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Curiosidades

Marketing de fidelização: 4 técnicas poderosas para fidelizar clientes

imagem para ilustrar o texto de marketing de fidelização

Geralmente, quando pensamos em estratégias de vendas, o que vem à mente é sempre como atrair mais clientes, concorda? No entanto, o marketing de fidelização pode ser muito mais eficaz para o seu negócio se você souber utilizar as técnicas corretas. 

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Segundo Phillip Kotler, considerado o “pai do marketing”, conquistar novos clientes pode custar até 5 vezes mais do que manter aqueles que você já tem”. Além disso, quando um cliente é fiel a uma marca, as chances de que ele a indique para outras pessoas também são muito maiores.

Em outras palavras, o marketing de fidelização não é só mais importante do que a atração, mas, quando feito de maneira apropriada, também ajuda na aquisição de novos consumidores.

Quer saber mais sobre o marketing de fidelização e quais técnicas utilizar para manter a lealdade dos seus clientes? Acompanhe este artigo até o final.

O que é marketing de fidelização?

O marketing de fidelização é uma estratégia que usa incentivos para reter e atrair clientes. O objetivo é construir uma relação com o consumidor de forma que ele continue consumindo, mantenha-se interessado na marca e seja recompensado por isso.

Embora possa parecer um desafio, criar uma relação de fidelidade com quem compra os seus produtos ou contrata os seus serviços é possível. Com um pouco de esforço e algumas técnicas que mostraremos a seguir, você poderá passar a fidelizar muitos clientes.

Conheça 4 técnicas poderosas para fidelizar clientes

1 – Tenha um programa de recompensas 

Os programas de fidelidade são muito populares e funcionam muito bem para construir relações de longo prazo com clientes. 

Existem programas de fidelidade que oferecem pontos para os clientes a cada compra e depois permitem que eles os utilizem para ter descontos no futuro. Outros permitem converter esses pontos em dinheiro, oferecem ofertas exclusivas para membros, dão presentes, brindes e acesso exclusivo a lançamentos. As possibilidades são inúmeras. 

Um bom exemplo de programa de fidelidade é o que a Amazon oferece para os assinantes do Amazon Prime que, além do acesso ao streaming, dá frete grátis e mais rápido nas compras do e-commerce e uma assinatura da plataforma de música da marca.

Para ter uma ideia, uma pesquisa mostrou que membros Amazon Prime gastam em média U$ 1.300 por ano no site, enquanto clientes que não são membros gastam apenas U$ 700 por ano. Ou seja, uma vantagem e tanto! 

Por isso, faça uma pesquisa sobre programas de fidelidade e recompensa e escolha aquele que é o mais adequado para o seu negócio. 

2 – Promova o seu programa de recompensas 

Tão importante quanto criar um programa de fidelidade e recompensas é promovê-lo da maneira correta. Portanto, não fique esperando que os clientes descubram que ele existe por conta própria.

Uma vez que você já desenvolveu a sua estratégia de recompensas, incentive os vendedores da sua loja a apresentá-lo. Invista em material gráfico para promovê-lo e coloque-os em pontos estratégicos do local. 

Além disso, você também pode utilizar recursos digitais como e-mail ou banners no seu e-commerce para mostrar o seu programa aos visitantes do site. 

Leia também: Quer aumentar as vendas online? 6 dicas para alavancar seu e-commerce

3 – Apoie uma causa

Escolher uma causa que esteja alinhada à missão da sua marca é fundamental, pois, além de te posicionar como um negócio que se preocupa com questões sociais ou ambientais, ajuda a conquistar clientes fiéis.

Possibilitar que as pessoas ajudem causas importantes para ela através dos seus produtos ou serviços pode ser uma maneira muito positiva de fidelizar clientes.

4 – Incentive a recomendação

Por fim, vamos falar da técnica mais simples para fidelizar clientes, que é também uma das mais práticas e efetivas.

Quando você dá ao seu cliente a oportunidade de indicar a sua marca para um amigo, oferecendo benefícios em troca, a tendência é que eles continuem voltando para obter mais vantagens nas compras. Além disso, você ganhará novos clientes qualificados de forma passiva. Um ótimo negócio, concorda?

E o mais legal dessa ação é que além de ser simples de executar, permite que você use a criatividade. Pode oferecer frete grátis na próxima compra, cupom de desconto, combos compre 2 pague 1 etc.

Outra técnica bastante viável para pequenos negócios e que funciona bastante é incentivar que os clientes façam posts sobre o seu produto ou serviço nas redes sociais em troca de descontos ou outros benefícios.

Enfim, para manter clientes fiéis é preciso muito mais do que ofertar produtos de qualidade com preço competitivo. É necessário demonstrar o quanto eles são importantes para você através de benefícios reais. E, nessa missão, as técnicas de marketing de fidelização que te mostramos podem ajudar bastante. 

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Autor: Equipe Blog Portal Pós

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