Você já ouviu falar em gatilho da exclusividade? Esse é um conceito utilizado por muitas marcas como estratégia de marketing para se diferenciar da concorrência e se posicionar no mercado como premium.
Neste artigo, você encontra tudo o que precisa saber sobre o assunto desde a definição do tema até exemplos de gatilho de exclusividade para usar na sua empresa. Quer saber mais? Então continue a leitura!
O que é gatilho da exclusividade?
Você já notou como as pessoas se sentem especiais e valorizadas quando acessam algo único ou exclusivo? Essa é a premissa do gatilho da exclusividade, um gatilho mental que nem sempre é consciente, mas tem um grande impacto sobre as percepções e comportamentos dos consumidores.
A sensação de exclusividade e prestígio é ativada quando algo é apresentado como exclusivo. Podemos dizer que as pessoas tendem a se sentirem importantes e especiais por acessarem algo disponível apenas para elas.
Por esse motivo, muitas empresas utilizam o senso de exclusividade como estratégia de marketing, oferecendo edições limitadas, programas de fidelidade exclusivos ou eventos privados para um grupo de clientes VIPs, por exemplo.
Essa estratégia é um caminho para aumentar a demanda por produtos ou serviços. Além disso, cria um senso de lealdade entre os clientes que se sentem privilegiados por fazer parte desse grupo exclusivo.
Quando usar o gatilho da exclusividade?
O gatilho da exclusividade pode ser utilizado tanto para atrair, reter ou engajar clientes. A estratégia vai depender dos objetivos da empresa naquele momento. No entanto, esse conceito pode ser aplicado em diferentes contextos. Confira alguns deles:
Fidelização de clientes
Se o objetivo é fidelizar clientes, a marca pode oferecer benefícios exclusivos, como acesso antecipado a produtos, descontos especiais ou eventos exclusivos. Assim, os consumidores se sentem valorizados e privilegiados, criando um vínculo mais forte com a marca.
Lançamento de novos produtos
Uma maneira de impulsionar as vendas é disponibilizar um novo produto apenas para um grupo selecionado e limitado de clientes. Por um período limitado, apenas eles terão acesso ao lançamento. Depois, o produto será oficialmente lançado ao público geral. Durante a ação, a empresa gera um interesse e aumenta as chances de compra.
Diferenciação da concorrência
Em mercados altamente competitivos, o gatilho da exclusividade pode ser uma estratégia eficiente para diferenciar a marca da concorrência. A empresa pode conquistar a atenção dos consumidores e ganhar uma vantagem competitiva quando oferece algo único e exclusivo que seus concorrentes não tem.
Construção de marca premium
Se o objetivo é posicionar-se como uma marca premium e de alta qualidade, o gatilho de exclusividade é uma ótima estratégia, já que contribui para reforçar essa imagem. Ao associar seus produtos a uma sensação de exclusividade e status, a marca pode atrair clientes dispostos a pagar mais por essa percepção de valor.
4 exemplos de gatilho da exclusividade
Confira alguns exemplos de gatilho de exclusividade e entenda como o conceito funciona na prática:
1 – Acesso antecipado
Oferecer acesso antecipado a novos produtos, serviços ou conteúdo antes de seu lançamento oficial ao público em geral é um ótimo exemplo desse gatilho mental. Mas como fazer isso? A marca pode criar um programa de membros exclusivos, enviar convites para eventos privados ou realizar pré-vendas para clientes VIPs.
2 – Edições limitadas
As edições limitadas são o exemplo perfeito de gatilho da exclusividade. Quando um produto é disponibilizado apenas em uma quantidade restrita, cria-se a sensação de exclusividade entre os consumidores. A marca pode fazer edições limitadas comemorativas em datas especiais ou criar um produto em colaboração com outra marca, por exemplo.
3 – Eventos VIP
Tem sido cada vez mais frequente marcas que organizam eventos exclusivos para um grupo seleto de clientes, influenciadores e jornalistas. Esses eventos podem ser comemorativos, como o aniversário da marca, um para o lançamento de uma edição especial de algum produto, como citamos no exemplo anterior. Esses eventos proporcionam uma experiência única e personalizada, o que reforça a relação emocional entre a marca e seus clientes, além de garantir um status.
4 – Benefícios exclusivos
Muitas marcas adotam como estratégia de exclusividade a criação de programas de fidelidade, oferecendo benefícios especiais e exclusivos apenas aos membros. Esses benefícios podem ser desde descontos até acesso antecipado a lançamentos ou convites para eventos. Essa estratégia também engaja e fideliza os clientes.
Torne-se um especialista no assunto
Você tem interesse em aprender mais sobre estratégias de marketing? Então é hora de conhecer nossos cursos de pós-graduação! São dezenas de cursos que oferecem conhecimento aprofundado no assunto e te preparam para os principais desafios do mercado publicitário. Alguns exemplos na área de Marketing são:
- MBA em Marketing de Serviços e Relacionamento
- MBA em Marketing Digital
- MBA em Marketing e Vendas
- MBA em Marketing Internacional
- MBA em Marketing Digital e Analytics
- MBA em Gestão Estratégica de Marketing e Inteligência Competitiva
- MBA em Growth Marketing para E-commerce
- MBA em Marketing e Experiência do Usuário
- Gestão Comercial e Estratégica em Marketing Digital
- Comércio Exterior e marketing Internacional
- Marketing em Farmácia
- MBA em Inteligência Competitiva e Inovação em Marketing
- Comunicação, Publicidade e Marketing em Mídias Digitais
Além de aprender sobre gatilho da exclusividade e outras estratégias fundamentais para diferenciar uma marca, você ainda pode fazer um curso para conquistar o título de especialista, o que te coloca em posição de destaque no mercado. Quer saber mais? Confira nossos cursos de pós-graduação.