Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Como fazer o gerenciamento de carreira profissional? Saiba!

gerenciamento de carreira profissional

Você sabe como fazer o gerenciamento de carreira profissional? É importante ter controle sobre a sua trajetória e poder enxergar longe, mas sem tirar os pés do chão. Traçar metas e planejar com cuidado cada passo da sua evolução é essencial para que tudo dê certo.

Muitas pessoas deixam de prestar atenção no próprio plano de carreira assim que entram em uma empresa, como se tudo terminasse a partir do momento em que se é contratado. Mas, na verdade, é o oposto: esse é justamente o começo, ou seja, a porta de entrada para a ascensão profissional.

Como fazer o gerenciamento de carreira profissional

Caso não esteja familiarizado com o termo, o gerenciamento de carreira profissional diz respeito à estruturação de um plano de crescimento. Na prática, envolve olhar não apenas para o cargo ocupado naquele exato momento, mas também os seus objetivos, seja alcançar novas posições, seja a meta que você desejar alcançar.

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

Estabelecer objetivos é crucial para direcionar o seu gerenciamento de maneira coesa, e isso só é feito com êxito mediante uma boa pesquisa. Levando isso em consideração, analise com cuidado todo o contexto à sua volta: como é o mercado em que você está inserido, quais são as perspectivas para a sua profissão, etc.

Caso você ainda não faça parte dessa carreira propriamente dito, e esteja apenas estudando na área, por exemplo, vale conversar com alguém que já adquiriu experiência o suficiente para te esclarecer detalhes acerca de como é a profissão na prática, se é fácil conseguir emprego naquela função específica.

Conferir o piso salarial da função desejada também pode ser um bom meio de dar início ao planejamento de seus objetivos, afinal, é por aí que você consegue ter uma noção do que lhe espera. Quanto mais atualizada estiver a informação em suas mãos, melhor.

Seja organizado com seus objetivos

Ter objetivos não é desejar algo inalcançável e continuar agindo a esmo, sem atitudes estruturadas. Você precisa traçar toda uma jornada rumo ao que quer: se é uma promoção, se é um novo negócio, se você pretende voltar uma época aos estudos ou até experiências como intercâmbio. 

Tudo o que você pretende fazer exige tempo e dedicação, então um passo importante é entender o que precisa ser feito. Por exemplo: se o seu objetivo a longo prazo é se tornar Gerente de Negócios de uma empresa, mas, no momento, ocupa a posição de Analista, vale entender todos os cargos que separam essas duas funções.

Só assim, conhecendo bem a carreira e sua hierarquia, é que você consegue gerenciar sua jornada profissional ao ponto de chegar nesse patamar a princípio tão distante. Mesmo que se tenha esse objetivo a longo prazo, a sua concentração deve estar em cada “pequena” meta que precede esse momento aguardado.

Isso significa dedicar-se ao trabalho e buscar qualificações para se encaixar no próximo cargo.

Seja realista

A expectativa é importante para te impulsionar a alcançar os seus sonhos, mas você precisa manter os pés no chão para que consiga dar passos sutis rumo ao patamar que deseja ocupar. É necessário entender que ninguém vira CEO de uma empresa do dia para a noite, e ninguém abre uma multinacional assim, do nada. 

Por isso, administre bem as suas expectativas e tenha consciência de que as mudanças acontecem aos poucos, senão você pode se frustrar e isso justamente te atrapalha a evoluir. Vale entender, ainda, que as oportunidades não aparecem à sua porta se você não fizer por merecer, por isso seja um profissional proativo e dedicado.

O tempo é seu amigo

Use o tempo a seu favor: trace cronogramas de curto, médio e longo prazo para conseguir bater as suas metas dentro do período necessário. Por exemplo: se daqui seis meses você quer ganhar uma promoção, invista desde já nas qualificações que podem colocá-lo nesse cargo. Isso é enxergar longe, mas sem se desprender da realidade.

Existem plataformas que podem ajudá-lo nessa tarefa, como o Trello ou as planilhas do Google, por exemplo. Por lá, você consegue organizar as suas metas de maneira fácil e descomplicada, em diferentes colunas que podem representar justamente o curto, médio e longo prazo.

Não subestime os estudos

Estudar é um passo importante para conseguir alavancar a carreira. E não estamos falando apenas da graduação. Continuar os estudos mostra aos líderes que você é um profissional atualizado e busca sempre melhorar, e isso pode te ajudar a ganhar a promoção que tanto procura. 

Agora que você já sabe como fazer o gerenciamento de carreira profissional, busque um curso que te chame a atenção. No período atual, com tanta tecnologia em volta, é fácil fazer uma pós-graduação, pois você sequer precisa sair de casa. Aproveite!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades