Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Investimento em ESG é tendência corporativa para 2024; veja

investimento em ESG

Questões ligadas à sustentabilidade já fazem parte dos debates corporativos, não é mesmo? Há algumas décadas, as organizações começaram a perceber que tais pontos precisam ser debatidos e incorporados no mundo empresarial. Desde então, a preocupação e o compromisso com eles só cresceu, impactando o cenário de investimento em ESG.

Inclusive, uma pesquisa da consultoria global PwC mostrou que, em 2024, eles devem crescer ainda mais, sabia? E isso pode ser uma oportunidade de ouro para profissionais que estão de olho no mercado de trabalho.

Investimento em ESG: cenário positivo para 2024

De acordo com a PwC, a expectativa é que entre 2021 e 2026, fundos de investimentos de todo o mundo, ligados às questões ambientais, sociais e de governança, tenham um crescimento de 12,9% ao ano. Isso significa que os recursos destinados a iniciativas ESG chegarão a 21,5% de todos os ativos sob gestão no mundo.

Como resultado, muitas empresas já começaram a se movimentar para conseguir acessar esses recursos. Para isso, de acordo com matéria do Mundo do Marketing, a produção de relatórios de ESG estão a todo vapor. Afinal de contas, eles são um material fundamental para provar o investimento e o comprometimento com questões sociais, de governança e meio ambiente.

Contudo, tanto a produção de relatórios quanto o desenvolvimento de programas com foco ESG não são tão simples assim. Conforme detalhado pelo Mundo do Marketing, muitas companhias têm dificuldade na hora de estruturar uma abordagem de sustentabilidade que seja genuína, conectada com os valores da empresa, capaz de gerar impactos significativos e que seja factível.

Então, por mais que o mundo corporativo já esteja ciente da importância das questões ambientais, de governança e sociais para a sustentabilidade das próprias empresas, ainda há desconexões entre o discurso e a prática. Apesar da compreensão do ESG e da vontade de agir, o dia a dia mostra que essa jornada não é nada simples ou rápida.

Nesse contexto, profissionais de diversas áreas, que tenham um foco específico em ESG, podem estar diante de uma oportunidade de ouro.

Banner 2 do projeto de pós-graduação

Como aproveitar essa tendência?

Com um cenário promissor para empresas que investirem na área, elas estão cada vez mais necessitadas de profissionais que compreendem profundamente os detalhes dessa agenda. Elas perceberam que nem todo profissional pode liderar os esforços ESG de uma companhia e, assim, os especialistas entraram em cena.

Formados em diversas áreas e fundamentais em dezenas de departamentos diferentes, os profissionais de governança, meio ambiente e sociedade são responsáveis por desenvolver uma visão estratégica para as empresas, dentro do tema. Para isso, eles são focados na garantia de que os valores ESG serão incorporados por toda a companhia, atuando de forma multidisciplinar.

Por exemplo, é possível ser um consultor interno, estar por trás da viabilização de projetos, atuar com o treinamento e conscientização de colaboradores, minimizar impactos negativos, trabalhar com indicadores de sustentabilidade, dentre muitas outras atribuições.

Sendo assim, compreender que o ESG vai continuar em alta significa captar esse sinal e incorporá-lo em sua carreira. Caso você já atue com sustentabilidade ou tenha interesse no tema, esse é o momento ideal para investir no tema e ganhar destaque no mercado de trabalho.

Afinal, não há cursos de graduação específicos para essa agenda, e como ela engloba todos os departamentos e atividades corporativas, profissionais de todas as áreas podem contribuir com ela. Contudo, a simples vontade ou afinidade com o tema não são o suficiente.

Hora de se tornar um especialista em ESG

Um ponto em comum entre os atuais profissionais da área é o alto nível de escolaridade, com destaque para a pós-graduação, de acordo com uma pesquisa da Abraps com a Deloitte.

Três em cada quatro profissionais trabalhando com sustentabilidade são pós-graduados. Além disso, 40% são especialistas em ESG. Ou seja, eles fizeram um curso de pós-graduação na área. Isso mostra que, para aproveitar a tendência e os investimentos das companhias, vale a pena focar em uma especialização em sustentabilidade.

Com uma pós, você vai mergulhar no mundo ESG como nunca antes. Terá acesso a conteúdos atualizados, que consideram as demandas do mercado e suas tendências, com aulas de excelência, desenhadas por professores com experiência prática e conhecimento docente.

Além disso, você contará com materiais extras, que complementarão a sua formação, todo o suporte de tutores e acesso à maior biblioteca virtual da América Latina. Tudo isso em uma plataforma digital integrada, acessível onde e quando você quiser.

Dessa maneira, você terá a oportunidade de receber o título oficial de especialista em ESG, com um certificado digital emitido em tempo recorde, para você não perder tempo e já se inscrever em processos seletivos. Confira os cursos:

Então, agora que você já sabe do cenário de investimento em ESG e da oportunidade que eles representam para profissionais da área, o que está esperando? Inscreva-se na pós EAD Anhanguera, que tem opções diversas para quem quer aprender mais sobre questões ambientais, sociais e de governança nas organizações, e não deixe o sucesso escapar!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades