Liderança empática: qual a importância da empatia para líderes?

imagem de uma equipe multirracial para ilustrar o texto de liderança empática

A liderança empática é uma estratégia de gestão que se mostra cada vez mais eficiente ao cumprir as recomendações da boa liderança. Um bom líder, inclusive, é alguém capaz de cativar sua equipe e conquistar a confiança dos colaboradores para fazer que cada um dê o melhor de si. 

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O mercado de trabalho pode ser um ambiente de muita pressão e intimidação para algumas pessoas. Porém, os profissionais conseguirão superar cada desafio se forem liderados por alguém que acredita no potencial deles e se mostra disposto a ajudá-los a atingir sua melhor performance. 

Qual a relação entre empatia e liderança?

Apesar de não ser uma soft skill que fique muito evidente no dia a dia, a empatia é uma característica muito comum entre os profissionais que mais se destacam onde trabalham.

Quando essa habilidade é exercida por pessoas em cargos de liderança, o que mais chama a atenção é o afastamento da imagem do chefe clássico, que apenas distribui tarefas e cobra resultados, sem se importar com os processos para atingir os resultados, muito menos com o desempenho da sua equipe. 

O líder empático vê a entrega de resultados como uma consequência do processo. Desta forma, ele enxerga que para ter resultados cada vez melhores é necessário um desempenho cada vez maior da equipe. E para saber como atingir o melhor de cada colaborador, o líder precisa conhecer os pontos fracos e fortes de cada um. 

É nesta hora que a empatia e liderança trabalham em conjunto. O líder só vai conhecer as fraquezas e potencialidades de cada membro do seu time se ouvi-los e ter uma convivência próxima com sua equipe. 

Leia também: Liderança de alta performance: o que é e quais são os passos para alcançá-la?

Agindo assim, ele será capaz de reconhecer as habilidades de cada um, identificar os pontos a serem melhorados e criar um laço de confiança com a equipe que possibilitará que os colaboradores se sintam confortáveis para falar sobre suas inseguranças, tirar dúvidas e pedir uma orientação.

Agir com empatia, para um líder, é fundamental para gerar motivação e confiança na equipe, dois fatores que podem ser decisivos em momentos de dificuldades.

Como construir uma liderança empática

Profissionais que já possuem a soft skill da empatia, obviamente, têm mais facilidade na hora de exercer uma liderança empática, mas a habilidade pode ser desenvolvida se você tiver paciência e persistência.

O primeiro passo é lembrar que os membros da sua equipe são profissionais como você: eles têm inseguranças e dificuldades para executar algumas atividades, mas também têm qualidades que aparecem com mais força quando eles estão confiantes. 

Com isso em foco, seja aberto ao diálogo com as pessoas do seu time e permita que elas sejam francas em relação às dificuldades que estão enfrentando no ambiente de trabalho. Isso vale tanto no sentido da execução das tarefas como no relacionamento entre os colegas.

Um mau relacionamento entre dois membros do mesmo time é uma situação bem delicada, que se torna ainda mais complicada quando envolve a interferência do líder. Como liderança empática, você não pode escolher um lado como correto, mas entender as duas partes e encontrar um meio termo, uma estratégia de convivência e produção que agrade a ambos e não interfira no desempenho pessoal de cada um nem na concretização do projeto. 

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Quando a dificuldade é técnica, ou seja, um colaborador que não sente confiança o suficiente para executar uma tarefa, existem duas boas formas de contornar a situação.

A primeira é identificar os pontos fortes do colaborador e realocá-lo para uma outra função, mais compatível com as características principais dele. Assim, a tendência do profissional se aprimorar ainda mais e conseguir atingir os melhores resultados sem encontrar dificuldades é bem maior.

A segunda estratégia a ser adotada é conversar com o profissional e mostrar que você confia nele e está à disposição para auxiliá-lo se ele precisar. Além de aumentar a confiança do colaborador na própria capacidade, este método incentiva que ele aprenda novas habilidades e melhore seus pontos fracos.

De forma alguma demonstre impaciência ou incômodo se algum membro do time encontrar dificuldades de realizar alguma atividade. Além de ser falta de empatia, dessa forma você se afasta da sua equipe e cria nela um receio de perguntar, tirar dúvidas, esclarecer os passos a serem dados no processo, o que pode causar erros que vão prejudicar o andamento do projeto. 

Empatia e eficiência durante momentos de crise

São nos momentos de crise que a liderança empática se mostra mais necessária. Em uma situação que o mais fácil, e infelizmente em algumas empresas o mais comum, são os cargos de liderança desmotivarem através de constantes críticas e culpabilização pelos maus resultados, agir com empatia é uma forte ferramenta de recuperação de motivação. 

Além de ajudar a manter o time unido, através do sentimento de acolhimento que uma ação empática proporciona, a rede de confiança mútua criada pela liderança empática ajuda os colaboradores a se sentirem bem e mais calmos em situações adversas, evitando que isso interfira na eficiência da entrega de resultados. 

O líder empático preza mais pela construção de um ambiente confortável para que todos possam se dedicar a fazer o seu melhor do que um cenário onde entregas devem acontecer a todo momento.

Isso cria uma “blindagem” para momentos de crise, pois o colaborador tem a consciência que ele sempre deve se dedicar mais à uma entrega de qualidade do que uma entrega rápida. Além disso, tem a confiança que prazos e condições podem ser negociados com o líder, contanto que o resultado apresentado seja de qualidade, e isso é imutável independente do cenário encontrado. 

Automaticamente, o colaborador irá desenvolver a habilidade da eficiência e do compromisso. Ele vai se preocupar com a qualidade do seu trabalho e pensar em maneiras de otimizar suas estratégias para atender o que foi pedido com o mínimo possível de contratempos, e não entregar uma tarefa feita de qualquer jeito pensando apenas no prazo.

Para exercer a liderança empática não basta apenas ter empatia. É preciso estudar e se preparar para as responsabilidades de um cargo de liderança, e na Pós Unopar você encontra cursos que vão te capacitar para se destacar no mercado de trabalho!

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