A jornada empreendedora do fundador da Cacau Show: conheça aqui

embalagem de La Creme para ilustrar texto sobre jornada empreendedora do fundador da Cacau Show

Sendo brasileiro, é bem provável que você já tenha se deparado com ao menos uma loja da Cacau Show pelas ruas. Ou, quem sabe, visto propagandas da marca na televisão e anúncios na internet. Afinal, a empresa é referência no Brasil, e nasceu de uma maneira inusitada e inspiradora. Quer saber como? Então descubra agora a jornada empreendedora do fundador da Cacau Show, Alexandre Tadeu da Costa.

A caminhada do idealizador da companhia, mais conhecido como Alê Costa, é surpreendente, e caso você esteja pensando em se tornar empreendedor, com certeza ela vai te motivar.

A jornada empreendedora do fundador da Cacau Show

A Cacau Show começou há 35 anos, em 1988, na época da Páscoa. Não tinha como ser diferente, não é mesmo? Foi neste período que Alexandre Tadeu da Costa, com apenas 17 anos, decidiu que revenderia chocolates para o feriado. Ele só não contava com o sucesso de sua empreitada.

Transformando os desafios em oportunidade

De acordo com o portal Sua Franquia, ao todo, as encomendas recebidas chegaram a 2 mil ovos de Páscoa, de 50 gramas cada. E, ao tentar fazer o pedido dos chocolates, a fábrica negou a encomenda, pois não teria capacidade de produzir todos os ovos. O resultado? Alexandre resolveu produzir os próprios chocolates.

No fim das contas, as adversidades se transformaram no desafio que o adolescente precisava para empreender. Ele comprou a matéria-prima, contratou uma senhora que sabia como produzir chocolate caseiro e honrou com as encomendas de seus clientes, que lhe renderam US$ 500.

Do capital inicial até a primeira loja da Cacau Show

Todo o dinheiro foi usado como capital inicial para a criação da Cacau Show, que começou de forma simples, em uma sala da empresa dos pais de Alexandre. Aos poucos, a empresa foi crescendo e, em 2001, a primeira loja da Cacau Show saiu do papel e se tornou realidade, alavancando todo o negócio.

Em apenas um ano, Alexandre conseguiu abrir 18 lojas de sua marca que, alguns anos depois, já tinha 230 pontos de venda pelo país, se consolidando como a maior rede de chocolates finos do Brasil.

Crescimento exponencial e trajetória reconhecida

A partir de então, a Cacau Show nunca mais parou de crescer. No ano de 2008, a empresa se tornou a maior rede de seu segmento de todo o mundo, e em 2010, Alexandre atingiu o marco com o qual tanto sonhou. Ter mil lojas no país.

Depois, em 2013, a marca se tornou parte da Cacau Par, holding de chocolates também criada por Alexandre Costa. Além da Cacau Show, ela também detém 50,1% da rede Brigaderia, que você provavelmente também já encontrou por aí.

Sendo assim, o sucesso sem precedentes rendeu muitos prêmios e reconhecimentos para o empreendedor por trás da marca. Em 2011, ele foi eleito o Empreendedor do Ano pela Ernst & Young, sendo o único brasileiro a participar da premiação.

Alê Costa também já recebeu o título de “Bill Gates do chocolate”, ganhou na categoria de Varejista do Ano de Marcas Emergentes no World Retail Awards, em 2013, dentre muitos outros marcos, como fazer parte da Academia Brasileira de Marketing.

E hoje em dia? Como está a Cacau Show?

Como resultado de todo o trabalho de Alexandre e sua equipe, hoje a Cacau Show conta com mais de 3.700 lojas no Brasil, além de muitos planos internacionais e vendas que já começaram a acontecer fora das fronteiras brasileiras.

A história e trajetória de Alê Costa é muito inspiradora, não é mesmo? Então, se você também pretende trilhar o caminho do empreendedorismo e quer dicas práticas para ter sucesso, confira a lista abaixo.

5 dicas para quem também quer empreender

1 – Decida o que deseja fazer e crie um plano de ação

Todo empreendedor terá que passar por esses dois passos antes de tomar qualquer atitude. E com você, a história não será diferente.

Para começar a trajetória com organização e seriedade, faça uma análise do que você quer fazer, tome uma decisão e coloque todas as informações principais em um plano de ação. Dessa maneira, você conseguirá criar o seu negócio com calma, muita pesquisa de mercado, avaliações e objetivos claros.

2 – Aposte na organização financeira

Além disso, é fundamental se organizar financeiramente. Afinal de contas, nenhum negócio será lucrativo desde o começo. Portanto, você precisa saber todos os valores envolvidos no investimento e manutenção da empresa, para que ela consiga funcionar em seus primeiros momentos. E além disso, você também necessita de uma previsão de valores para se manter neste momento, especialmente se você se dedicar completamente ao empreendedorismo, sem outra fonte de renda.

3 – Faça do networking o seu “feijão com arroz”

Fazer networking e cultivar uma boa rede de contatos não é apenas um clichê corporativo. Ele funciona, e por isso é uma das dicas mais antigas no universo profissional, que continuará útil por muitos e muitos anos.

Afinal de contas, manter profissionais da sua área próximos a si é uma maneira eficaz de se atualizar, participar de debates importantes, ter acesso a oportunidades e, assim, criar uma rede de crescimento mútuo.

Ademais, o empreendedorismo pode ser uma carreira solitária no início, sabia? Por isso, contar com o apoio de outros empreendedores será fundamental para manter a motivação, saber o que fazer, direcionar os seus esforços e ganhar parceiros para toda a vida.

4 – Desenvolva as suas soft skills

Outro ponto de extrema importância é desenvolver as suas habilidades emocionais, também conhecidas como soft skills. Isso porque a caminhada empreendedora pode ser cheia de desafios, além de muitos momentos de interações com outros profissionais, clientes e consumidores, e a necessidade de saber navegar por momentos turbulentos.

Por isso, quanto mais você aperfeiçoar suas competências comportamentais, como liderança, comunicação, jogo de cintura, negociação, empatia e escuta ativa, melhor será a sua experiência no empreendedorismo.

5 – Invista na sua educação e atualização profissional

Contudo, jamais se esqueça da sua educação. Manter a atualização profissional, desenvolver novas habilidades e aprender mais sobre negócios e administração é essencial para qualquer empreendedor da atualidade.

Sendo assim, invista em uma pós-graduação para não ser “passado para trás” por outros empreendedores. Abaixo, você encontrará algumas opções estratégicas de especializações e MBAs, todos desenhados para capacitar profissionais que estão construindo o próprio negócio.

  • MBA em Inovação e Empreendedorismo
  • Nutrição, Qualidade de Vida e Empreendedorismo 
  • MBA em Empreendedorismo e Desenvolvimento de Negócios 
  • Varejo de Moda, E-commerce e Empreendedorismo 
  • MBA em Marketing Digital
  • E-commerce de Moda 
  • MBA em Growth Marketing para E-commerce 
  • Empreendedorismo e Inovação em Engenharia 
  • MBA em Empreendedorismo Contábil

Então, gostou de saber mais sobre a jornada empreendedora do fundador da Cacau Show, bem como das dicas para empreendedores? Então fique ainda mais próximo do sonho da empresa própria com a pós-graduação EAD! Inscreva-se ainda hoje e dê esse presente para a sua carreira.

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