Ir para o conteúdo
Curiosidades

Incentivo à leitura na Educação Infantil: 6 ações que ajudam

crianças com livros para ilustrar texto sobre incentivo à leitura na Educação Infantil

Você já deve saber os benefícios da leitura para as crianças, não é mesmo? Afinal, desenvolver o hábito de ler, além de ser uma excelente maneira de se divertir, aumenta o vocabulário, instiga a criatividade, melhora as habilidades de escrita, expõe a criança a situações diferentes e ajuda na formação do pensamento crítico. Sendo assim, como ajudar no incentivo à leitura na Educação Infantil?

Como profissional da educação, você pode aderir a algumas ações para fazer com que seus alunos leiam mais e, aos poucos, desenvolvam o hábito da leitura. Então, para te ajudar a criar um plano de ação aos pequenos leitores, indicamos algumas possibilidades que você pode colocar em prática.

Confira 6 ações de estímulo à leitura abaixo, e comece a aplicá-las com seus alunos da Educação Infantil.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

6 ações de incentivo à leitura na Educação Infantil

1 – Comece pelo exemplo: seja um leitor e mostre isso às crianças

Ser um exemplo de atitudes e comportamentos é uma excelente forma de ensinar qualquer pessoa. E quando falamos de crianças, a importância de ser um exemplo fica ainda maior, especialmente com adultos em posições de autoridade, como pais, responsáveis e professores.

Por isso, para incentivar o hábito da leitura, mostre às crianças que você também gosta de ler. Deixe que elas vejam, na prática, como ler pode ser prazeroso, e perceba que elas vão assumir uma outra postura em relação aos livros, bem positiva.

2 – Estimule a leitura antes mesmo da alfabetização

Outro ponto importante é não esperar a alfabetização para estimular a leitura. Afinal, você pode incentivar o hábito por meio de livros de figuras, com texturas, áudios e até mesmo lendo para os pequenos. Então, especialmente na Educação Infantil, use todas as ferramentas disponíveis para introduzir o mundo dos livros aos pequenos.

Dessa maneira, eles crescerão acostumados com a presença dos livros e sabendo que eles podem ser os protagonistas de experiências agradáveis e transformadoras.

3 – Desenvolva várias atividades em torno de leituras

Ao expandir o universo da leitura para além do objeto “livro” em si, você ajuda as crianças a pensarem na leitura de formas diferentes. É por isso que as leituras não devem ser únicas, mas sim ligadas a uma série de outras ações e atividades, enriquecendo as experiências.

Por exemplo, promova pequenas rodas de conversas e debates sobre um livro que a classe teve contato, passe atividades sobre os livros ou assuntos tratados na leitura e até mesmo integre diferentes disciplinas para falar sobre uma obra.

Que tal conversar com os professores de Educação Física, Artes, Música e até mesmo Inglês sobre isso? As ideias podem ser geniais e amplificar ainda mais os benefícios da leitura.

4 – Construa um “cantinho da leitura” na própria sala de aula

Se você ainda não tem um “cantinho da leitura” na sala de aula, pode ser uma boa ideia desenvolver um. Assim, ao organizar um espaço dedicado aos livros, com objetos dispostos para facilitar e incentivar o uso pelas crianças e pode ser explorado pelos alunos, você facilita o acesso à leitura.

Então, durante as aulas, nos intervalos e períodos livres, eles terão a possibilidade de encontrar livros novos, descobrir histórias diferentes e se encantar ainda mais com todos os universos que existem dentro do papel e das letras.

5 – Garanta que a leitura seja uma atividade prazerosa

Por mais que os benefícios da leitura sejam claros, bem como a possibilidade de se encantar com novas histórias, nem sempre as crianças vão adorar a experiência logo de cara. E por isso, “forçar” o hábito de ler sem pensar nesse cenário pode deixar a atividade chata.

Sendo assim, é sua responsabilidade pensar em maneiras de deixar a leitura agradável e prazerosa. Para isso, contextualize as histórias, leve curiosidades, faça pontes entre o livro e o “mundo real”, conecte a leitura com outros momentos do aprendizado em sala de aula e garanta que tudo será muito dinâmico.

Assim, as chances de promover momentos prazerosos e felizes para as crianças aumentam, aliando o lúdico com o conhecimento.

6 – Leve as crianças a outros espaços relacionados aos livros

Enfim, que tal organizar atividades que ultrapassem a sala de aula? Você pode levar os alunos periodicamente à biblioteca da escola e planejar saídas pedagógicas para outras bibliotecas da sua cidade. Além disso, também pode visitar eventos, como as bienais do livro, e até mesmo propor passeios a espaços dedicados à leitura.

Afinal, aumentar a exposição das crianças aos livros fora da escola pode ser uma excelente maneira de expandir os horizontes dos pequenos às possibilidades da leitura.

Gostou das sugestões de ações para o incentivo à leitura na Educação Infantil? Então aproveite o momento para se desenvolver ainda mais como profissional. Confira as opções de pós Anhanguera e dê mais um passo rumo ao sucesso da sua carreira, melhorando suas habilidades e repertório como educador na Educação Infantil.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades