O foco na entrega de resultados tem sido apontado como uma soft skill essencial no mercado de trabalho. Quando o profissional se empenha em cumprir o que se propõe, todos saem ganhando. Afinal, ele consegue cada vez mais destaque, enquanto a empresa em que atua se depara com um bom desempenho. Dependendo da área em questão, até mesmo os clientes são beneficiados com um bom atendimento.
O profissional focado consegue gerenciar bem o próprio tempo e priorizar as atividades, de modo que permite uma dedicação a tarefas específicas, em vez de se perder em meio às demandas do cotidiano.
Focar nas entregas também envolve reconhecer que é a credibilidade do seu trabalho que está em jogo e entender que, justamente por esse motivo, o trabalho não pode ser feito de qualquer jeito — por carregar a sua reputação, a qualidade da entrega deve ser alta.
O que é soft skill?
Mas antes de entender a importância do foco na entrega, vale deixar claro do que se trata uma soft skill. Ao contrário das chamadas hard skills, as soft skills são subjetivas e dizem respeito à maneira como o profissional lida com o outro e consigo mesmo. Na prática, são difíceis de se mensurar.
Podemos definir as soft skills como competências comportamentais, que um profissional exerce para se relacionar com as outras pessoas sem criar conflitos desnecessários ou para trabalhar sob pressão e se adaptar a novas situações.
No entanto, essa definição não implica que seja impossível aprender as soft skills ao longo da trajetória profissional. Uma pessoa pode muito bem desenvolver competências que contribuirão para o crescimento de sua carreira, como senso de liderança e proatividade. Dinâmicas, cursos e até o acúmulo de experiência podem ajudar.
A partir do momento em que as soft skills são valorizadas em uma empresa, isso permite selecionar, entre os qualificados, aqueles que estão ainda mais inclinados à vaga e com o alinhamento da organização.
Vale entender que o equilíbrio dos dois tipos de conhecimentos (tanto as hard skills quanto as soft skills) também leva a empresa a conquistar um clima organizacional harmonioso e respeitoso. Um colaborador pode muito bem dominar as ferramentas necessárias e mesmo assim não se encaixar no perfil da empresa, por exemplo.
Como ter foco na entrega de resultados
O profissional concentrado na eficiência de sua entrega deve ter disciplina e comprometimento. Algumas estratégias podem ajudar a colocar esse comportamento em prática e atingir, assim, o objetivo central. Confira abaixo.
1 – Saiba definir as metas
Estabelecer metas de curto, médio e longo prazo é fundamental para separar as prioridades e entender os resultados que se deseja alcançar. Para definir de maneira mais concreta, vale conversar com os líderes e alinhar o que eles esperam com o que você pode entregar.
2 – Seja realista e coerente
Mas para evitar frustrações, é importante ser realista e coerente no momento de definir essas metas — e até no momento de conduzir a tarefa, de modo geral. Nesse sentido, o autoconhecimento pode ser de grande valor, já que é a partir dele que se entende a dimensão de suas habilidades e o que é possível ou não.
3 – Tenha aptidão para trabalhar em equipe
A maioria dos trabalhos envolve toda uma equipe, então o resultado das entregas não está apenas em suas mãos. Por isso, também é essencial que o profissional saiba trabalhar com um time e tenha um senso de colaboração mútua.
4 – Busque feedbacks
Uma dica para garantir a eficácia da entrega de seus resultados é buscar pelo feedback de profissionais mais experientes, principalmente os líderes que são diretamente responsáveis pelo seu setor. Aprender a ouvir e entender que as críticas construtivas servem apenas para impulsionar o seu potencial pode fazer a diferença.
5 – Faça uma comparação de resultados
Você também pode optar por fazer uma comparação entre os resultados obtidos anteriormente e os atuais, assim fica ciente de melhorias ou, eventualmente, possíveis deslizes em suas metas e suas entregas.
O acompanhamento ajuda a ver onde você estava antes e onde está agora, além de proporcionar essa sensação de evolução que motiva uma entrega cada vez mais empenhada.
6 – Não deixe de comemorar as pequenas conquistas
Você merece reconhecimento e o primeiro a lembrar das conquistas deve ser você mesmo. Não seja tão rigoroso consigo e saiba observar cada uma das pequenas vitórias que obteve ao longo de sua trajetória. O acompanhamento dos resultados que mencionamos anteriormente pode inclusive ajudar nessa missão.
7 – Aprimore suas habilidades
Sob a premissa de entregas cada vez melhores, o profissional deve aprimorar as próprias habilidades. Aqui, mais uma vez, cabe ressaltar a importância do autoconhecimento. Entender o que ainda deve ser melhorado é um passo rumo a resultados bem mais eficientes. Cursos, workshops e até tutoriais podem ajudar.
8 – Continue os estudos
Se você busca o foco na entrega de resultados, deve focar também nos estudos. Entenda que todo conhecimento é válido. E nesta Black Friday, pode encontrar os melhores cursos pelos menores preços.