Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Como lidar com a falta de direção na carreira: 9 estratégias

falta de direção na carreira

É comum se perceber vivendo momentos de incerteza e falta de direção na carreira. Embora esse período seja desconcertante e até angustiante, é importante encará-lo de frente para encontrar as melhores soluções. 

Afinal, esses momentos são também uma oportunidade para a reflexão, autoconhecimento e crescimento pessoal. Neste texto, você encontra algumas estratégias que te ajudam a direcionar a sua carreira para os seus objetivos profissionais. Confira! 

9 dicas para lidar com a falta de direção na carreira

1 – Faça uma autoavaliação

Reserve um tempo para fazer uma autoavaliação. Reflita sobre o que você gosta de fazer, quais habilidades domina e quais gostaria de desenvolver. Se você está empregado, reflita sobre quais aspectos de seu trabalho o deixam insatisfeito e o que você gostaria de mudar. Essa reflexão é importante para identificar suas paixões, interesses e objetivos profissionais. 

2 – Use o networking ao seu favor

Você sabia que o networking é uma ferramenta poderosa para explorar novas oportunidades de carreira? Aproveite esse período para estabelecer conexões com profissionais que você admira e atuam na sua área de interesse. 

Para isso, você pode interagir com as pessoas no LinkedIn, participar de grupos de discussões e frequentar eventos e conferências da sua área. Essas relações podem ser valiosas para encontrar novas oportunidades de trabalho. 

3 – Estude o mercado

Para direcionar sua carreira de maneira assertiva, é importante entender as tendências e demandas do mercado. Faça uma análise dos setores em crescimento e áreas com mais oferta de vagas. Assim, você pode identificar oportunidades de trabalho. 

Além disso, ao dominar as tendências da sua área de atuação, é possível desenvolver certas habilidades para se destacar dos demais profissionais. 

4 – Desenvolva novas habilidades

Esse período de falta de direção na carreira é uma ótima oportunidade para aprender coisas novas e aprimorar suas habilidades. Além das habilidades técnicas, lembre-se de aprimorar suas habilidades interpessoais, conhecidas como soft skills. 

Hoje, elas são altamente valorizadas no mercado de trabalho. Busque cursos, leia livros, escute podcasts e participe de seminários voltados para suas áreas de interesse. Quanto mais você se desenvolver, mais preparado estará para os novos desafios. 

5 – Explore novas áreas com trabalhos temporários

Que tal explorar novas áreas com trabalhos voluntários ou temporários? Essa pode ser uma ótima forma de experimentar novas opções de carreira. Além de adquirir experiência em algo novo, você aprimora suas habilidades, expande sua rede de contatos profissionais e ainda turbina o currículo com uma nova experiência. 

6 – Busque uma mentoria 

Uma ideia interessante é buscar mentorias de carreira para definir estratégias mais assertivas para a sua trajetória profissional. Busque um profissional que você admira e confia para compartilhar experiências, dar conselhos e te ajudar a identificar oportunidades de crescimento. O apoio de um mentor pode ser extremamente útil em momentos de transição ou incerteza na carreira. 

7 – Esteja aberto para novas oportunidades

Mesmo que você esteja se sentindo perdido profissionalmente, é importante manter-se aberto para novas oportunidades. Mantenha a sua mente aberta e considere opções que surgirem, mesmo que não estejam alinhadas com seu plano inicial de carreira, elas podem te surpreender e te levar para lugares interessantes profissionalmente.  

8 – Seja persistente e paciente 

Lembre-se que você está passando por um processo que exige tempo, esforço e persistência. Esteja sempre preparado para enfrentar os desafios dessa jornada e não desanime com as adversidades. O importante é não perder o foco dos seus objetivos profissionais e continuar sempre trabalhando para conquistar o que se deseja.

9 – Faça uma pós-graduação

Investir em uma pós-graduação é uma estratégia interessante para encontrar uma nova direção na carreira. O curso é ideal para aprofundar conhecimentos em uma área específica e desenvolver novas habilidades. 

Uma especialização também oferece aos alunos a oportunidade de explorar novos campos, expandir redes de contatos e ficar por dentro da sua área de atuação. Vale dizer ainda que o ambiente acadêmico proporciona um espaço para reflexão e autoavaliação, algo tão importante nesse momento de carreira, como comentamos anteriormente. 

Além disso, com o título de especialista no currículo, você se torna mais competitivo no mercado de trabalho e chama a atenção dos recrutadores, abrindo portas para oportunidades de emprego interessantes e com salários mais altos do que a média. 

Aproveite esse momento de falta de direção na carreira para conhecer nossos cursos de pós-graduação. São opções em diferentes áreas do conhecimento que te ajudam a conquistar seus objetivos profissionais!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades