Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Qual a importância da avaliação de desempenho para o colaborador?

qual a importância da avaliação de desempenho para o colaborador

Se você ainda não parou para analisar qual a importância da avaliação de desempenho para o colaborador, está na hora de compreender porque essa ferramenta é relevante na sua empresa. Fazer a gestão de pessoas é uma das formas mais eficientes de garantir a produtividade e envolver os colaboradores, garantindo resultados acima da média. 

Em geral, a área de Recursos Humanos é responsável por aplicar a avaliação, mas ela necessita do apoio de todas as áreas, especialmente dos gestores de cada uma. Diferentemente de um feedback, essa ferramenta conta com métodos variados que visam medir os resultados de uma pessoa ou de um time em relação aos objetivos e metas estabelecidos. 

Ambos têm o objetivo de ajudar na evolução dos profissionais, mas usam técnicas distintas para isso. O feedback costuma ser uma conversa individual onde um líder, ou colaborador expõe questões específicas do trabalho. 

Empresas que investem em uma boa gestão de pessoas apostam em feedbacks regulares, onde os profissionais podem comentar aspectos positivos e negativos do trabalho, além de uma conversa construtiva com foco em aumentar a motivação. A avaliação tem um propósito similar, porém, é mais sistemática.  

O que é e qual a importância da avaliação de desempenho?

A avaliação é mais abrangente e, além de analisar o comportamento individual dos colaboradores, ainda permite uma visão do desempenho geral, indicando pontos de melhoria em processos, por exemplo. 

Através desse recurso, as empresas têm informações detalhadas das performances das equipes, e conseguem desenvolver estratégias baseadas nessas análises. Com isso, consegue resultados mais expressivos e pode buscar ações específicas para apoiar o desempenho em determinados setores. Entenda como a avaliação contribui para o crescimento dos profissionais e da organização: 

Desempenho individual

Através de uma metodologia estruturada, é possível compreender melhor os pontos fortes e fracos de cada um. Assim, os gestores podem se apoiar nesses dados para promover melhorias na equipe, usando os pontos positivos e trabalhando para mudar os negativos. 

Isso também ajuda a entender quais são as tarefas que cada um executa melhor, fazendo um rearranjo que agilize os processos e gere melhores resultados. 

Para os colaboradores, mostra que as empresas estão buscando formas de ajudá-lo a se desenvolver profissionalmente. As pessoas não devem ver as avaliações como uma “bronca”, mas sim como oportunidade de desenvolver e aprimorar novas habilidades. 

Insights para o RH

O setor de Recursos Humanos também tem muito a ganhar com essa avaliação, especialmente nas empresas que buscam a promoção de talentos internos. Com os dados obtidos, é possível definir alguns profissionais para manter no radar caso surjam oportunidades, e ainda tem uma visão mais específica do tipo de cargo ou função é mais condizente com cada um. 

Ainda no desenvolvimento dos colaboradores, permite buscar capacitações mais customizadas. Digamos que alguém da equipe tem facilidade em determinado tema e boas características de liderança, mas precisa se aprofundar mais. 

A empresa pode oferecer apoio em uma especialização, como pós-graduação EAD, que permite que ele conquiste um nível mais elevado em relação ao assunto proposto e possa, quando possível, assumir um cargo de coordenação. 

Planejamento estratégico

Os planos e metas de uma organização passam, invariavelmente, pelo desempenho das pessoas. Compreendendo em detalhes a performance de cada um, fica mais fácil traçar estratégias de melhoria que contribuam com o planejamento da organização. 

Não só na gestão de pessoas, mas esse nível de detalhamento permite desenvolver uma equipe mais eficiente e aumenta o engajamento das pessoas. Isso melhora o clima organizacional, e faz com que os colaboradores se sintam parte da organização. 

Desenvolvimento pessoal

A empresa que realmente está empenhada em fazer uma avaliação eficaz do desempenho tem um como objetivo principal desenvolver os colaboradores, tendo em mente que, quanto mais conhecimento eles tiverem, melhor será sua atuação dentro da empresa. Com isso, essa ferramenta servirá para propor caminhos para que cada um evolua. 

E para os profissionais, essa é uma oportunidade para conquistar novas habilidades e se desenvolver. Isso significa não só melhorar o trabalho em equipe, como desenvolver soft skills que os permitirá buscar novos cargos. 

Como implementar uma avaliação de desempenho

Existem muitas formas de implementar uma avaliação de desempenho, pois há diferentes modelos. Eles são aplicados de acordo com o perfil da organização e o que ela busca em termos de resultado. Portanto, defina os objetivos e entenda exatamente o que quer medir. Podem ser pontos fortes e fracos, ou produtividade. Veja quais indicadores são relevantes para os objetivos da organização. 

Por fim, crie uma cultura de gestão de pessoas: para que a avaliação funcione, ela tem que ser feita regularmente, mas também fazer parte de um projeto de gestão bem estruturado. Não adianta nada avaliar se não for construir nada com o que foi medido. As empresas precisam saber o que fazer com as informações coletadas e como transformá-las em melhorias, e os colaboradores precisam ver que existem oportunidades relacionadas a melhora em seu desempenho. 

Assim, fica mais fácil entender qual a importância da avaliação de desempenho para o colaborador e como contribuir para o seu desenvolvimento e, consequentemente, de toda a organização. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades