Como manter-se atualizado profissionalmente: 7 dicas valiosas

como manter-se atualizado profissionalmente

Independente se você busca ou não um novo emprego, estar atualizado é fundamental para ter boas oportunidades na sua área de atuação. Isso porque você não será visto como um profissional que “parou no tempo” e vai conseguir acompanhar as mudanças relacionadas a sua profissão. Muitas pessoas, no entanto, não sabem como manter-se atualizado profissionalmente e algumas dicas podem ajudar a mudar isso. 

Antes de qualquer coisa, é preciso ter em mente que mesmo que você já seja formado na sua área e possua experiência prática de anos, sempre é necessário se atualizar. O mundo muda constantemente e, com isso, as profissões vão ganhando novos desafios. Antes, uma nota fiscal era emitida à mão, já hoje tudo pode ser feito de forma digital. Esse é um exemplo de como o avanço da tecnologia mudou um procedimento ainda comum. 

Ao buscar formas de se atualizar, é importante que você esteja aberto ao novo, saiba ouvir e não fique preso ao seu jeito de trabalho. É preciso abrir a mente para aceitar o novo e, assim, você vai conseguir entender o que pode ser útil para facilitar e melhorar seu dia a dia de trabalho. 

Como manter-se atualizado profissionalmente?

1 – Acompanhe os avanços tecnológicos

O exemplo da nota fiscal citado anteriormente é uma prova do quanto é necessário estar atento aos avanços tecnológicos. Cada vez mais, a tecnologia é usada para facilitar a rotina das pessoas. Por isso, fique atento para entender como essas mudanças tecnológicas poderão afetar sua profissão. 

A própria tecnologia pode te ajudar a entender mais sobre um avanço relacionado a sua profissão. Imagine que um novo sistema será implantado na empresa em que trabalha visando agilizar uma tarefa que faz parte das suas atribuições. Procure na internet sobre ela, busque por tutoriais de como utilizá-la ou leia sobre o assunto e entenda se é necessário investir em um curso. 

2 – Aposte em cursos livres

É ótimo quando a empresa investe no funcionário e paga de forma integral ou até mesmo parcial um curso para um colaborador, mas se isso não acontecer, busque formas de investir em você. Cursos livres agregam muito no currículo e ampliam os conhecimentos de um profissional. 

Tenha em mente que investir em educação não é uma perda de tempo e nem de dinheiro.. Essa é uma forma de se aprimorar profissionalmente e melhorar sua rotina de trabalho, pois te trará mais conhecimento. Há diversas opções de cursos, então procure por eles e os encaixe na sua rotina para, assim, manter-se atualizado.   

3 – Invista em uma pós-graduação

Além de fazer cursos livres, você pode se especializar em uma área específica e, para isso, o mais indicado é investir em uma pós-graduação. Isso vai te tornar um profissional mais qualificado e visado no mercado de trabalho. 

A parte boa para quem possui uma rotina agitada é que o ensino a distância ganhou força durante a pandemia e, atualmente, há muitas opções de cursos para quem deseja realizar uma pós EAD. Essa é uma excelente forma de incluir os estudos no seu dia a dia, pois evita o deslocamento e há uma flexibilidade de horários, pois se as aulas são gravadas e você pode assistir o horário que quiser. 

4 – Faça mentoria

Dentro da pós-graduação, o aluno pode contratar uma mentoria e isso vai ajudá-lo a entender melhor o momento da sua carreira e o que ele pode fazer para se aprimorar profissionalmente. Na mentoria, você conta com um suporte especializado de um profissional com grande experiência na sua área de atuação. 

O papel do mentor é te auxiliar para que você cresça profissionalmente. Ele vai te passar um panorama real da profissão, avaliar seus objetivos, ajudar a criar um plano de carreira, dar dicas de soft skills para você desenvolver, além de dar feedbacks sobre sua evolução. 

5 – Aprenda um novo idioma

Mesmo que não use uma segunda língua no trabalho frequentemente, aprender um novo idioma vai te tornar um profissional mais qualificado e diferenciado. O ideal é ver qual língua pode te ajudar a se destacar na sua área. 

Suponha que seu grande objetivo profissional é entrar em uma multinacional americana. Nesse caso, ter o inglês como segunda língua vai te tornar mais atrativo para a empresa. O idioma pode te ajudar não apenas na comunicação com outras pessoas, mas também a entender manuais, e-mails e termos que serão úteis no seu dia a dia.  

6 – Participe de eventos 

Boa parte das profissões contam com eventos destinados aos profissionais da área. É interessante procurar esse tipo de evento e participar. Eles geralmente contam com palestras e estandes que vão te trazer uma nova visão sobre sua profissão. 

Esses eventos também costumam apresentar o que há de novo no mercado de trabalho e isso vai te ajudar a compreender essas novidades. Outro ponto positivo é que nesses eventos há muitos profissionais da sua área e empresas, sendo uma excelente forma de trocar experiências e fazer networking.  

7 – Use as redes sociais  

Os influenciadores que você segue nas redes sociais também podem te ajudar a se manter atualizado. Isso porque, atualmente, há muitos profissionais qualificados que apostam na internet e usam essas plataformas para compartilhar experiências e dar dicas sobre a profissão. 

Procure por profissionais que são referências na sua área e veja que conteúdo eles oferecem nos perfis deles. No entanto, fique esperto, pois é necessário filtrar bem o tipo de informação que você recebe virtualmente. Mas, de forma geral, as redes sociais podem, sim, ser uma forma de se manter a par das novidades. 

Se você fazia parte do time que não sabia como manter-se atualizado profissionalmente, essas dicas podem ajudar a mudar isso. Analise como você ampliar seus conhecimentos na sua área de atuação e invista em você para se tornar um profissional cada vez mais qualificado. 

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!