Todos os profissionais em cargos de liderança têm um desafio em comum: ganhar a confiança da sua equipe. Conquistar esse feito não é um trabalho simples, porém, ele é fundamental para que todas as engrenagens funcionem e os resultados de sucesso apareçam. Então, como fazer isso acontecer?
Hoje em dia, a figura do líder é bem diferente de alguns anos atrás, não é mesmo? Antigamente, a ideia do “chefe” como alguém autoritário, que detinha todo o conhecimento e poder, era a regra. Assim, os colaboradores não tinham muito espaço e, frequentemente, apenas seguiam ordens de acordo com as decisões da chefia.
Contudo, atualmente não há mais espaço para esse perfil profissional. As lideranças precisam ser diferentes, afinal de contas, o trabalho em equipe, colaborativo, com propósito e leveza pode levar as empresas muito mais longe. Para isso, os líderes precisam de uma atuação verdadeiramente estratégica para conquistar seus times e ver a produtividade e o engajamento aumentarem.
Sendo assim, se você quer descobrir como fazer isso e trazer os colaboradores para o seu lado, confira seis dicas valiosas abaixo.
Ganhar a confiança da sua equipe: como conquistar esse feito?
1 – Olhe para dentro: antes de tudo, trabalhe a autoconfiança
Como você pode esperar que as pessoas confiem em você, se você ainda não confia em si mesmo? O processo de conquistar a confiança alheia é um verdadeiro exercício de espelho. Você precisa acreditar em si e ter convicção para que os outros enxerguem isso ao te observar.
Por isso, comece essa trajetória exercitando a autoconfiança. Para essa etapa, contar com a ajuda de um psicoterapeuta pode ser uma excelente ideia.
2 – Seja um verdadeiro exemplo profissional
Você com certeza já ouviu a máxima “faça o que eu falo, não o que eu faço”, não é mesmo? Todavia, ela não pode de jeito nenhum sair da sua boca se você quer ser um líder admirado e confiável.
Boas lideranças ensinam pelo exemplo e, assim, se tornam inspirações para suas equipes. Eles mostram que sabem fazer, que conseguem resolver problemas, que têm habilidades valiosas, que sabem ensinar e são, por conta disso tudo, um porto seguro. Alguém com quem os colaboradores podem contar em todos os momentos e que vai ajudá-los sempre que necessário.
3 – Não deixe a hierarquia “subir à cabeça”
Lembra da imagem do antigo “chefe”? Ela é o verdadeiro oposto dos líderes confiáveis. Por isso, não deixe com que a hierarquia “suba à cabeça”.
Estar em uma posição de liderança é um grande e admirável feito. Contudo, em uma organização corporativa, todos os colaboradores são fundamentais e contribuem para os objetivos da empresa, cada um com suas atribuições e competências. Você não é especial ou melhor do que sua equipe por ser um líder.
Sendo assim, pense em um modelo de gestão colaborativa que combata esse estereótipo. Ouvir e aceitar críticas é saudável. Você não precisa microgerenciar os colaboradores, sendo que todos eles têm conhecimentos únicos e podem agregar de forma significativa ao time. Instigar o senso de coletividade é a melhor maneira de ter ideias revolucionárias e encontrar o sucesso.
4 – Aposte na empatia e na escuta ativa
Seguindo a mesma linha, é muito mais fácil confiar em quem te escuta e tem empatia por você, não é mesmo? Por esse motivo, essas duas soft skills são essenciais aos líderes da atualidade.
Ao prestar real atenção aos profissionais da sua equipe, você constrói um relacionamento profissional com eles e muda o conceito da hierarquia presente no time. Você continuará na liderança, mas como um grande exemplo, e não uma pessoa com os estereótipos de frieza, calculismo e impessoalidade.
5 – Crie proximidade: demonstre interesse, ofereça feedbacks e reconheça o trabalho da equipe
A escuta ativa e a empatia são o primeiro passo para criar ainda mais proximidade, algo que vai fazer com que os colaboradores confiem em você. Outro ponto para desenvolver esse relacionamento é conhecer de forma mais profunda os profissionais, se interessando por suas habilidades técnicas e também por suas vidas fora do trabalho.
Dessa maneira, será muito mais fácil pensar em planos de desenvolvimento, delegar tarefas e oferecer feedbacks de forma direcionada e personalizada, o que melhora todo o ambiente de trabalho. Como consequência, você também vai conseguir reconhecer o trabalho da equipe com muito mais facilidade e objetividade, e quem não gosta de ser reconhecido, não é mesmo?
6 – Seja o mais transparente e comunicativo possível
Por fim, não se esqueça da transparência e da comunicação. Muitas vezes, você será a ponte entre as pessoas da equipe e a gestão da empresa, então, conseguir ser transparente sobre decisões e estratégias, sempre que possível, vai mudar a maneira como você é visto.
Agora que você já sabe como ganhar a confiança da sua equipe, que tal aprimorar ainda mais as suas habilidades como líder? Para isso, invista no curso rápido de pós em Gestão de Pessoas para aprender, em tempo recorde, como ser uma liderança ainda mais inclusiva e especialista.