Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

O que falar em um vídeo de apresentação para emprego

o que falar em um vídeo de apresentação para emprego

Os processos seletivos estão cada dia mais complexos, não é mesmo? Com muitas exigências, diversas etapas, entrevistas, testes e até mesmo a gravação de vídeos, as empresas querem garantir que vão oferecer a proposta ao candidato ideal. Nesse contexto, você já sabe o que falar em um vídeo de apresentação para emprego?

Tendo em vista que as companhias estão focadas em fazer escolhas certeiras em seus processos seletivos, é normal que as etapas e exigências fiquem cada vez mais robustas. Por isso, não é raro que, ao se candidatar para uma vaga, você descubra que terá que fazer uma apresentação em vídeo para o recrutador.

Muitas vezes isso acontece para poupar o tempo dos profissionais de RH, que podem fazer uma pré-seleção muito mais rápida ao avaliar, por meio do vídeo, aspectos que seriam analisados em uma primeira entrevista. Sendo assim, ao se deparar com a obrigatoriedade de uma gravação, encare a oportunidade como uma chance para você também.

Afinal de contas, gravar um vídeo pode ser bem mais simples, rápido e fácil do que comparecer a uma entrevista. Além disso, você poderá treinar e fazer diversas gravações caso o resultado não fique, de primeira, da maneira que você gostaria.

Todavia, você já sabe o que deve falar nesse vídeo? Para te ajudar, listamos tudo o que deve aparecer em gravações de apresentação. Assim, você terá um roteiro completo para seguir e arrasar no processo seletivo. Confira!

O que falar em um vídeo de apresentação para emprego?

1 – Siga as instruções do processo seletivo

Antes de mais nada, leia com atenção as instruções contidas na vaga ou enviadas pelo recrutador. Muitas vezes, as empresas já indicam tudo o que precisam saber e querem que você diga. Dessa maneira, você só terá que seguir o roteiro especificado pela própria companhia, garantindo que o seu vídeo estará completo e pronto para ser avaliado.

2 – Faça uma introdução para se apresentar de forma simpática

Caso a organização não tenha deixado instruções, comece fazendo uma introdução para se apresentar. Aqui, tente não ficar nervoso e foque em expressar a sua personalidade, sendo autêntico e simpático ao mencionar o seu nome, cidade natal e cidade onde mora, por exemplo, dentre outras possibilidades. Sem se estender muito, combinado?

3 – Mencione suas experiências acadêmicas e profissionais

Depois, deixe clara qual é a sua profissão e também especialização. Esse é o momento de falar da sua formação acadêmica, com graduação, pós-graduação e outros cursos relevantes, bem como a sua experiência profissional na área.

Da mesma maneira que você faz uma seleção de vivências para o currículo, ressaltando aquelas que correspondem aos requisitos da vaga, faça a mesma coisa no vídeo. Não é necessário mencionar todo o seu histórico acadêmico e profissional. Foque nos pontos que fazem sentido para aquela posição, até para não deixar o vídeo muito longo.

4 – Destaque os seus resultados e conquistas ao longo da carreira

Inclusive, você pode aproveitar o momento de experiências para conectá-las com as suas conquistas e grandes resultados de carreira. Sabe aqueles pontos que te trazem muito orgulho, além de terem sido fundamentais para o seu crescimento e reconhecimento? Então, eles podem ser mencionados aqui como exemplos concretos.

Caso você esteja no começo da carreira e ainda não tenha grandes acontecimentos para ressaltar, não se esqueça que tudo pode ser digno de nota. Sendo assim, relembre experiências universitárias e projetos pessoais que te ensinaram bastante e explique como eles te ajudaram a desenvolver as habilidades que você tem hoje.

5 – Fale dos seus objetivos para o futuro profissional

Buscar novas oportunidades profissionais significa pensar no futuro da sua carreira, não é mesmo? Por isso, nada mais adequado do que falar sobre o que você almeja profissionalmente. Dessa maneira, o recrutador vai entender melhor o seu perfil e descobrir se você combina, de fato, com a vaga aberta.

Sendo assim, não se esqueça de estudar os valores, missão e cultura da empresa antes de gravar o vídeo, para evitar gafes e desalinhamentos.

6 – Ressalte aspectos que conectem o seu perfil com a empresa em questão

Finalmente, não se esqueça de sempre ressaltar os aspectos do seu perfil que fazem sentido para a vaga em questão. Então, ao longo do vídeo, destaque experiências, formações, habilidades e valores que correspondam à empresa e o que faz parte da descrição do cargo que você deseja.

Tudo isso de forma natural, afinal de contas, o recrutador pode perceber conexões forçadas e que não tem nada a ver com você, prejudicando a sua candidatura e criando um desconforto desnecessário.

Agora que você já sabe o que falar em um vídeo de apresentação para emprego, que tal deixar sua fala ainda mais completa? Para isso, faça a sua matrícula Anhanguera e comece uma pós-graduação, enriquecendo ainda mais a sua formação acadêmica e ganhando destaque nos processos seletivos.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades