Profissionais de todas as áreas já perceberam que precisam saber como identificar e desenvolver suas soft skills, não é mesmo? Afinal de contas, a expressão já se consolidou no mercado de trabalho. Hoje em dia, tanto as empresas quanto os colaboradores entenderam que nem só de competências técnicas é feito um bom trabalho.
Na realidade, todos já sabem que entregas de qualidade dependem de uma série de fatores. Assim, as habilidades específicas de cada profissão são tão importantes quanto a maneira como os profissionais se comportam e lidam com todos os aspectos do trabalho. Ou seja, as soft skills, que são competências comportamentais e emocionais.
Sendo assim, o próximo passo dos profissionais que desejam se destacar é tratar as soft skills como prioridade. Para isso, o primeiro passo é identificar quais habilidades você já tem, e quais são as estratégias para desenvolver novas.
Então, nós vamos te ajudar com essa tarefa. Abaixo, você encontrará um tutorial para fazer tudo isso dar certo. Com 6 passos práticos, você vai descobrir as suas habilidades emocionais e descobrir como desenvolver novas. Pronto para aprender?
Como identificar e desenvolver suas soft skills em 6 passos
1 – Invista no seu autoconhecimento
Apesar de parecer uma palavra complicada, o termo “autoconhecimento” apenas resume a prática de conhecer a si mesmo. E esse é o primeiro passo para crescer profissionalmente com novas habilidades.
Ao exercitar o olhar para dentro, por meio de diversas ferramentas e com a ajuda de profissionais, como os psicólogos, você terá mais facilidade para avaliar suas ações, vontades e gostos e descobrir os seus pontos fortes.
Para começar, que tal fazer algumas perguntas sobre si e iniciar essa jornada? Veja algumas abaixo:
- O que gosta de fazer?
- Com o que gosta de trabalhar?
- O que mais chama a sua atenção na sua área?
- Quais atividades você mais gosta no seu emprego?
- Que demandas sempre são repassadas a você, por conta do seu desempenho?
- Quais são os principais feedbacks que já recebeu?
- Por que escolheu a profissão que tem hoje?
2 – Conte com a ajuda do olhar externo: mentores, feedbacks e colegas
Se autoconhecer é o primeiro passo. Porém, ele não é a única alternativa e ferramenta para “desenrolar” a consciência sobre a maneira como você age. Outra opção é contar com o olhar externo, que é bastante valioso.
Para isso, relembre conversas com seus mentores e gestores, trabalhos em conjunto com colegas de trabalho, feedbacks dos últimos meses e os comentários gerais que sempre circulam no ambiente de trabalho.
Em uma equipe, sempre tem um colaborador que é mais organizado, outro que é ótimo para se comunicar, aquele “desenrolado” que consegue resolver tudo, e assim por diante. Então, pelo que você é conhecido no trabalho?
Essas são pequenas pistas que vão te ajudar a completar o quebra-cabeças das suas habilidades.
3 – Revisite e revise o seu plano de carreira
Agora que você conseguiu identificar as suas habilidades, chegou a hora de pensar no futuro. Quais são as outras competências que você pode fortalecer?
Por mais que todas as soft skills sejam importantes e bem vistas pelo mercado, você precisa ser estratégico na hora de escolher algumas para desenvolver. Afinal de contas, tudo depende do seu perfil, profissão, atuação e objetivos para o futuro. Por exemplo, se você quer assumir posições de liderança, existem habilidades específicas que vão te deixar mais perto dessa meta.
Então, para conseguir fazer as melhores escolhas, você precisa revisitar o seu plano de carreira. Sabe aquele documento com seus objetivos e metas de curto, médio e longo prazo? É dele mesmo que estamos falando. Resgate o plano, relembre tudo o que você mapeou e faça uma revisão.
Talvez o que você desenhou ali não faça mais sentido hoje em dia. Portanto, vale a pena atualizar o seu planejamento e todos os passos para chegar onde deseja. Assim, você terá uma visão clara do que precisa fazer e melhorar, incluindo as melhores habilidades emocionais para cada momento.
4 – Escolhas as habilidades principais e crie um plano para cada uma delas
Sendo assim, faça uma lista com as competências desejadas e pense em um plano específico para cada uma delas.
Por mais que todas sejam soft skills, estamos falando de uma lista interminável de habilidades diversas, que muitas vezes não estão relacionadas entre si. Por isso, cada uma vai exigir ações e focos específicos, que você vai colocar em prática ao longo dos próximos meses.
5 – Permita-se estar em novos ambientes e situações
Todavia, muitas vezes as soft skills estão ligadas a nossa maneira de lidar com o mundo e outras pessoas, como um todo.
Por isso, se colocar em novos cenários e ambientes, experimentar o novo, ouvir pontos de vista diferentes, viajar, aprender novos idiomas, se arriscar (com cuidado) e se informar são ótimas maneiras de atingir os seus objetivos.
6 – Foque na educação continuada: pós-graduação e cursos livres
Finalmente, não se esqueça da educação formal. Por mais que cursos como graduações, especializações e cursos livres sejam focados nas hard skills, ou seja, nas habilidades técnicas, eles também ensinam muito sobre as habilidades comportamentais.
Inclusive, para finalizar a lista de como identificar e desenvolver suas soft skills, aprenda sobre Soft Skills em curso rápido. Com esse MBA, você vai melhorar ainda mais as suas habilidades comportamentais, adicionando diferenciais valiosos no currículo e fundamentais para o crescimento da sua carreira. Então, o que está esperando para se inscrever e começar?