Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Até 2027, estas serão as habilidades mais demandadas: veja aqui

conceito de transformação digital para ilustrar texto sobre habilidades mais demandadas

O mundo dos negócios está sempre em evolução e saber quais são as habilidades mais demandadas pelo mercado de trabalho é fundamental para manter a empregabilidade.

Mesmo que 53% das habilidades necessárias permaneçam as mesmas, segundo o relatório Futuro do Trabalho 2023, desenvolvido pelo Fórum Econômico Mundial e a Fundação Dom Cabral, uma nova onda de habilidades está surgindo para compor esse cenário.

Quer saber quais são elas, por que são tão importantes e como desenvolvê-las? Continue a leitura!

Quais serão as habilidades mais demandadas até 2027?

Inteligência Artificial e Big Data

A Inteligência Artificial (IA) e o Big Data estão permeando todos os setores, desde a medicina até o varejo, e transformando a maneira como os negócios funcionam.

Na área de recursos humanos, por exemplo, a IA é usada para filtrar currículos, prever quais candidatos são mais adequados para uma vaga com base em seu perfil e experiência. No setor de vendas e marketing, é utilizada para análise de dados do cliente, previsão de comportamento de compra, personalização de ofertas e conteúdo e otimização de campanhas de publicidade.

Sendo assim, profissionais que dominem linguagens de programação voltadas para IA, como Python e R, serão cada vez mais requisitados. Além disso, é preciso compreender o funcionamento e a implementação dos algoritmos de Machine Learning.

Já a área de Big Data, que se refere ao grande volume de dados estruturados e não estruturados, está cada vez mais presente nas empresas, seja a partir das informações de transações comerciais, seja por meio das mídias sociais e documentos.

Para lidar com essa grande quantidade de dados, é preciso ter habilidades em ferramentas como Hadoop, Spark e conhecimentos em bancos de dados NoSQL é vital.

Uma imersão intensa, como as que acontecem em bootcamps de programação específicos podem ser uma boa escolha para aprender sobre o assunto. Eles oferecem programas intensivos que focam na prática direta e podem aumentar significativamente sua competência nessas áreas.

Cursos como a pós-graduação em Business Intelligence, Big Data e Analytics – Ciência de dados e de Inteligência Artificial e Machine Learning também são excelentes opções para se especializar.

Pensamento criativo

O pensamento criativo está ganhando cada vez mais destaque como uma das habilidades mais demandadas por um motivo simples, mas importante: a constante mudança do mundo do trabalho.

À medida que as tecnologias avançam, novos desafios surgem e as necessidades dos consumidores evoluem.

Conforme as tarefas rotineiras são cada vez mais automatizadas, as habilidades que não podem ser replicadas por máquinas se tornam mais valiosas. O pensamento criativo, que envolve a geração de ideias novas e originais, é uma dessas habilidades.

Para desenvolver ou estimular a criatividade, é importante sair da zona de conforto e se expor a novas experiências. Isso pode ser feito por meio da participação em workshops de ideação, brainstorming, sessões de co-criação e eventos de inovação.

A leitura de livros fora do seu campo de atuação também é uma ótima maneira de adquirir novas perspectivas e estimular o pensamento criativo. 

Resiliência, flexibilidade e agilidade

A habilidade de lidar com a pressão e se adaptar rapidamente a novas situações é fundamental em um ambiente corporativo sempre em mudança.

Resiliência é sobre manter a calma em situações estressantes e encontrar maneiras de superar desafios. Flexibilidade e agilidade se referem à capacidade de mudar rapidamente de direção e se adaptar a novas situações.

Para desenvolver essas habilidades, a prática de mindfulness, ou atenção plena, pode ser útil. Ela ajuda a gerenciar o estresse, melhorar o foco e aumentar a resiliência emocional.

Além disso, atividades que desafiam a tomada de decisões sob pressão, como esportes ou jogos de estratégia, podem ajudar a aumentar a flexibilidade e a agilidade mental. 

Pensamento analítico

O pensamento analítico permite que os profissionais interpretem complexos volumes de dados para tomar decisões mais informadas, o que está totalmente relacionado às habilidades de tecnologia que já citamos. No ambiente empresarial, isso pode resultar em melhores estratégias de negócio, maior eficiência operacional e maior vantagem competitiva.

A prática de resolução de problemas complexos, através de jogos de estratégia ou estudos de caso, pode ser muito útil.

Dominar ferramentas de análise de dados, como Excel, SQL ou softwares de BI (Business Intelligence), como Tableau e Power BI, são essenciais para quem deseja aprimorar suas habilidades analíticas.

Muitos cursos online oferecem treinamento prático nessas ferramentas, proporcionando um ótimo ponto de partida para o desenvolvimento dessa competência.

Na medida em que o mercado de trabalho continua a evoluir, as habilidades mais demandadas também mudam. A Inteligência Artificial e o Big Data, o pensamento criativo, a resiliência, a flexibilidade, a agilidade e o pensamento analítico são as competências que destacamos aqui. Vale a pena aprender e dominar essas habilidades agora para abrir portas para oportunidades futuras incríveis.

E que tal fazer isso através de um curso de especialização EAD? Conheça os nossos cursos de Pós, inscreva-se e comece a alavancar a sua carreira ainda hoje!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades