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Curiosidades

O que é marketing de guerrilha, qual o objetivo e exemplos

marketing de guerrilha

Em um mercado altamente competitivo, se destacam as marcas que conseguem chamar a atenção dos consumidores de maneira criativa e envolvente. É nesse contexto que surge o marketing de guerrilha, uma abordagem inovadora que busca gerar buzz e conexão de uma forma ousada e altamente criativa. 

Ficou interessado em saber mais sobre o tema? Preparamos este artigo com tudo o que você precisa saber sobre marketing de guerrilha: conceito, objetivo e exemplos. Confira! 

O que é marketing de guerrilha? 

Essa é uma estratégia de marketing que busca causar impacto e gerar buzz em torno de uma marca, produto ou serviço, de maneira criativa e inusitada. Essa tática costuma ter custos mais baixos que campanhas tradicionais. A ideia é aumentar a visibilidade da marca e criar conexão com os consumidores que foram impactados pela ação. 

Geralmente, o marketing de guerrilha inclui ações de rua, intervenções artísticas, conteúdo viral nas redes sociais, entre outras formas de comunicação, sempre buscando chamar a atenção das pessoas de uma forma inesperada e que seja memorável. 

Qual o objetivo do marketing de guerrilha?

De modo geral, podemos dizer que essa estratégia criativa tem como objetivo causar um impacto significativo na percepção da marca, produto ou serviço. Além do aumento da visibilidade da marca a partir do buzz, o marketing de guerrilha tem como objetivo engajar os consumidores e se diferenciar da concorrência. 

Apesar dos custos serem mais baixos em comparação às campanhas tradicionais, o principal objetivo é alcançar resultados tangíveis que contribuam para os objetivos de negócio da empresa, visando sempre o crescimento e o reconhecimento da marca. 

5 exemplos de marketing de guerrilha

A criatividade é o segredo do marketing de guerrilha, por isso, a estratégia pode aparecer de diferentes formas, sendo muitas vezes realizada de maneira inesperada para o público. Confira alguns exemplos de marketing de guerrilha: 

1 – Intervenção em pontos de ônibus

Se você mora em um grande centro urbano, já deve ter se deparado com uma intervenção de marca em pontos de ônibus. Esse é um exemplo clássico de marketing de guerrilha.

A ideia é transformar o momento de espera em uma experiência única. Essas intervenções não apenas chamam a atenção das pessoas que passam pelo local, como também geram buzz nas redes sociais e reforçam a imagem da marca como inovadora. 

2 – Mural de graffiti

Outra ideia interessante é fazer uma parceria com artistas de graffiti para criar murais temáticos ou obras de arte relacionadas à marca em espaços urbanos de destaque. 

Essas intervenções atraem a atenção do público e ainda geram conteúdo com grande potencial de compartilhamento nas redes sociais, o que fortalece a identidade visual da marca de forma autêntica.

3 – Intervenções urbanas criativas

Além dos exemplos de marketing de guerrilha anteriores, intervenções criativas urbanas e bem pensadas são ótimas estratégias. A dica é utilizar espaços públicos de forma inusitada, conectando a marca com aquele espaço. 

Recentemente, a marca Sprite fez um chuveiro gigante em forma de máquina de refrigerante em uma praia do Rio de Janeiro, conectando seu produto à ideia de se refrescar no calor. Intervenções como essas são surpreendentes e ótimas para gerar buzz. 

4 – Ações de flash mob

Algumas marcas apostam em ações de flash mob em espaços movimentados, onde um grupo de pessoas faz uma apresentação coreografada ou uma performance inesperada relacionada à marca. Essa é uma forma de chamar a atenção das pessoas, gerar buzz e conteúdo orgânico nas redes sociais. 

5 – Instalações interativas

Instalações interativas que permitem a interação do público são um bom exemplo de marketing de guerrilha. Como exemplo, é possível imaginar uma instalação em uma parede de uma área pública, onde os pedestres são convidados a deixar mensagens de amor e esperança, criando, assim, um mural colaborativo e inspirador. 

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Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

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