Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

Qual a importância de ter um hobby e como iniciar um

mulher pintando arte para ilustrar texto sobre importância de ter um hobby

Já pensou em ter um hobby? Essa pergunta pode parecer estranha, mas poucas pessoas sabem da importância de ter um hobby. Os dias têm sido mais corrido e deixado todo mundo cada vez mais exausto. O cansaço nem sempre é só físico. Chega a ser mental e pode virar uma porta de entrada para estresse ou sobrecarga emocional.

Ter um hobby é fundamental para conseguir aliviar as tensões e estresses diários, além de ter um momento dedicado exclusivamente para si mesmo. Essa atividade deve ser feita por vontade própria em busca de satisfação e momento de alegria. Você pode escolher um esporte, um passeio, uma arte… As opções são inúmeras.

blog banner desconto em pós-graduação

A preferência depende dos gostos pessoais de cada um, mas só é necessário ser algo que te proporcione entretenimento e distração. Essa é uma das maneiras mais efetivas de trazer mais leveza e tranquilidade para os dias exaustivos. 

Melhor ainda: um hobby traz melhorias não só para a sua vida pessoal, mas também na profissional. Pensando nisso, apresentamos os benefícios e a importância de ter um hobby.

Qual a importância de ter um hobby?

Ter um hobby é essencial para te ajudar a ter foco, além de conseguir se dedicar a um projeto divertido e só seu depois de uma semana estressante. Nesse momento, você consegue deixar a tensão e devaneios longe do seu corpo, permitindo que sua concentração fique totalmente focada no que faz no momento.

Não ter um momento para aproveitar sua companhia pode te deixar mais estressado e mal-humorado, pois não há a chance de você descarregar suas emoções e cansaço da semana, e assim acaba sendo obrigado a carregar tudo sozinho. Além disso, não ter esses momentos de paz na sua rotina pode tirar o prazer de tudo.

Isso também é especialmente importante para profissionais insatisfeitos, pois eles podem criar algo da maneira que desejam ou desenvolver uma nova habilidade que, até então, era um sonho. É importante entender que o hobby não tem o papel de substituir a realização profissional, mas isso pode acabar aliviando a frustração enquanto uma oportunidade melhor não aparece.

4 benefícios em ter um hobby

Tempo é algo precioso e nem todo mundo valoriza isso. Mas, ao começar a praticar um hobby, é possível reverter isso e até aproveitar melhor a vida. Você pode aprimorar ainda mais as habilidades que já possui ou explorar novas áreas da sua vida fortalecendo o corpo e o intelecto. 

Para te ajudar nesse processo de escolher o seu hobby, listamos 4 benefícios. Confira!

1 – Autoconhecimento e autoestima em dia

Pode acreditar: ter um hobby na sua vida vai, naturalmente, estimular o seu autoconhecimento. Você acaba fazendo algo que gosta, tendo prazer em executar essa atividade e isso fortalece a sua autoestima. Você vai querer contar a todos sobre seu processo e vai dar mais importância ao seu eu interior do que focar em outras atividades.

2 – Estimula a sua criatividade

Para sua criatividade ficar cada vez melhor, é importante escolher uma atividade que envolva paixão e naturalidade, pois isso é extremamente estimulante para diversos setores da sua mente. 

Se o seu hobby for fazer trilhas e prestar atenção nas paisagens que vai encontrar no caminho, você encontrará um combustível para o seu pensamento criativo. Assim, quando voltar a trabalhar, será perceptível o modo como você encara as atividades.

3 – Tenha uma válvula de escape

Pode até parecer difícil, mas tirar a sua cabeça do trabalho é extremamente necessário para você conseguir ter perspectiva e avançar na sua profissão. Não adianta ficar todos os dias focado no ambiente profissional, pois isso vai acabar lhe gerando um incômodo desnecessário e estressante. Ter um hobby funciona como uma alternativa para liberar a pressão.

4 – Motivação será seu sobrenome

Se você tem se sentido desmotivado para levantar da cama e ir até o trabalho, saiba que ter um hobby ajuda a recuperar boa parte dessa motivação perdida. Às vezes, esse desânimo não está diretamente ligado a sua profissão em si, mas na ausência de um tempo inteiramente dedicado às suas paixões e atividades favoritas.

Como iniciar um novo hobby?

Se você ainda não tem um hobby e gostou dos benefícios que isso pode trazer a sua vida, existem algumas formas de tentar descobrir qual atividade te dá mais prazer. Você pode:

  • Testar novas receitas na cozinha;
  • Ir para o lado artístico com aulas de pintura em tela ou madeira;
  • Se prefere esportes, você pode fazer parte de um grupo de corrida ou até praticar futebol ou tênis com amigos;
  • Explorar a cidade pode ser uma boa opção e aproveitar cada detalhe que não conhece ainda.

Essas são apenas algumas opções de como ter hobbies, pois o principal é entender a importância de ter um hobby e entender que esse é o momento destinado a sua paz e prazer pessoal. Tenha um propósito, entenda que você precisa desse descanso e não se culpe por isso. Confira mais dicas sobre como cuidar da saúde mental e emocional

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades