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Carreira em Pauta

Você sabe o que é liderança humanizada? Saiba tudo aqui!

líder no escritório para ilustrar texto sobre liderança humanizada

Existem vários métodos para gerenciar uma equipe, cada um focado em características específicas, que podem alcançar diferentes resultados. A liderança humanizada é mais uma forma de conduzir um grupo, mas você já ouviu falar dela? Separamos todas as informações necessárias para que você compreenda como ser esse tipo de líder. Confira!

O que é liderança humanizada?

Partindo do princípio, a liderança humanizada consiste em exercer a influência sobre as ações de um grupo de maneira mais empática e solidária, prezando o bem-estar físico e emocional do colaborador.

A humanização em si é uma proposta baseada em medidas que elevam a satisfação no trabalho. A premissa, então, é deixar ambientes colaborativos e harmônicos. É fundamentada no respeito e na valorização do ser humano como um todo. 

Qual a importância da liderança humanizada? 

A implementação de uma liderança humanizada permite que todos os envolvidos da empresa sejam adeptos de um comportamento profissional ético, e isso tem potencial para transformar a cultura institucional.

Em outras palavras, aderir a uma liderança humanizada seria enxergar os colaboradores como pessoas, e não como números. Valorizá-los e, assim, levar em consideração as possíveis limitações, interesses, preferências e necessidades. 

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Uma equipe motivada, que se vê valorizada, vai dedicar muito mais à empresa. Todos saem ganhando a partir do momento em que se mantém um ambiente saudável e propício. Enquanto os colaboradores se deparam com um espaço onde se torna possível  alcançar o equilíbrio entre sua vida profissional e pessoal, a empresa vê o aumento da produtividade e resultados.

A liderança humanizada só traz benefícios, e isso vai muito além da elevação da produtividade: isso ajuda a empresa a manter os profissionais talentosos, que dificilmente deixam o emprego atual. Se o clima organizacional for insustentável, haverá uma alta rotatividade de profissionais, porque ninguém vai querer trabalhar na empresa, e só vai ficar até aparecer uma outra oportunidade. Assim, os talentos vão embora, inevitavelmente.

Por sua vez, a cultura interna humanizada chama a atenção dos profissionais, então em vez de espantar os colaboradores, a empresa atrai profissionais de fora, conseguindo novos talentos. 

Como implantar a liderança humanizada? 

Existem alguns comportamentos que devem ser seguidos pelo líder que desejar implantar essa gestão, tarefa que exige cuidado e dedicação.

1 – Tenha empatia com a equipe

A empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro. Essa é uma característica necessária para o líder que busca tornar o ambiente corporativo mais saudável, já que isso impede julgamentos e reduz as chances de conflitos. Entender o ponto de vista dos colaboradores é um primeiro passo para gerenciar a equipe de maneira mais solidária.  

2 – Implante ações voltadas à saúde mental

Uma vez que a liderança reconhece a importância da saúde mental, uma boa ideia é optar por ações que visam o bem-estar emocional, como palestras, workshops e a disponibilização de uma psicóloga que possa atender os colaboradores.. 

3 – Cultura do feedback

Um ponto importante desse líder é ouvir o que os colaboradores têm a dizer, e não apenas entregar feedbacks sem dar a liberdade de ser avaliado também. Encorajar a equipe a dizer o que sente e como está sendo a liderança pode ajudar a saber no que se deve melhorar, e quais são as necessidades das pessoas naquele momento. 

Em contrapartida, na hora de dar um feedback, é importante fazer isso de uma maneira que a equipe não fique desmotivada e não se sinta desvalorizada. É importante apontar pontos que devem ser melhorados, mas é um momento que exige delicadeza. Em vez de apenas citar os pontos negativos, forneça soluções e se disponibilize a ajudar a pessoa a alcançar essa melhoria. 

4 – Integração dos times

Quanto mais o colaborador conhecer dos outros times da empresa, mais se sentirá em casa. Promover eventos e situações de integração entre as equipes ajuda a manter o ambiente mais agradável a todos, e pode despertar possíveis colaborações.

5 – Sentimento de pertencimento e coletividade 

Para vestir a camisa de uma empresa, o colaborador precisa sentir que faz parte daquele lugar, e que não é “apenas mais um”. Certificar-se de deixar todos à vontade e cientes de sua importância para a empresa pode trazer notáveis resultados na motivação.

6 – Separação entre vida pessoal e profissional

Ao implantar uma liderança como essa, é importante reconhecer os limites da vida profissional e pessoal dos colaboradores, sem procurá-los nos momentos de recesso para trazer questões da empresa, por exemplo.

Vale observar que, para aplicar a liderança humanizada, o líder deve estar preparado. Investir na formação desse líder é essencial, e isso pode ser feito por meio de cursos, como a pós Anhanguera, que ajudam a mantê-lo atualizado no mercado de trabalho.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

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