As expectativas sobre as lideranças corporativas mudaram bastante, não é mesmo? Hoje, além de fazer a gestão das equipes e do trabalho, tanto as empresas quanto os colaboradores esperam mais dos gestores. Por exemplo, é fundamental os líderes se conectarem com liderados para garantir mais engajamento, produtividade e um olhar humano para as relações profissionais.
Contudo, como fazer isso? Existe algum segredo? Há uma cartilha específica sobre práticas a seguir? Como organizar as ideias? A abordagem deve ser a mesma para todos os profissionais?
Na realidade, não há uma única maneira de gerar conexão com os seus liderados. Com bastante empatia, escuta ativa e dedicação, você vai encontrar o jeito certo de lidar com cada um dos colaboradores da sua equipe. Todavia, nós podemos te ajudar a começar essa jornada.
Recentemente, uma pesquisa conduzida pela The School of Life e pela Robert Half descobriu muitas questões interessantes sobre o mercado de trabalho. E algumas delas são justamente as principais práticas para gerar conexão entre lideranças e seus liderados.
Então, se quiser saber mais sobre elas, continue lendo o texto e descubra tudo o que o estudo revelou sobre as ações nas organizações brasileiras.
6 ideias para líderes se conectarem com liderados de maneira efetiva
1 – Ter conversas mais informais tanto sobre pontos profissionais quanto pessoais
Em primeiro lugar, a prática mais citada pelos líderes na pesquisa foi disponibilizar tempo para conversar com os colaboradores, mencionada por mais de 72% dos entrevistados.
A ideia é ter bate-papos mais informais com os profissionais da sua equipe, abrangendo questões pessoais e profissionais. Dessa maneira, você consegue conhecer melhor as pessoas do time em todos os aspectos. Consequentemente, passa a compreendê-las melhor e criar laços entre vulnerabilidades, afinidades e valores.
2 – Dar feedbacks construtivos de forma frequente
Para 60% dos líderes, outra iniciativa bastante interessante é criar o hábito de oferecer feedbacks.
Aqui, as avaliações e retornos sobre a performance profissional precisam ser em um ambiente seguro e ter um caráter construtivo. Assim, a liderança consegue estabelecer essa rotina e demonstrar o seu cuidado e comprometimento com o desenvolvimento de sua equipe.
3 – Nutrir um ambiente aberto e acolhedor para os colaboradores
Quem nunca guardou para si uma angústia no trabalho, por medo de se prejudicar, que atire a primeira pedra. Por conta desse histórico nada saudável e interessante para os colaboradores, quase 60% dos líderes ouvidos pela pesquisa revelaram que fazem de tudo para transformar esse estigma.
Para isso, eles trabalham de forma constante para que o trabalho seja um ambiente aberto. Nele, os colaboradores podem se posicionar, expressar preocupações, pontuar problemas e agir de forma colaborativa, de fato. Tudo isso sem medo de sofrer com retaliações.
4 – Realizar reuniões individuais com foco no bem-estar
Falando em um ambiente saudável, promover o bem-estar também é uma grande prioridade para líderes que querem se conectar com as equipes. O estudo da The School of Life revelou que, para isso, mais de 44% deles têm o hábito de fazer reuniões individuais, com certa regularidade, para falar sobre bem-estar.
Essa também é uma maneira de criar um espaço seguro para que o colaborador se sinta à vontade e confortável para expressar questões de saúde mental. Assim, ele também pode ajudar a construir um lugar melhor para todos os profissionais.
5 – Oferecer suporte emocional e orientações para os colaboradores
Complementando os pontos anteriores, quase 35% das lideranças também oferecem suporte emocional e orientação quando a equipe passa por dificuldades. Ir além do lado profissional e entender que não é possível dividir as pessoas entre os lados “pessoal” e “profissional” é uma das chaves para ser um bom gestor na atualidade.
Dessa forma, você cria conexões que ultrapassam o trabalho e faz com que os indicadores de produtividade cresçam. No fim do dia, os profissionais só querem trabalhar em lugares que os respeitam, reconhecem e entendem que todas as relações em um emprego precisam ser de parceria.
6 – Organizar atividades de team building
Para finalizar, 20% dos gestores também gostam de organizar atividades de team building. Elas são ótimas maneiras de criar conexões múltiplas, que saem do âmbito liderado e líder e inclui todos os outros profissionais que fazem parte do seu dia a dia no trabalho.
Além disso, aqui a ideia é fazer com que os liderados interajam, se conheçam e fortaleçam ainda mais o espírito de equipe, que é capaz de entregar resultados impressionantes para qualquer empresa.
Enfim, agora você já sabe o que fazer para líderes se conectarem com liderados. Contudo, esse é apenas o primeiro passo para se tornar um gestor cada vez mais humano e pronto para liderar de maneira atualizada. Para seguir melhorando, conheça os cursos de pós-graduação online em menos de um ano e receba o título de especialista em tempo recorde.