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Carreira em Pauta

O que é integridade profissional e qual a importância; veja aqui

integridade profissional

O ambiente corporativo pode ser difícil de navegar. A alta competitividade já fez com que o mercado de trabalho fosse muitas vezes comparado com a selva. Em meio a isso, é possível encontrar pessoas que não tem profissionalismo e integridade profissional

Embora seja um traço negativo e que aponta a falta de caráter de algumas pessoas, é uma realidade da qual só se escapa quando se tem valores bem definidos e trabalha com foco em seus objetivos profissionais sem tentar prejudicar os outros no processo. 

Somente por meio da integridade que as pessoas são capazes de construir relações de confiança, fortalecer sua reputação e se desenvolver de maneira transparente. 

O que é integridade profissional?

A integridade profissional é pautada por princípios éticos e se baseia na transparência, honestidade, respeito e responsabilidade necessários para exercer qualquer função. É com base nessas características que um profissional deve atuar, tendo seus valores norteando suas ações. 

Quando se fala em integridade, porém, existem muitas vertentes que podem ser desdobradas, dependendo da função de cada um. Confira:

Integridade social: trata-se do respeito ao próximo e da boa convivência, praticando empatia com as limitações de cada um. 

Integridade de dados: saber proteger e guardar informações confidenciais, acesso a senhas, dados e outros dados sigilosos que não devem ser compartilhadas. 

Integridade física e moral: se refere à proteção da moral e dignidade, além da condição física, evitando abusos emocionais que podem afetar a saúde física e mental.

A integridade é o norte que o profissional seguirá para desenvolver suas tarefas e tomar decisões e isso inclui a maneira como convive com os colegas e as escolhas que faz. Quando faltam essas características vemos profissionais que agem de forma irresponsável. Veja como avaliar a integridade de uma pessoa:

  • Quer receber o crédito por um trabalho feito em equipe
  • Mente para colegas e clientes
  • Culpa os outros por erros que cometeu
  • Não se responsabiliza por suas ações
  • Não se compromete com a equipe, prazos, e com sua palavra
  • Menosprezar, criticar ou debochar de colegas

Como demonstrar integridade no trabalho? 

Alguns valores estão muito enraizados em nós, o que é bom pois nos guiam pela carreira e na tomada de decisões na vida. Mas algumas vezes, por pressão ou ambição, é possível praticar ações que põe a prova a integridade pessoal. 

Pode ser por medo de ser demitido, ou vergonha, que são sentimentos válidos. Mas, a longo prazo, irá afetar a maneira como é visto na organização e atrapalhar o desenvolvimento profissional. Portanto, veja como demonstrar integridade no trabalho:

Assuma seus erros

Já falamos sobre isso, mas é importante lembrar: erros acontecem. Alguns ambientes de trabalho com clima organizacional hostil podem gerar medo nas pessoas, a ponto de afetar seu emocional e impedir que eles sejam honestos por temer a repercussão. 

Mas por mais difícil que seja, é preciso ser capaz de assumir seu papel quando algo der errado, ao invés de deixar que a situação comprometa as outras pessoas. Desenvolva habilidades que reforcem sua capacidade de lidar com problemas e, quando isso acontecer, seja sincero e aproveite para sugerir possíveis soluções. 

Pense nos colegas

Você pode estar com as tarefas acumuladas e os prazos apertados, mas já parou para pensar que, provavelmente, seus colegas estão na mesma situação? Caso vá atrasar uma entrega, avise com antecedência e tente negociar. Além disso, busque agir de maneira que suas ações não irão prejudicar os outros. 

Da mesma forma, saiba reconhecer o esforço de cada quando os resultados forem positivos. Ninguém trabalha sozinho e, para concluir metas, é preciso contar com o trabalho em equipe. 

Seja coerente

Parece óbvio dizer isso, mas ser incoerente entre o que diz e faz é comum. Principalmente em posições de liderança ou na dinâmica entre cargos mais elevados, as pessoas mantêm certo discurso que, na prática, não se sustentam. 

Isso torna difícil a convivência e a pessoa perde a confiança e apreço dos colegas. Portanto, pratique o que fala e incentive os outros a fazer o mesmo. 

Siga evoluindo profissionalmente

Por mais íntegra que uma pessoa se considere, ampliar seu conhecimento e visão de mundo pode trazer outras perspectivas sobre suas ações. Ao seguir se aprimorando, além de adquirir novos conhecimentos técnicos e comportamentais, pode conhecer outros exemplos de integridade. 

Faça uma especialização como a pós-graduação EAD 10 meses e fortaleça esses conceitos enquanto aumenta as possibilidades de evolução na carreira.

Qual a importância da integridade no trabalho?

De forma resumida, a integridade profissional fortalece a carreira das pessoas, abrindo novas oportunidades, ampliando as conexões e trazendo possibilidades de crescimento. Mas não só isso, ela ainda traz outros benefícios. Confira:

Confiança: ao ser honesto e transparente, ganha a confiança de clientes, colegas e líderes, criando oportunidades de negócios e novas parcerias. 

Bom clima organizacional: ninguém quer trabalhar em um ambiente hostil, e o primeiro passo é fortalecer a integridade. Muitos traços tóxicos vem da falta desses valores, e o contrário, um clima agradável, permite que todos se sintam à vontade para realizar suas tarefas e evoluir.

Potencial de liderança: Por fim, a integridade profissional oferece a oportunidade de trazer uma carreira que leve a posições de liderança, já que um bom líder deve ser íntegro acima de tudo.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

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