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Mercado de Trabalho

Como lidar com a concorrência no mercado de trabalho? Saiba aqui!

ícone em destaque para ilustrar texto sobre como lidar com a concorrência no mercado de trabalho

Saber como lidar com a concorrência no mercado de trabalho é imprescindível nos tempos atuais, mas não é exatamente uma tarefa fácil. Para isso, é importante ter uma boa leitura do seu nicho, das possíveis características que podem te destacar e o que pode ser feito como um diferencial.

Além de ter em mente todo o cenário que o cerca, também é importante o autoconhecimento: ao fazer uma avaliação de si mesmo, você consegue identificar os pontos fortes, e assim fica mais fácil de explorá-los para chamar a atenção dos recrutadores e sobressair em comparação com os demais.

Por meio do autoconhecimento também fica mais fácil compreender os próprios pontos que ainda devem ser melhorados para que se chegue ao mesmo patamar que a sua concorrência (por exemplo: os profissionais que concorrem às mesmas vagas que você costumam ter quais especializações? Quais conhecimentos técnicos?). 

Como lidar com a concorrência no mercado de trabalho?  

Para lidar com a concorrência no mercado, o profissional deve ter em mente a necessidade de uma constante evolução. Isso se reflete em um aprendizado contínuo, seja com, seja com aprimoramento de habilidades. 

A grande questão é que o âmbito corporativo passa por atualizações a todo o tempo, e quem não acompanha essas mudanças acaba sendo deixado para trás. Abaixo, trazemos algumas dicas para ocupar seu espaço no mercado de trabalho:

1 – Conheça bem a sua área 

O que está em alta e o que já se tornou obsoleto em sua área? O que as empresas do seu nicho realmente estão procurando? Fazer uma boa pesquisa é essencial para estar a par de tudo o que acontece, assim você altera as estratégias para se enquadrar naquilo que atrai a atenção neste momento.

Participar de eventos (como congressos e feiras), estar atento ao LinkedIn e até mesmo conversar com profissionais mais experientes pode ajudar a entender o que falta para que você conquiste uma posição de destaque. 

2 – Invista em um bom networking

Inclusive, nesses eventos anteriormente citados, você pode aproveitar para conseguir mais networking, ou seja, expandir a sua lista de contatos. Quanto mais gente do seu nicho conhecer, mais fácil de aumentar suas oportunidades de conhecer pessoas influentes e potenciais empregadores.

3 – Preserve sua apresentação pessoal

A apresentação pessoal é importante para causar uma boa primeira impressão e transmitir uma imagem profissional e confiante. Faça o possível para demonstrar profissionalismo, manter uma boa comunicação e ser cortês em suas interações.

4 – Tenha um portfólio impactante 

Em algumas profissões, o portfólio pode ser essencial para conquistar clientes e possíveis recrutadores, como é o caso de jornalistas, publicitários, fotógrafos, designers, etc. Escolha cuidadosamente os trabalhos que irá incluir em seu portfólio e opte por projetos que demonstrem suas melhores habilidades e que estejam alinhados com o tipo de trabalho que você deseja atrair. 

Lembre-se de apostar em uma apresentação visual atraente e cuidar do design do seu portfólio. Para isso, use um layout limpo, cores harmoniosas e imagens de alta qualidade. Se você trabalha em várias áreas ou estilos, uma ideia é mostrar essa diversidade em seu portfólio, assim os empregadores se deparam com a sua versatilidade, o que amplia as oportunidades.

5 – Busque um diferencial e em uma marca pessoal 

Ter um diferencial no mercado de trabalho aumenta suas chances de sucesso profissional. Seja criativo em suas abordagens e busque inovar em suas soluções. A capacidade de encontrar novas formas de resolver problemas é altamente valorizada.

E quando se fala em buscar um diferencial, uma boa escolha pode ser cultivar uma marca pessoal autêntica e alinhar com suas ações e comunicações profissionais. Basicamente, a marca pessoal consiste na maneira como o profissional se posiciona, se apresenta e é percebido pelos outros, com base em suas características, habilidades, experiências e valores.

Na prática, apostar em uma marca pessoal única e marcante pode tornar um profissional mais visível e atraente para potenciais empregadores, clientes ou parceiros de negócios. Vale ressaltar que a construção de uma marca pessoal envolve a identificação de pontos fortes, a definição de valores e objetivos e é uma jornada contínua de autoconhecimento.

6 – Seja um especialista 

Tornar-se um especialista em determinado assunto pode ser uma forma muito eficaz de conquistar o seu devido destaque no mercado de trabalho. Para se ter uma noção, muitas empresas e organizações valorizam profissionais altamente especializados por sua capacidade de resolver problemas complexos de forma mais eficiente e com maior conhecimento técnico.

É válido salientar que em algumas áreas, pode haver escassez de profissionais especializados, o que torna os especialistas muito procurados e, consequentemente, aumenta as oportunidades de emprego. Especialistas são reconhecidos por sua expertise e, por isso, tendem a ter maior credibilidade, o que atrai mais clientes e projetos.

A especialização é um ótimo jeito de como lidar com a concorrência no mercado de trabalho, e você consegue chegar a esse patamar através da pós-graduação. Faça uma pós Unopar e tenha o devido destaque. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

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