Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

6 dicas para ser uma ótima liderança remota

liderança remota

Todo gestor sabe como a responsabilidade de coordenar uma equipe pode ser uma tarefa desafiadora. Quando é necessário exercer uma liderança remota, o profissional precisa de ainda mais dedicação para fazer um bom papel. 

O home office trouxe muitos benefícios para os profissionais, como agenda mais flexível e melhor gerenciamento de tempo. Porém, também apresentou o desafio de manter a equipe unida e no mesmo ritmo sem o compartilhamento do mesmo espaço físico. 

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

São nessas horas que um bom líder se faz necessário e a atuação dos gestores precisa se adaptar ao cenário para não perder o seu papel fundamental de suporte e incentivo. Quer saber como? Confira as dicas!

6 dicas para exercer uma liderança remota de excelência

1 – Monte uma boa infraestrutura digital 

Ter bons instrumentos que facilitem o desenvolvimento de cada tarefa é essencial para que o profissional consiga desempenhar sua função com qualidade. 

Além disso, como as ferramentas colaborativas permitem que todos acompanhem cada alteração em tempo real, as lideranças conseguem se atualizar de forma mais prática sobre tudo que está sendo desenvolvido pelo time e dar um suporte mais eficiente para cada colaborador da equipe. 

2 – Pense nas condições do trabalho remoto

Quando o time está no trabalho remoto, normalmente os profissionais estão em localidades diferentes, algumas vezes até mesmo em outros fusos horários e, por isso, as condições de trabalho vão variar de uma pessoa para outra. 

Cabe à liderança pensar nessas variações e organizar o sistema de trabalho de forma que todos fiquem satisfeitos e consigam desempenhar sua função de forma satisfatória. É papel do gestor também pensar em soluções para contornar os problemas apresentados. 

3 – Se comunique bem

Saber se comunicar é essencial para manter uma boa relação com a equipe e reduzir as chances de imprevistos causados por desencontro de informações a zero. 

Ter uma boa comunicação é fundamental quando nem sempre todos estarão participando de uma conversa ao mesmo tempo. Todas as decisões precisam estar alinhadas para que todos atuem seguindo uma mesma linha de raciocínio, e até quem não conseguiu participar das últimas reuniões saiba como proceder na execução das suas tarefas. 

Esse planejamento ajuda nos casos em que uma correção de rota precisa ser feita. Isso porque serão necessários apenas alguns ajustes e entrar em contato com elementos específicos do time para que todos os profissionais se adequem e ajam unitariamente. 

banner com a frase 7 passos para se tornar um líder de sucesso

4 – Foque no resultado, e não no processo

No home office, é muito comum que nem todos os profissionais façam o expediente no mesmo horário. Portanto, como conferir que todos estão trabalhando corretamente se quando você estiver disponível nem toda a equipe estará atuando?

A resposta é simples: a boa liderança cobra resultados, e não processos. O líder inteligente entende que nem todos costumam produzir no mesmo ritmo nem da mesma forma. 

Cada colaborador possui um método de construção que ele sabe que será mais produtivo e conta com o apoio da gerência para confiar que, mesmo que não da forma ou no horário tradicional, ele entregará resultados de qualidade quando o prazo se esgotar. 

5 – Pense no bem-estar da equipe

Uma pesquisa realizada pela Microsoft indicou que 71% dos profissionais brasileiros entrevistados declararam que a preocupação com a saúde mental aumentou após a pandemia, e esta é uma prioridade que deve ser considerada por todas as empresas. 

Ao elaborar estratégias para o time, sempre pense no bem-estar dos colaboradores. Se a carga horária exigida está adequada, se todos terão o suporte a distância necessário ao encontrar uma dificuldade, se os prazos estipulados são o suficiente para a realização de uma boa atuação, entre outros cuidados. 

Perguntar individualmente de forma periódica se todos estão se sentindo confortáveis com o andamento do projeto ou se gostariam de expressar alguma insatisfação também é uma atitude positiva, que serve para fortalecer a relação de confiança entre o time e o líder.

6 – Aprimore seu conhecimento

A experiência ajuda bastante na hora de exercer uma boa liderança, mas seu nível de conhecimento e preparação técnica também deve estar à altura para desempenhar essa função com sucesso. 

Existem diversas opções de especialização que você pode investir, se pós-graduar e ser um profissional ainda mais preparado para os desafios do mercado de trabalho que um líder precisa enfrentar. 

O MBA em Liderança Digital é a pós-graduação que vai trazer todo o conhecimento necessário para realizar uma liderança remota de qualidade e chegar até o sucesso. Conheça agora mesmo!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades