Acumular trabalho e funções é uma questão que afeta diretamente a produtividade dos colaboradores e ainda têm impacto em sua saúde-mental. No entanto, muitas pessoas, especialmente em posições de liderança, adotam uma postura mais centralizadora que pode contribuir com esse acúmulo e afetar o desempenho da equipe. Por isso, é necessário destacar a importância de delegar tarefas.
Quando se trata de hierarquia organizacional, existem modelos mais tradicionais como cargos júnior, pleno e sênior, mas cada empresa desenvolve métodos diferentes. O que é comum independente do setor é que diferentes níveis têm diferentes responsabilidades.
Em posições de gerência, seja de uma pequena equipe, seja de um grande setor, é possível que os líderes não tenham clareza na hora de definir seus papéis e o de seu time. Isso pode acontecer por diversos motivos, como querer mostrar competência no cargo, se sentir inseguro quanto a tomada de decisões ou falta de confiança nos colaboradores.
Como consequência, isso trará a longo prazo falhas na comunicação, atrasos e acúmulo de tarefas nas mãos de uma só pessoa.
O que significa delegar tarefas?
Em qualquer esporte coletivo, cada jogador tem sua função definida no campo ou na quadra. Eventualmente eles podem cumprir outras tarefas se a ocasião exigir, mas em geral se atentam aos seus pontos fortes.
E quem tem a melhor percepção sobre isso e aponta o caminho para que cada jogador se desenvolva em suas funções é o técnico. No mundo corporativo, a ideia é similar, já que a função do líder é estratégica.
Para isso, ele precisa observar seu time e determinar atividades para cada um, tendo em mente as principais competências de todos. Portanto, o ato de delegar representa a divisão das tarefas dentro de um grupo.
O que muitas vezes acontece, porém, é que profissionais nessas posições nem sempre conseguem fazer isso sem abrir mão do controle, o que pode trazer problemas para a equipe.
A importância de delegar tarefas
Quando se tornam controladores, esses gestores não são capazes de observar seu time e determinar as tarefas que melhor se alinham com seus conhecimentos, e acaba se transformando naquele profissional do estilo “faz e obedece”.
Os profissionais, sem autonomia para tomar decisões, apenas aguardam o posicionamento dos chefes para dizer o que fazer, como responder clientes, o que priorizar e outras questões práticas do dia a dia que poderiam ser resolvidas facilmente.
Assim, perdem o impulso de sugerir novas ideias, ou até mesmo deixam de se interessar pela área e pesquisar novos temas que podem contribuir para os objetivos do setor.
O que muitos líderes não entendem é que delegar não é só mandar, mas sim apontar com clareza as funções de cada um e o que esse trabalho significa para o todo, deixando claros seus papéis na organização. Entenda a seguir a importância de delegar tarefas:
Evita acúmulo de trabalho
O que acontece quando esses líderes têm dificuldade em delegar e acabam concentrando toda tomada de decisão é que as tarefas se acumulam, aumentando as horas trabalhadas e atrasando o trabalho das outras pessoas.
Além disso, com trabalho em excesso, é comum que erros passem batidos, o que irá afetar os resultados finais.
Possibilita uma atuação estratégica
Como falamos, posições de liderança possuem um perfil mais estratégico. Esses profissionais devem ser capazes de analisar o mercado, bem como seus times, e desenvolver um planejamento que aumente a competitividade e se alinhe com os objetivos e metas da empresa.
Porém, com tantas tarefas operacionais nas mãos, fica difícil ter tempo de sobra para traçar estratégias eficientes e buscar inovações.
Permite que os profissionais se desenvolvam
Com autonomia e liberdade para tomar decisões, os profissionais conseguem explorar suas qualidades e trabalhar para desenvolver suas competências. Além de impactar positivamente em seu desempenho, eles podem desenvolver outras habilidades e sentem confiança para inovar e buscar novas referências.
Isso aumenta seu conhecimento sobre a função e o mercado de atuação, oferecendo mais produtividade e contribuindo para os resultados da empresa.
Melhora o trabalho em equipe
Ao serem capazes de decidir sobre questões práticas de seu trabalho, eles equilibram melhor os afazeres em equipe. Quando todos sabem com clareza o que cada um faz para contribuir com os objetivos do setor, fica mais fácil se alinhar e colaborar.
Aumenta a produtividade
Todos os fatores acima estão ligados à produtividade do time que, ao trabalhar em equipe, ter clareza sobre seu papel e autonomia para agir de acordo com suas expertises, vai aumentar.
Como delegar tarefas?
Parte da capacidade de delegar tarefas vem da cultura organizacional, que deve ter essa ação como uma caraterística dos líderes. Isso traz benefícios para as organizações além da produtividade, e permite ter profissionais cada vez mais especializados e preparados para transformações.
Portanto, aprender a delegar tarefas de maneira eficaz deve ser transmitido a esses cargos de gestão, seja por meio de treinamento e workshops, seja com especializações, como a pós-graduação em Gestão de Projetos.
Com o conhecimento adequado, fica mais fácil para os líderes compreenderem a importância de delegar tarefas, e se basear em métodos para observar o time e definir o papel de cada um.