Afinal, qual a importância de um líder no trabalho em equipe​?

Mulher em um escritório sorri para a foto. Importância do líder no trabalho em equipe

Você sabe qual é a importância de um líder no trabalho em equipe? Para ser capaz de atingir as metas e resultados esperados pela empresa, os profissionais de um time precisam colaborar na realização de suas tarefas, e o gestor tem um papel central em criar um ambiente favorável a isso. 

É muito raro ter uma ocupação que não exija parceria ou cooperação com outras pessoas. Em um setor, existem profissionais que executam as mesmas tarefas, mas também diferentes especialidades, onde cada colaborador agrega para o produto final. 

Por isso, manter esse time unido e em busca dos mesmos objetivos contribui para um bom clima organizacional e para a conclusão de metas e entrega de resultados. E com seu poder de influência, o líder é capaz de estimular essa colaboração. 

Qual a importância de um líder no trabalho em equipe?

O líder tem a missão de comandar o time, delegando e supervisionando tarefas, sempre com os objetivos da empresa em mente. Portanto, precisa ser organizado e analítico, mantendo o controle sobre os projetos, enquanto oferece autonomia para os profissionais. 

Como em sistema de produção, cada colaborador tem sua função e uma atividade depende da outra. Assim, a harmonia e realização dos projetos depende de uma boa relação entre as pessoas do mesmo time. 

Nesse contexto, o papel do líder é trabalhar aspectos comportamentais no time, para que eles consigam visualizar os benefícios do trabalho em equipe. Entenda a importância do gestor nesse processo:

Melhor clima organizacional

Ambientes de trabalho tóxicos tem influência negativa nos profissionais individualmente e na equipe como um todo. Esse tipo de clima acaba tendo o efeito oposto da colaboração, e faz com que as pessoas não se atentem ou se importem com o trabalho alheio. 

Assim, prazos são ignorados, trabalhos precisam ser refeitos e o time não é capaz nem de ouvir com atenção uns aos outros. Quando o líder busca uma comunicação aberta e deixa claro como a colaboração pode ajudá-los e facilitar sua rotina de trabalho, as pessoas criam relações interpessoais mais saudáveis.

Motivação da equipe

No final das contas, o objetivo do setor é o mesmo, e quando o papel de cada um para alcançá-lo fica claro, todos entendem como seu esforço individual contribui para o coletivo. E é o líder quem deve fazer esses apontamentos e garantir que todos na equipe entendam seu valor e se sintam motivados. 

Produtividade e resultados

Desenvolver um bom trabalho em equipe terá influência nos resultados. Quando as pessoas têm a clareza de seus papéis e da contribuição de cada um, trabalhando pelo mesmo objetivo, a equipe será mais produtiva. Ao invés de atrasar projetos e tentar fazer tudo sozinho, eles poderão compartilhar dúvidas e dividir conhecimentos, tornando os projetos mais inovadores e os resultados acima do esperado. 

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Como criar um ambiente colaborativo?

O bom trabalho em equipe é a chave para uma liderança de destaque. Mas, então, como fazer isso acontecer, na prática? Como falamos, isso envolve o desenvolvimento de habilidades comportamentais, portanto o líder deve ser o primeiro a agir de forma colaborativa, ouvindo as pessoas, ajudando como pode e incentivando-os a utilizar seu potencial. Além disso, veja como criar um ambiente propício à colaboração:

Comunicação em primeiro lugar

Trabalhar em equipe exige uma boa interação, e quando se fala em comunicação não é apenas falar sobre determinado assunto, mas também como falar e ouvir. O líder deve incentivar o time a ser mais empático, se colocando no lugar dos colegas. 

Além disso, ao estimular que cada um compartilhe seus desafios durante a execução de tarefas, permite que eles entendam melhor como a rotina do outro funciona pois, acredita, às vezes eles não têm clareza sobre isso. 

Também permite que se comuniquem abertamente e com respeito, buscando soluções que funcionem para todos. 

Ofereça autonomia

Além de ser um sinal de confiança nos profissionais, também é uma forma deles desenvolverem suas habilidades de colaboração. Quando o time tem autonomia para agir e sabe se comunicar, podem chegar a soluções eficientes e até ideias inovadoras juntos. 

Incentive o desenvolvimento dos colaboradores

Quando um time colabora, é possível visualizar as etapas do processo onde cada um se destaca. Isso aponta possibilidades de crescimento para cada um e é o líder quem deve ajudá-los e guiá-los para o desenvolvimento da carreira. 

Individualmente, ele deve promover feedbacks e, em equipe, mostrar essas características de um e de outro que os ajuda coletivamente. 

Ainda em seu papel no desenvolvimento da equipe, ele pode promover treinamentos e ainda incentivá-los a buscarem especializações que os ajudarão com novos conhecimentos. O aperfeiçoamento profissional tem impacto nas carreira individuais, mas também permite que as pessoas desenvolvam novas ferramentas que ajudarão o time. 

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