Destaque suas habilidades interpessoais na entrevista: veja como

habilidades interpessoais na entrevista

Um bom profissional vai muito além da competência técnica. As empresas já estão cada vez mais humanizadas, e querem contratar pessoas, e não máquinas. Mostrar suas habilidades interpessoais na entrevista pode alavancar suas chances de seleção. Quer saber como fazer isso? Então acompanhe nosso artigo!

Os recrutadores estão concentrados em olhar fatores que transcendem o objetivo e o técnico. Agora, o que está em alta é a contratação de profissionais que tenham autoconhecimento e, justamente por isso, saibam se conectar com as outras pessoas e trabalhar em equipe, mantendo o ambiente de trabalho saudável e motivador.

É claro que isso não diminui a importância de competências técnicas (como conhecimento em um determinado software ou idioma), mas ressalta a necessidade de um equilíbrio. 

O que são habilidades interpessoais?

Antes de descobrir a melhor forma de mostrar essas habilidades na entrevista, vamos entender melhor do que estamos falando?

Diferentes das habilidades técnicas, as habilidades interpessoais não são mensuráveis. Isso porque são inteiramente subjetivas, e dependem de um empenho constante para funcionar. 

As habilidades interpessoais dizem muito sobre quem você é e como você interage com o mundo (com os colegas de trabalho, os clientes, os parceiros, etc). 

Para ter noção, um relatório do LinkedIn sugere que 92% dos gerentes de contratação acham que candidatos com fortes habilidades interpessoais são mais importantes no mercado. Ou seja: não dá para deixar passar!

Exemplos de habilidades interpessoais

Talvez o conceito de habilidades interpessoais fique um pouco amplo e subjetivo, então alguns exemplos podem te ajudar a entender de uma vez por todas o que elas são, na prática:

Comunicação

A comunicação é uma das habilidades interpessoais mais importantes, porque envolve a capacidade de expressar ideias para outras pessoas. É a base de um relacionamento, crucial para que as coisas deem certo, tanto profissionalmente quanto outras áreas da vida.

Empatia

A empatia é deixar de enxergar apenas a si mesmo e passar a enxergar o mundo, basicamente. É entender que os outros também possuem pensamentos, necessidades, erros e acertos. E é uma habilidade interpessoal essencial justamente porque permite entender e compartilhar os sentimentos dos outros.

Liderança

Tão importante quanto as outras, a liderança envolve guiar e motivar uma equipe para alcançar metas. Um líder eficaz precisa se comunicar bem, inspirar confiança e promover a colaboração para que a empresa dê certo.

Mediação

Um profissional que possui a habilidade de mediação pode atuar como intermediário na hora de resolver conflitos. Como resultado, o ambiente de trabalho segue harmonioso.

Como destacar as habilidades interpessoais na entrevista

Uma vez esclarecidas as habilidades interpessoais, você deve aprender a ressaltá-las durante a entrevista. Isso certamente vai contribuir para causar uma boa impressão. Ao mesmo tempo, você tem mais chances de se destacar como um candidato forte, em comparação com aqueles que focam exclusivamente em habilidades técnicas.

Fale e escute

Falar bem, por si só, já é uma forma muito eficaz de demonstrar que você domina as habilidades interpessoais (principalmente a comunicação, por exemplo). Mas ouvir com atenção e saber a hora de se expressar e a hora de escutar é essencial.

Dicas: não interrompa o recrutador, não fale sem parar e seja objetivo em suas colocações (mas não monossilábico). Faça o possível para transformar essa entrevista em uma conversa fluida.

Pense nas habilidades antes

Quais são as suas habilidades? Comece por aí! Antes da entrevista acontecer, faça uma análise. Entenda quem você é e anote, se precisar, quais são as suas maiores competências no que diz respeito a comportamento. 

Você aprende rápido? Lida bem com pessoas? Tem experiência em delegar tarefas? Tudo isso conta, e quanto mais conhecimento você tiver sobre si mesmo, mais fácil será chegar a essa conclusão. Autoconhecimento é tudo!

Monte exemplos que já aconteceram

Com as habilidades selecionadas, você pode aproveitar para lembrar e anotar alguma situação de outras experiências em que você precisou utilizar essas habilidades. 

Por exemplo: no seu antigo emprego, o seu líder ficou de férias e te deixou sob comando. Durante esse período, você precisou contar com a sua habilidade de liderança para guiar os demais colaboradores em suas respectivas tarefas. Mencionar essa ocasião na entrevista pode ser uma boa ideia.

Espere a hora certa de apresentar esses exemplos

Na entrevista, você precisa sentir o momento certo para apresentar esses exemplos. Quando o entrevistador faz perguntas do tipo “Conte-me sobre uma vez em que…” ou “Descreva uma situação em que…”, é um sinal verde para trazer essas situações à tona.

Se ele te perguntar sobre experiências anteriores, mesmo que de modo geral, você também pode usar como deixa para apresentar o exemplo. É tudo questão de falar e ouvir, como comentamos acima.

Agora que sabe como mostrar suas habilidades interpessoais na entrevista, que tal aprimorá-las oficialmente? Com uma pós intensiva online 6 meses, você adquire o necessário para se tornar um profissional completo em todos os sentidos. Não fique de fora dessa!

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