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Curiosidades

9 filmes de marketing para assistir: veja a seleção

imagem para ilustrar o texto de filmes de marketing

Quer aprender sobre uma área que não para de crescer. Confira a seleção com 9 filmes de marketing.

9 filmes de marketing para você assistir

1 – Fome de Poder

Baseado na história do empresário Ray Kroc (Michael Keaton), Fome de Poder (The Founder, no original) retrata a ascensão de uma das maiores redes de fast food do mundo: o McDonald’s. 

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Após visitar o modesto restaurante McDonald’s para realizar uma venda de mixers, o vendedor ambulante Ray Kroc encontra um ambiente extremamente organizado para garantir que a qualidade de atendimento, a rapidez do serviço e o sabor irresistível da comida estejam sempre em alto nível. 

Após conversar com os fundadores do restaurante, Maurice e Richard McDonald (John Carroll Lynch e Nick Offerman, respectivamente), Ray os convence a assinar um contrato de associação que dá a ele permissão total para modificar tudo que achar necessário em troca da expansão da marca por todo os Estados Unidos.

O resultado final a gente já sabe. O McDonald’s é uma das maiores marcas globais existentes, mas o interessante do filme é acompanhar o processo de popularização da marca e a importância de conseguir organizar uma produção uniforme em grande escala para obter sucesso. 

2 – Jobs

Este filme biográfico é baseado na vida do empresário Steve Jobs (Ashton Kutcher), que ganhou notoriedade após o enorme sucesso de duas de suas empresas, Apple e Pixar.

O filme acompanha a vida de Jobs desde a juventude até a fundação da Apple, passando por seu amadurecimento como pessoa e profissional, além de mostrar as relações que ele construiu e o ajudaram a chegar até o sucesso. 

Por ser um personagem que teve uma vida repleta de polêmicas, o filme ajuda a desmistificar esse lado arrogante do Steve Jobs, mostrando, inclusive, a importância de se ter pulso firme nos momentos de decisão e defender as suas próprias ideias com muita firmeza quando se tem certeza do potencial delas. 

3 – Obrigado Por Fumar

Baseado em um livro de Christopher Buckley, Obrigado Por Fumar (Thank You For Smoking, no original) é uma sátira da indústria do tabaco norte-americana e retrata o dia a dia de Nick Naylor (Aaron Eckhart), porta-voz das grandes empresas de cigarro que ganha a vida defendendo os direitos dos fumantes e realizando propaganda positiva do tabaco em programas de televisão. 

Nick precisa fazer diversos malabarismos para conseguir defender seu ponto de vista e assegurar seu emprego, inclusive manipular informações para encobrir os malefícios do cigarro, mentir sobre diversas situações, firmar parceria com o suspeito agente de Hollywood Jeff Megall (Rob Lowe) e comprar briga com poderosos políticos. 

O filme ilustra diversas situações que um profissional de marketing enfrenta na sua função, como contenção de crises e elaboração de campanhas para reverter situações adversas. Também  mostra que todas as decisões que você toma trazem consequências, seja para sua vida profissional ou pessoal.

4 – Joy: O Nome do Sucesso

Baseado na vida da inventora Joy Mangano, Joy: O Nome do Sucesso retrata a trajetória da Joy (Jennifer Lawrence), desde sua vida de dona de casa de classe média até a criação de um esfregão autolimpante, e a fama que ela adquiriu como consequência do enorme sucesso da sua invenção. 

O filme retrata bem o receio inicial de Joy ao comercializar sua invenção e as decepções com as empresas que se interessaram em fabricar seu esfregão, que a motivaram a tentar vender sua criação por conta própria através de infomerciais. Esse foi o segredo para a rápida popularização da invenção entre as donas de casa. 

Entre as mensagens que o filme passa, o maior destaque é na necessidade do profissional precisar se reinventar para conseguir obter o sucesso do seu produto. Tendo que, muitas vezes, recorrer ao empreendedorismo para encontrar uma via de vendas independente, no qual ele tenha o controle do processo inteiro. 

Joy ensina que, quando você tem uma boa ideia mas poucos recursos, a melhor saída é apostar na criatividade para popularizar seu produto sem necessariamente investir dinheiro na sua divulgação. Uma ótima recomendação para quem quer empreender.

