Lifelong learning: significado e como aplicá-lo em 6 passos

lifelong learning

Você já percebeu que, muitas vezes, o conteúdo da graduação não é o suficiente para um profissional se manter relevante no mercado? Cada vez mais, a faculdade se torna apenas o primeiro passo de uma longa jornada de conhecimento, que tem um conceito próprio para si: lifelong learning. Mas o que isso significa, exatamente?

O que é lifelong learning?

Em tradução livre, a expressão pode ser chamada de “aprendizado ao longo da vida”, e seu significado é literal. Estamos falando de uma educação contínua, que requer que os profissionais da atualidade estejam dispostos a seguir aprendendo novas habilidades e conhecimentos.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Isso ocorre por conta de uma combinação de fatores, incluindo a alta competitividade no mercado, que demanda colaboradores cada vez mais qualificados e diferenciados, e também a velocidade das transformações em todas as áreas de atuação no mercado de trabalho. Além disso, as mudanças nos perfis de profissionais também impactam diretamente na valorização da educação contínua.

Como resultado, surge o conceito de educação permanente, em que as etapas tradicionais de ensino já não são o suficiente para suprir as necessidades do mundo profissional. Agora, todos precisam se manter em constante estado de aprendizado, seja por meio de cursos convencionais, como graduações e especializações, seja com formatos informais e diversificados, sabe por quê?

O aprendizado continuado preza que adquirir conhecimento é um processo que faz parte de todas as fases da vida, e engloba todo tipo de conteúdo. Graduação, pós-graduação, idiomas e cursos livres compõem esse conceito, mas desenvolver soft skills, conhecer novas realidades e ampliar sua bagagem cultural, sempre buscando o viés educativo, também entram no significado da expressão.

infográfico sobre lifelong learning

Como aplicar a educação continuada?

Existem inúmeras maneiras de ampliar seu conhecimento e apostar em uma educação contínua, e para te ajudar, listamos 6 exemplos. Eles vão te guiar nesse processo de tornar o aprendizado uma peça constante e essencial da sua vida.

1 – Esteja atento às novidades e tecnologias emergentes

Participar das conversas atuais sobre novidades e tecnologias promissoras é parte essencial da educação continuada. Isso ocorre porque novos softwares, programas e equipamentos tecnológicos configuram grande parte das mudanças no mercado de trabalho.

Sendo assim, saber das novidades e pensar em formas de aprender a lidar com elas é um grande diferencial para a sua carreira, além de ser um ótimo desafio, tendo em vista que os lançamentos não param de acontecer.

2 – Faça cursos livres de curta duração

Nos últimos anos, os cursos livres se popularizaram e ganharam muitos formatos diferentes. Hoje em dia eles estão disponíveis em plataformas online e contribuem para a expansão do conhecimento. Os cursos complementam o aprendizado da pós e os direcionam ainda mais no mercado de trabalho.

3 – Não se esqueça dos idiomas

Aprender inglês é um grande imperativo para crescer na carreira, mas você já considerou estudar outros idiomas também? Cada vez mais, saber se comunicar em diversas línguas é um diferencial que chama a atenção de qualquer recrutador, afinal, em um mundo globalizado, estamos todos a apenas uma tela de distância.

Isso significa que, quebrada a barreira da comunicação, a interação entre pessoas de todo o mundo se tornou algo simples, que requer apenas conexão com a internet e profissionais que dominam mais de um idioma.

Além disso, aprender novas línguas também quer dizer estudar para o resto da vida. Idiomas são vivos e mudam o tempo todo, e ademais, estar em contato com as novas palavras de forma permanente te ajudam a não perder a prática. Um ótimo exemplo de educação continuada, não é mesmo?

4 – Consuma conteúdos da sua área

A internet democratizou o acesso à educação, e com apenas alguns cliques, você pode assistir vídeos de profissionais da sua área, entrar em fóruns de discussões sobre novas práticas e modelos de trabalho, seguir profissionais inspiradores no LinkedIn e até mesmo usar o Instagram para compartilhar o que você sabe.

Da mesma maneira, os livros continuam sendo uma excelente forma de praticar a educação continuada, e o audiovisual também possui papel central nessa jornada. Com filmes, documentários, séries e outras possibilidades, você pode aprender muito e expandir os seus horizontes, desde que tenha foco na educação e dedicação.

5 – Participe de eventos, feiras e palestras

Pode ser que você ainda não tenha percebido, mas os tradicionais eventos acadêmicos e corporativos também integram essa filosofia de educação. Com eventos, feiras, palestras, seminários e muitos outros formatos, profissionais de todas as áreas compartilham seus conhecimentos, abrem espaço para o debate e promovem ambientes de estímulo ao conhecimento.

Às vezes, poucas horas em uma palestra podem render muitos meses de reflexões e mudanças na forma de trabalhar, além de incentivar um movimento de manter o conhecimento vivo dentre colegas de uma mesma área.

6 – Invista em especializações

O lifelong learning é uma combinação de formatos tradicionais e informais de educação, e por isso, a pós-graduação é parte essencial dele. Você pode realizar vários cursos de especialização ao longo da vida profissional, e assim sempre se manter atualizado e capaz de dar passos ainda mais largos na sua carreira. Aproveite as oportunidades de fazer uma pós sem sair de casa e comece ainda hoje a transformar o seu futuro.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!