Contar com o suporte de líderes é fundamental para ter tranquilidade e segurança no trabalho, não é mesmo? Contudo, nem sempre os gestores oferecem o apoio da liderança esperado pelos colaboradores, o que pode ocasionar uma série de problemas no ambiente organizacional.
Todavia, saiba que se você se identifica com esse cenário, você não está sozinho. De acordo com a pesquisa Inteligência Emocional e Saúde Mental no Ambiente de Trabalho, da consultoria Robert Half com a The School of Life, 36% dos profissionais entrevistados revelaram que falta apoio dos líderes em seus empregos.
A situação fica ainda mais complicada quando, no mesmo estudo, apenas 6% dos líderes entrevistados mostraram interesse em desenvolver a soft skill relacionada ao apoio aos colaboradores. Sendo assim, temos um problema crônico nos ambientes de trabalho, que precisa ser endereçado e trabalhado o mais rápido possível.
Afinal de contas, sem o apoio de seus líderes, os funcionários se sentem vulneráveis, não são acolhidos, passam a ter medo de expor suas ideias, percebem uma insegurança na hora de realizar o trabalho e, no fim das contas, entram em um estado de estresse que é prejudicial para todos os envolvidos.
Então, como resolver esse caso? É possível contornar a situação e ter sucesso nessa tentativa? Abaixo você encontrará algumas sugestões de ações para esse cenário complicado, que podem ser aplicadas no dia a dia do seu trabalho.
Apoio da liderança em falta: o que fazer?
1 – Tente compreender a raiz do problema
O primeiro passo é olhar para o problema e tentar compreender a sua origem.
A pessoa em questão sempre teve esse perfil? Houve alguma mudança nos últimos tempos? Há algum fator na empresa ou no departamento que pode ter desencadeado esse comportamento? Você cometeu erros ou deixou a desejar nos últimos tempos? De repente, problemas e questões pessoais que estão afetando o trabalho?
Tente fazer essa avaliação, sozinho e de forma reservada, para entender se a falta de apoio é uma constante ou um problema pontual. Isso vai te ajudar a ser estratégico e respeitoso no próximo passo.
2 – Converse sobre o problema com a liderança, de forma profissional
Por mais difícil e delicado que seja ter conversas desse teor com líderes, pode ser interessante expor a situação para o seu gestor. Com bastante cuidado, tato e sensibilidade, tente falar sobre o problema com a liderança em questão, mostrando que você está aberto a dialogar e tentar encontrar uma solução para esse comportamento que, como já pontuamos, é prejudicial a todos.
Assim, você terá a oportunidade de esclarecer questões, pontuar mal entendidos, contar o seu lado e, da mesma maneira, dar espaço para que o líder exponha a sua versão dos fatos e da situação. Pode ser uma excelente saída para o problema, mas também pode não resultar em nada.
Por isso, caso a conversa não surta efeito, considere falar sobre a falta de suporte durante os processos de feedback da empresa.
3 – Continue executando um excelente trabalho
Algumas vezes, a falta de apoio surge da falta de confiança dos líderes com seus colaboradores. Por isso, mostrar competência e entregar um ótimo trabalho são maneiras de deixar claro que você é um grande profissional, comprometido com a sua carreira e com o seu atual emprego.
Então, seja proativo, busque se aprimorar, aceite novos desafios, fique de olho em tendências e novidades da sua área, desenvolva novas competências emocionais, pense em soluções e, no fim do dia, faça de tudo para brilhar.
Dessa forma, você vai chamar a atenção e se destacar, exibindo suas forças e habilidades e deixando claro que suas ideias, visões e soluções merecem ser ouvidas e apoiadas.
4 – Busque apoio em outros profissionais e colegas
Para não faltar com a sinceridade, precisamos dizer que, às vezes, nada vai surtir efeito, e a liderança continuará sem apoiar suas equipes. Nesses casos, você pode buscar algumas alternativas.
A primeira delas é procurar uma nova rede de apoio, com outros profissionais e colegas que poderão te dar suporte em sua trajetória na empresa. Assim, você direciona sua energia para pessoas que estão interessadas em atuar em equipe e apoiar o seu trabalho, oferecendo toda a ajuda e reconhecimento que você merece.
Para isso, identifique colegas com perfis de liderança, se aproxime deles, seja de forma casual ou com reuniões mais formais, e faça um verdadeiro networking. Ou seja, esteja disposto a apoiar e ajudar, e contribua com a caminhada profissional dos colegas, para que eles enxerguem seu valor e possam te apoiar sempre que necessário.
5 – Avalie a possibilidade de buscar novas oportunidades
A segunda alternativa não é tão animadora, porém, ela pode ser necessária.
Continuar em um ambiente que te faz mal, com uma liderança que não oferece o suporte que deveria, pode ser prejudicial tanto para a sua carreira quanto para a sua saúde mental. Por isso, se perceber que a situação está insustentável, gerando problemas cada vez maiores e bloqueando o seu crescimento, avalie uma mudança de ares.
Comece a observar o mercado de trabalho, acompanhe as vagas para o seu nível e área de atuação, mantenha o currículo atualizado e ative a sua rede de contatos. Muitas vezes, mudar de emprego não é a nossa primeira alternativa, mas ela pode ser uma grata surpresa e representar uma grande oportunidade para crescer e se destacar.
Inclusive, se nada resolver a falta de apoio da liderança e você decidir trocar de emprego, faça isso de forma estratégica. Comece um curso de pós-graduação para deixar seu currículo ainda mais completo para essa etapa, garantindo que os recrutadores vão olhar para o seu perfil com outros olhos.