Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Influência no trabalho: saiba como desenvolvê-la em 5 passos

influência no trabalho

Você já parou para pensar sobre como anda o seu poder de influência no trabalho? Essa é uma daquelas competências importantes de se desenvolver, pois te levam para mais perto dos seus objetivos profissionais. 

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Colaboradores influentes conseguem conquistar mais espaço na empresa, emplacar ideias e projetos, além de ter uma relação mais próxima com pessoas que podem ajudá-lo a chegar mais longe. 

Como desenvolver influência no trabalho?

Quando pensamos sobre a dinâmica de trabalho em uma empresa, é bem provável desenvolver projetos e atividades em conjunto com outros profissionais. Com isso, nem sempre você terá autonomia para seguir apenas as suas ideias e trabalhar de forma independente. 

Por esse motivo, é tão importante desenvolver a sua influência no trabalho. Porém, essa capacidade não se dá de forma rápida. É preciso adotar algumas práticas na rotina e, dia após dia, você será alguém mais influente naquele ambiente. 

De forma resumida, para ser influente no trabalho é preciso manter boas relações interpessoais, ser ético e dominar bem a área que você atua. Há ainda outras práticas que podem te ajudar muito a conquistar essa posição. 

Quer saber como? Confira as dicas abaixo!

1 – Cultive uma boa relação com os colegas

Manter um bom relacionamento com os colegas de trabalho é importante em diversos aspectos, principalmente quando falamos em influência no ambiente corporativo. Criar uma conexão com essas pessoas é o primeiro passo para convencê-las quando a for a hora de você emplacar uma ideia. 

Existem alguns caminhos para isso. O primeiro é: escute-as! Antes de dominar a conversa e já partir para o convencimento, você precisa ouvir as pessoas com as quais você se relaciona para criar essa conexão. 

Você pode aproveitar o horário de almoço para conversar sobre interesses, planos e família, por exemplo. Quando as pessoas se conhecem para além das tarefas diárias do trabalho, a conversa fica mais fácil e natural. Consequentemente, você terá mais facilidade para influenciá-las. 

2 – Saiba quais são os objetivos da empresa

Quando um colaborador está alinhado com os objetivos de negócio da empresa, há mais espaço para trabalhar a sua capacidade de influência. Isso acontece porque gestores e diretores entendem que estão diante de alguém alinhado com suas perspectivas, o que torna tudo mais fácil para se estabelecer uma relação de confiança. 

Antes de propor uma nova ideia, projeto ou caminho para um trabalho, lembre-se sempre de analisar se a sua visão está alinhada com os objetivos da empresa. Procure pontos de interesse em comum e pense em como sua ideia pode beneficiar o negócio como um todo.

3 – Argumente com exemplos

Não há dúvida de que ter boas ideias é fundamental no trabalho, mas, para que seja emplacada, é importante provar que ela é válida e será bem-sucedida. Como fazer isso? Use e abuse dos exemplos! Busque outras empresas que fizeram o mesmo ou algo parecido e que tiveram sucesso. 

Também é interessante apresentar dados para enriquecer a sua argumentação. Dependendo da sua área de atuação, pode ser importante expor uma análise de concorrência ou se basear em estudos acadêmicos para provar um ponto. 

Esses recursos vão te ajudar não apenas a influenciar outras pessoas, como também te deixar mais seguro na hora de expor suas ideias.

4 – Atente-se à linguagem corporal

Para ser um profissional influente, é importante compreender a importância da linguagem corporal. Essa é uma ferramenta que pode te ajudar muito na hora de apresentar suas ideias e expor opiniões no ambiente corporativo. 

Quando você adota uma postura corporal positiva, fica mais fácil de transmitir confiança em suas palavras e ações. Para isso, mantenha uma postura naturalmente ereta, mas confortável. Não cruze os braços, nem se aproxime tanto das pessoas para não intimidá-las. 

Além disso, use um tom de voz mais baixo. Ao falar mais alto, você pode transmitir arrogância e até autoritarismo, o que não é nem um pouco bem visto no ambiente de trabalho.

Para completar, procure olhar nos olhos de quem você conversa e realmente prestar atenção no que está sendo dito. Faça isso de forma natural, assim a pessoa vai perceber que há conexão entre vocês.

5 – Seja um especialista na área

Outro ponto importante e fundamental para influenciar as pessoas no trabalho é ser um especialista na sua área de atuação. Ao se tornar uma referência, as pessoas naturalmente vão recorrer a você quando o assunto estiver em pauta. Provavelmente, a opinião será levada em conta e considerada importante para a tomada de decisões.

Existem alguns caminhos para se tornar um especialista. O primeiro passo é definir a sua área de interesse. O que você gosta de fazer? Como deseja direcionar o seu trabalho? Como você enxerga a sua carreira daqui alguns anos?

Responder essas perguntas vai te ajudar aquilo que você gosta com as possibilidades de especialização dentro da sua área. Depois, é só escolher a melhor opção de pós-graduação para você e se dedicar nos estudos. Assim, será mais fácil conquistar influência no trabalho.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades