Habilidades de Inteligência Artificial (IA): veja mais buscadas

habilidades de Inteligência Artificial

Um dos grandes marcos do ano de 2023 foi o desenvolvimento da IA, não é mesmo? Com novidades no campo da tecnologia, ela se tornou um grande destaque para muitas companhias. Agora, elas precisam de profissionais com habilidades de Inteligência Artificial, e você pode ser um deles, sabia?

Para isso, é fundamental ter competências específicas, que são estratégicas para as posições que as empresas necessitam no momento. Contudo, como saber quais são as habilidades mais procuradas? É possível compreender exatamente o que as companhias precisam atualmente?

Com o objetivo de entender o mercado e identificar oportunidades, a plataforma Onlinecurrículo, que é especializada em currículos online, organizou uma pesquisa com esse foco. Ela avaliou mais de 200 vagas abertas com foco em Inteligência Artificial e encontrou algumas competências que estão em alta, se destacando nas descrições e pré-requisitos de muitas posições.

Veja abaixo quais são elas e entenda o que você precisa desenvolver para se destacar nos processos seletivos. Ao final, você encontrará uma dica de como adquirir vários dos conhecimentos listados, acelerando a evolução da sua carreira.

7 habilidades de Inteligência Artificial para você desenvolver

1 – Desenvolvimento de softwares

Ter conhecimentos em desenvolvimento de softwares faz toda a diferença no mercado de inteligência artificial, como você já deve imaginar.

De acordo com o levantamento, as empresas deixam claro na descrição das vagas que precisam de profissionais capazes de criar soluções de IA para ajudar na solução de problemas e atividades. Além disso, eles precisam entender o impacto dos modelos e técnicas aplicados e atuar na coleta e manutenção de datasets.

2 – Habilidade de análise de dados

Saber analisar dados também faz a diferença, especialmente para cargos de cientistas de dados. Eles são responsáveis por avaliar as informações, trabalhar com simulações e modelagem preditiva e também por aplicar a inteligência artificial com o objetivo de aumentar a eficiência nos processos.

Além disso, cargos como o de Analista de Dados exigem a capacidade de otimizar o fluxo de organização e interpretação de dados, e compreender os dados, após sua coleta e organização, para uma interpretação estratégica. Afinal de contas, ela precisa oferecer ideias e insights relevantes para a empresa, que tomará decisões com base nas tendências encontradas.

3 – Análise de negócios

Sabe como encontrar oportunidades de negócios? Então você já terá um diferencial nos processos seletivos. De acordo com a Onlinecurrículo, profissionais capazes de encontrar boas soluções para as empresas, junto das possibilidades oferecidas pela IA, vão se destacar na área da tecnologia.

Esse é um excelente exemplo de como os conhecimentos que ultrapassam o teor técnico também são relevantes para a área. Mais do que nunca, as empresas precisam de olhares críticos e apurados para avaliar negócios e oportunidades, combinando tais habilidades com a visão para a tecnologia.

4 – Habilidades de programação

Conseguir programar, codificar e testar linguagens, bem como manter os sistemas, fazer a depuração e os testes de programas, usando a inteligência artificial, são habilidades fundamentais para as companhias.

Sendo assim, vemos aqui um exemplo de competências há muito tempo valorizadas pelas empresas, que continuarão em alta, desde que os profissionais se atualizem e tenham um foco em inteligências artificiais.

Banner 1 do projeto de pós-graduação

5 – Conhecimento em soluções de IA

Para cargos como de Especialista em IA, você precisará saber como projetar e implementar projetos de inteligência artificial. Aqui, o foco é ajudar a empresa a solucionar problemas e questões específicas, otimizando os processos atuais e oferecendo possibilidades de inovação em diversas áreas e setores.

Como Engenheiro de Inteligência Artificial, você também precisará atuar com pontos específicos das IAs, envolvendo o desenvolvimento, programação e treinamento de redes de algoritmos.

6 – Conhecimentos em Machine Learning

O Machine Learning chegou na área de tecnologia junto da inteligência artificial, certo? Por isso, as organizações estão em busca de profissionais com conhecimentos específicos nessa disciplina.

Isso significa, por exemplo, conseguir integrar e comunicar todas as áreas de tecnologia em uma companhia, saber avaliar as maneiras de implementação possíveis em IA e trabalhar de forma constante para o desenvolvimento de estratégias de melhorias dos produtos e serviços ofertados.

7 – Visão estratégica de negócios

Por fim, para além dos conhecimentos técnicos em tecnologia, ter visão de negócios também é extremamente valioso. Afinal de contas, competências comportamentais também são importantes no mundo da tecnologia, e são uma ótima maneira de ter diferenciais no currículo para os processos seletivos.

Com essa habilidade, você será capaz de criar estratégias diferenciadas de atendimento ao cliente, bem como atuar na busca ativa por novos clientes e observar a concorrência para identificar tendências, novidades e oportunidades em IA.

Já sabe de todas as habilidades de Inteligência Artificial necessárias para brilhar nos processos seletivos da área? Então agilize o desenvolvimento de tais competências com uma especialização. Invista no MBA Anhanguera para dar esse importante passo na sua carreira, adicionando novos conhecimentos e diferenciais ao seu currículo.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!