abordagem eficaz para responder a esse tipo de pergunta de forma estruturada e completa:

Situação

Descreva o contexto ou situação na qual você estava envolvido.

Tarefa

Explique qual era a tarefa ou objetivo a ser alcançado.

Ação

Detalhe as ações específicas que você tomou para lidar com a situação.

Resultado

Finalmente, relate os resultados alcançados como consequência de suas ações.

Por exemplo, se questionado sobre como lidou com um desafio em um projeto anterior, você pode seguir o método STAR para fornecer uma resposta clara e convincente. 

Evite utilizar pronomes como “nós”, pois o recrutador está interessado na sua contribuição individual.

Exemplo de resposta com método STAR

“No projeto de mudança de sistemas da empresa, na área de finanças, o gerente da área (S) me confiou o treinamento de todos os 150 profissionais do setor para utilização da nova ferramenta em apenas uma semana (T). Para dar conta dessa demanda em tempo hábil, separei o time em 3 grupos de 50 profissionais e criei 3 dias de treinamento online da ferramenta e 1 dia para tirar dúvidas gerais (A). O resultado foi 100% do time treinado e pronto para usar a ferramenta antes do prazo solicitado (R).”

Lembre-se de evitar o “nós”, como “nós fizemos, nós fomos”, pois, na entrevista, o recrutador está te avaliando e não as demais pessoas que já trabalharam com você.

O recrutador pode diretamente te pedir um exemplo situacional do passado de quando lidou com alguma determinada situação.

Ou você mesmo pode se utilizar do método STAR para responder qualquer pergunta que ele te fizer que faça sentido trazer evidências e exemplos de que você se utilizou dessa competência no passado. 

Lembre-se de que as entrevistas de emprego são oportunidades para destacar suas habilidades e experiências de forma estruturada e convincente. 

Ao dominar o método STAR, você estará mais bem preparado para enfrentar qualquer pergunta que surgir durante a entrevista, demonstrando sua competência e valor como candidato.

Agora é com você! Experimente responder algumas das perguntas mais comuns nas entrevistas usando esse passo a passo sobre o que falar em uma entrevista de emprego. E se você quer saber mais sobre carreira, mercado de trabalho e pós-graduação, acompanhe os conteúdos do blog. Até o próximo artigo!


Autor: Karol Fabreto

Mentora, Palestrante e Professora de RH e Carreira. Psicóloga com 10 anos de atuação em Recursos Humanos e pós-graduada em Gestão de Negócios pela USP. Karolyne Fabreto também é recrutadora e especialista em carreira.

Conheça nossas faculdades