5 – Amor Por Contrato

Considerado uma sátira do consumismo moderno, Amor Por Contrato (The Joneses, no original) retrata a vida de uma típica família de classe média-alta dos Estados Unidos. Porém, formada por atores contratados por uma empresa de marketing indireto que apenas fingem que são parentes para influenciar seus vizinhos a comprarem os produtos que eles usam no dia a dia, oferecem nas festas e comentam nas conversas do dia a dia.

O filme levanta a reflexão do quanto nós já não somos influenciados nas nossas compras por indicações que não vêm diretamente das empresas, mas de consumidores reais que foram tão conquistados por determinada marca e acabam fazendo propaganda indireta dos seus produtos. 

Para interessados da área, o filme é um ótimo modelo de como a publicidade influencia nossa forma de viver muito além da propaganda na TV ou internet, e como podemos aproveitar esse marketing de influência que existe entre amigos, familiares e vizinhos para solidificar ainda mais a nossa marca. 

6 – O Círculo

O filme O Círculo (The Circle, no original) trata de um tema muito comum nos dias de hoje: o uso de informações colhidas nas nossas redes sociais para a criação de propagandas personalizadas na nossa timeline.

No filme, Mae Holland (Emma Watson) se sente realizada ao ir trabalhar na The Circle, uma das mais importantes empresas do ramo tecnológico, criada pelo visionário Eamon Bailey (Tom Hanks), que integra o e-mail pessoal dos seus clientes com suas atividades diárias, informações pessoais e todos os momentos da sua vida privada com o fim de fornecer às empresas o máximo possível de dados para a produção de anúncios exclusivos para cada indivíduo. 

Sem perceber, Mae acaba virando garota-propaganda da empresa e passa a entrar em conflito com seus valores pessoais.O filme levanta qual é o limite de dados pessoais que devemos impor para as empresas colherem. 

7 – Art & Copy

Este documentário traz um grande retrato da publicidade mundial, entrevistando os nomes mais influentes do setor e mostrando o quanto a propaganda influenciou nos nossos comportamentos ao longo da história. 

Com enfoque apenas na publicidade feita nos Estados Unidos, Art & Copy (Arte e Cópia, em tradução livre) conta como surgiram grandes campanhas de marketing de renome mundial, como “Just Do It” e “I Love New York”, ao mesmo tempo que analisa o motivo de sermos tão influenciados pela publicidade, não só no momento de consumir mas também no nosso modelo de vida. 

O filme é recomendado para quem quer entender como pensam os grandes nomes da publicidade e aprender mais sobre técnicas consagradas de vendas e influência. 

8 – O Dilema das Redes Sociais

Este documentário aponta quais são os benefícios e perigos das redes sociais, que podem ser utilizadas tanto para nos aproximar de pessoas que fazem parte da nossa comunidade como transformar radicalmente nosso modo de vida, através de propagandas e do marketing de influência.  

Apesar de ter um foco maior em como as empresas utilizam o poder das redes sociais para influenciar no comportamento dos usuários de forma invasiva e manipulatória, é possível entender como utilizar essas mesmas ferramentas de forma saudável, entendendo qual é o perfil de consumo do seu público-alvo e criando campanhas que convençam o cliente sem aliená-lo a acreditar em falsos ideais.

9 – The Greatest Movie Ever Sold

O maior diferencial deste documentário é a forma como ele foi planejado: fazer um filme totalmente financiado pela inserção de produtos na tela.

The Greatest Movie Ever Sold (O Maior Filme Já Vendido, em tradução livre) é totalmente baseado no seu diretor, o documentarista Morgan Spurlock, ligando para diversas empresas e realizando reuniões de negócio buscando patrocínio para o documentário, que será apenas uma grande exposição de marcas.

O documentário traz uma reflexão sobre a publicidade excessiva e desnecessária, que, muitas vezes, mais irritam o público do que o convencem a comprar algo. Para quem estuda a área é uma ótima oportunidade de pensar em como fazer uma propaganda inteligente e eficiente. 

Depois de conhecer 9 filmes de marketing, que tal investir em uma pós-graduação na área para absorver todo o conhecimento necessário? Aproveite!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

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