Liderar com empatia pode ter um impacto significativo no bem-estar dos colaboradores e no sucesso organizacional. Líderes empáticos conseguem criar um ambiente onde os membros da equipe se sentem valorizados e compreendidos, o que aumenta o engajamento, a motivação e o comprometimento.
Quando falamos de uma liderança empática, o significado está diretamente vinculado à capacidade de se colocar no lugar do outro. Em outras palavras, quem aplica esse estilo de gestão se dedica a compreender o ponto de vista alheio e observar o mundo a partir da ótica dos colaboradores a fim de entendê-los.
Quando os líderes demonstram empatia, os colaboradores ficam mais satisfeitos no trabalho, o que contribui para a retenção de talentos — um fator importante para as empresas atualmente.
O que é liderança empática?
Quando adepto à liderança empática, o gestor tende a ser mais compreensivo com a equipe, de modo geral. As decisões passam a ser tomadas de maneira consciente acerca das diferentes realidades das pessoas que integram a organização.
Trata-se de uma iniciativa que promove uma comunicação mais aberta e eficaz, pois os colaboradores se sentem à vontade para compartilhar ideias, preocupações e feedbacks.
Além disso, as equipes lideradas por pessoas empáticas muitas vezes são mais produtivas. Isso acontece justamente porque os membros se sentem mais motivados a contribuir para o sucesso da equipe e da organização. Vale apontar que a empatia ajuda a resolver conflitos de forma mais eficaz, pois os líderes podem entender as preocupações das pessoas.
Vantagens da liderança empática
Como já é possível perceber, esse estilo de liderança acompanha uma série de vantagens que podem ser vistas não apenas entre os colaboradores, mas também na empresa em si.
Começamos com o exemplo de que as equipes lideradas por líderes empáticos geralmente se sentem mais à vontade para compartilhar ideias e correr riscos, o que pode levar a inovações e melhorias nos processos.
É um efeito bem-vindo, porque as empresas têm apostado na fuga do óbvio, justamente para se destacar em comparação com a concorrência.
Além de valorizar a diversidade e promover a inclusão, criando ambientes de trabalho mais diversos e representativos, a empatia é uma habilidade que proporciona senso de lealdade dos membros da equipe em relação aos líderes.
A iniciativa ainda tende a fomentar uma imagem mais positiva da organização, o que não apenas atrai profissionais talentosos, como também agrada os clientes e parceiros de negócios.
8 estratégias para liderar com empatia
Liderar com empatia exige uma sensibilidade e uma disposição para pensar no outro. Não há uma fórmula certa, mas algumas atitudes do cotidiano podem ajudar a tornar mais fácil colocar em prática esse estilo de gestão.
1 – Escute com atenção e demonstre interesse
Uma forma de se conectar com a equipe de maneira empática é ficar disponível para ouvir as preocupações e ideias da equipe. Além disso, mostre interesse pelas vidas e bem-estar de seus colaboradores.
2 – Tenha uma comunicação transparente e coesa
Não é segredo que a comunicação é uma das habilidades mais importantes da liderança. Quando se trata de um gestor empático, isso não é diferente. Por isso, garanta que todos entendam suas expectativas e diretrizes. A comunicação também não é unilateral: em vez de apenas falar, aprenda a ouvir e absorver o que as outras pessoas têm a dizer.
3 – Esteja aberto a feedback
Ainda seguindo essa linha de raciocínio, o líder empático deve reconhecer a importância de receber feedback construtivo da própria equipe, e não apenas isso: também é essencial que esteja disposto a fazer mudanças.
4 – Entenda as dificuldades pessoais dos colaboradores
Cada pessoa tem suas particularidades, seus pontos fortes e fracos. Entender as dificuldades pessoais dos integrantes do time possibilita colocar em prática a empatia tão almejada.
5 – Promova um ambiente inclusivo
Tendo em mente o bem-estar geral, você, como líder, pode garantir que todos se sintam valorizados e incluídos. Desse modo, todos saem ganhando, até mesmo a própria empresa, uma vez que os indivíduos tendem a ficar mais engajados.
6 – Reconheça a importância de um suporte profissional
Além de reconhecer a importância de um suporte profissional, o líder empático deve ajudar os membros da equipe a desenvolver as habilidades e crescer em suas carreiras. A ideia é que o time cresça em conjunto, já que cada um contribui com os próprios aprendizados.
7 – Seja adaptável
Levando em consideração que a flexibilidade é essencial para atender às necessidades em constante mudança, o líder empático deve estar preparado para as oscilações de cenário, e inclusive incentivar a equipe a também lidar com essas alterações de maneira saudável.
8 – Aprendizado constante
Liderar com empatia exige um aprendizado constante. Por isso, uma boa dica é comprar pós-graduação e continuar os estudos. Além disso, incentive a equipe a buscar por conhecimento e evoluir cada vez mais na carreira.