Profissionais que estão em busca de aperfeiçoamento devem ser capazes de reconhecer seus pontos fracos e encontrar formas de se aprimorar. Isso também serve para os gestores, que devem se autoavaliar e entender como evitar os maiores erros de um líder.
Gerenciar uma equipe é desafiador, mas o líder precisa compreender que seu principal papel é ser como um guia, levando a equipe a alcançar metas alinhadas com os objetivos da empresa.
Portanto, é preciso encontrar o equilíbrio entre coordenar o time, criando um ambiente onde eles possam prosperar. Mas que, ao mesmo tempo, possam atender às demandas da organização, fazer parte do planejamento estratégico e estar atento às transformações do mercado que podem afetar as atividades realizadas.
Isso não é pouco, por isso um profissional capacitado para ocupar um cargo de liderança deve desenvolver habilidades comportamentais, além de buscar capacitação para ampliar suas habilidades técnicas.
Maiores erros de um líder
Em meio a tanta responsabilidade, esses profissionais não estão imunes a erros. O problema é que nem sempre estão dispostos a reconhecer seus pontos fracos e tratá-los como oportunidades para melhorar e evoluir no cargo e na profissão.
Mas ser capaz de reconhecer os erros e aprender com eles é uma importante característica da liderança, que ainda pode inspirar as equipes a buscar melhorias.
Além disso, por mais preparado que esteja para assumir o cargo, um líder pode não estar apto para lidar com algumas situações, especialmente as que envolvem lidar com as pessoas, e sempre há chances para evoluir.
Portanto, selecionamos os maiores erros que um líder pode cometer, para inspirar os profissionais que desejam alcançar esse posto a trabalharem para evitar e ajudar quem ocupa esses cargos a serem capazes de avaliar a si mesmos e entender se os cometem ou não. Confira:
1- Não desenvolver a equipe
O líder é como o treinador em um esporte. O seu trabalho é organizar o time para que juntos alcancem os resultados, enquanto atua individualmente para encontrar o melhor em cada esportista.
No mundo corporativo, a ideia é a mesma. O líder deve ser capaz de organizar sua equipe para que cada um possa mostrar seus pontos fortes e trabalhar em grupo. Mas, além disso, parte de sua atuação se dá individualmente, encontrando o que há de melhor em cada um e ajudando a contornar e solucionar os pontos fracos.
2- Não dar feedback
Embora a palavra “feedback” circule por aí, nem sempre o conceito é aplicado como deveria nas empresas. O termo representa o ato de dar um retorno e, no trabalho, significa conversar com os colaboradores sobre seu desempenho.
Embora seja aconselhado que o feedback positivo seja compartilhado, é o negativo que acaba gerando repercussão. As pessoas podem encarar como uma crítica pessoal, ou se sentir desmotivadas pelos comentários.
Portanto, não é só dar um feedback, mas fazê-lo de forma que os colaboradores entendam como uma oportunidade de ajustar sua atuação ao que a empresa precisa, ou desenvolver habilidades que podem ajudá-los a melhorar.
Independente do comentário, porém, é importante fazer uma conversa regular com os membros da equipe, preferencialmente de forma individual, para oferecer uma perspectiva sobre sobre sua performance.
3- Não saber ouvir
Há muitos debates sobre a figura do chefe e muitos profissionais têm dificuldade em se comunicar abertamente. Isso não acontece à toa e alguns líderes não oferecem espaço para que haja um diálogo, nem dão a oportunidade dos colaboradores compartilharem suas dificuldades.
Quando o time está passando por grande pressão e cobrança, os profissionais podem sentir falta de apoio, ou não ter as ferramentas adequadas, ou ainda estar sobrecarregados. Isso terá impacto direto na execução de suas tarefas e um líder que não for capaz de ouvir sua equipe perderá a oportunidade de entender como ajudá-los em seu desempenho.
4- Não valorizar o time
O líder está presente no dia a dia das pessoas e, por mais autonomia que ofereça, ele sabe (ou deveria saber) dos desafios e pressões que eles enfrentam. Portanto, além do feedback sobre pontos de melhoria, é necessário reconhecer também o bom trabalho.
Colaboradores que se sentem mais valorizados serão mais produtivos e se sentirão motivados a continuar melhorando, pois entendem a importância de seu desempenho para os objetivos da organização.
5- Não seguir as próprias regras
O “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço” não funciona com os líderes. Como falamos, seu papel é guiar a equipe, portanto eles também devem trabalhar com base nas exigências e conceitos que pregam.
Caso contrário, caem com facilidade na hipocrisia e perdem a admiração das pessoas. Por que eles se esforçaram por algo, quando veem que o líder não se dedica?
Para comandar uma equipe e evitar os maiores erros de um líder é preciso ser coerente com seu discurso e entender que, mesmo cometendo falhas, sempre pode evoluir. Continuar estudando e se capacitando, com um curso Nano, por exemplo, também pode inspirar as pessoas a seguir evoluindo.