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Mercado de Trabalho

Gestão de carreira em tempos de crise

gestão de crise

Seja financeira, sazonal, econômica ou ainda provocada por uma pandemia (como no caso do coronavírus): gerenciar sua carreira em meio a uma crise não é das tarefas mais fáceis. Em contrapartida é também durante a gestão de crise que encontramos caminhos alternativos, motivação para crescer profissionalmente ou, ainda, para aprimorar o conhecimento por meio de uma pós-graduação ou MBA. 

Enquanto o momento não parece favorável, dentro desse cenário ambíguo, exercitar a resiliência, criar e aproveitar novas oportunidades em meio às adversidades, é também se autovalorizar. Você pode até mesmo ser reconhecido por outras pessoas de sua equipe. 

Para te ajudar nessa empreitada, o blog do Portal Pós selecionou algumas práticas que podem ajudá-lo a não perder o ritmo e a não deixar sua carreira estagnada. Veja só!

Aprenda a ser mais flexível

É claro que, dentro de uma situação de crise, gerir a carreira e pensar no futuro pode ser complicado. No entanto, esse é o momento para aproveitar as adversidades e levar adiante os planos de continuar a estudar, por exemplo. Além de uma infinidade de cursos livres, investir na continuidade de seus estudos com uma pós-graduação ou MBA faz com que suas habilidades e seu currículo melhorem e que você tenha mais chances no mercado de trabalho. 

Em complemento, vale também se abrir a novos experimentos, novidades e até mesmo arriscar-se a mudar de carreira se houver necessidade. Toda forma de adaptação trás com ela benefícios, tanto para a empresa em que você trabalha como para quem está em busca de recolocação profissional.   

Saiba como retomar seus estudos, dentro do momento

Com o investimento na continuidade de seus estudos, avaliar as condições reais para que você volte para uma instituição de ensino em busca de um curso que complemente sua carreira é fundamental. Um bom exemplo está na questão financeira. Está tudo certinho para que esse montante não faça você perder o controle?  

Vale ficar de olho em promoções de Black Friday, possibilidades de bolsas de estudo e também na disponibilidade de seu tempo para levar o curso adiante. Em contrapartida esse pode ser justamente o caminho para que você saia da crise mais rapidamente, por diferenciar-se de outros concorrentes em vagas e ampliar suas chances de empregabilidade no mercado de trabalho. 

Dessa maneira, avalie o tempo que você tem para se dedicar, quanto durará o curso escolhido e faça uma programação passível de cumprimento, para não perder – além de novas oportunidades —, o investimento realizado. 

Torne a positividade sua aliada 

Pessoas mais otimistas e com bastante energia para continuar demonstram, geralmente, sua capacidade de resistir às adversidades provocadas por crises. Pensar sempre pelo lado positivo das coisas — sem anular o negativo, em um equilíbrio constante, pode tornar o momento menos preocupante. É claro que os cuidados com sua saúde mental são imprescindíveis para que o caminho para a positividade vire sua amiga de infância. 

De nada adianta, por exemplo, mostrar-se positivo e otimista e, por dentro, junto a seus pensamentos, sentir-se derrotado, preterido ou mesmo abandonado por seus pares. Trabalhar com a realidade é parte complementar dessa jornada. 

Seja colaborativo, primeiramente com você

Tomar iniciativa de alguns feitos e ser colaborativo faz com que os olhos de gestores e superiores se voltem para você. Entretanto, aqui vai uma dica importante: colabore primeiramente com você. Não estamos dizendo e tampouco recomendando que você tenha atitudes egoístas. 

Ao contrário: pense que para colaborar com os outros, você deve estar bem e disposto para tal feito. Quando constatar que está tudo bem internamente, ofereça o máximo de ajuda que conseguir às pessoas de sua equipe, outros colaboradores da empresa e até a amigos, principalmente se você for o gestor

Aprenda com a arte de inovar

Quem diz que é fácil resolver qualquer tipo de problema está equivocado. Todo problema pede uma estruturação e solução que possa ser colocadas em prática, mediante todos os apontamentos contrários. Por isso, procure inovar em soluções e visões sobre os velhos problemas. 

Ter um pensamento inovador renova os ares de sua equipe ou até da organização como um todo. Novos projetos, soluções para problemas nunca antes encontradas e a conexão de ideias que estavam guardadas em algum canto de sua mente, podem mudar o cenário e ainda ajudar a todos. 

Dificilmente, alguém trabalha sozinho

Ansiedade, estresse e falta de paciência são de longe o que mais atrapalha o ambiente de trabalho. Pois saiba que, mesmo em situações de home office, com muitas reuniões e resoluções tomadas por todos a distância, o problema pode se agravar. 

Entretanto, quase ninguém trabalha sozinho em uma empresa. Geralmente, um departamento, diante de suas atribuições, auxilia os outros em projetos, construções de ideias, fomento de realizações e responsabilidades. Por isso, se atenha a ser uma boa pessoa com seus colegas de trabalho e procure entender as particularidades de cada um. 

Mantenha-se confiante em você

Entre todas as coisas que podem derrotá-lo diante da gestão de sua carreira, no enfrentamento da crise, perder a confiança em você mesmo é a mais forte delas. Inclusive, para ter mais chances no mercado de trabalho durante a gestão de crise que assola o mundo todo, ter e praticar sua marca pessoal, formada por suas principais habilidades, pode trazer grande destaque, mesmo dentro das adversidades da economia. Pense nisso!

Está ansioso para começar sua pós-graduação ou MBA para ampliar suas chances diante da crise? Conheça o Portal Pós e veja cursos que se encaixam em sua carreira. 

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