Mãe e gestora: como conciliar a maternidade com a carreira?

Certamente, um dos principais desafios da maternidade é conciliar a nova rotina com o andamento da carreira. Para muitas mulheres, a agitação dos primeiros meses de vida do bebê, atrelada a uma volta precoce ao trabalho, pode trazer desafios que não estavam previstos. 

Afinal, são muitas e significativas mudanças com que lidar em um curto espaço de tempo. A boa notícia é que, apesar de turbulento, este momento de transição e redistribuição de prioridades é passageiro. E, quando tudo finalmente se alinha, significa que é a hora certa de dar o próximo passo rumo ao novo desafio. 

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Carreira e maternidade devem caminhar juntas

Não por coincidência, o período de vida em que a mulher adulta está biologicamente apta para gerar filhos é o período em que seu poder criativo está em alta – isso significa disposição e força para construir projetos, realizar sonhos e atingir objetivos. Justamente por isso, é possível que existam alguns pontos de atrito entre o mercado de trabalho e a maternidade. 

Essa “competição” tornou as mulheres seres ainda mais resilientes e capazes de promover equilíbrio e harmonia em prol da autorrealização tanto como mãe quanto como profissional. Apesar disso, a exaustão e a sobrecarga podem afetar negativamente a aterrissagem à nova realidade. É importante que a família, os colegas de trabalho e as pessoas próximas também lhe prestem apoio. 

Leia também: Glossário: conheça termos de empoderamento feminino

Portanto, se você é mãe e quer atingir o sucesso profissional ou simplesmente trabalha com uma, reunimos alguns pontos importantes, que fazem toda a diferença nas dinâmicas do dia a dia.

1 – Construa uma rede de apoio no trabalho 

Converse e troque experiências com outras mães que trabalham com você. Muitas vezes, o apoio necessário vem de um ambiente coletivo que busca estabelecer o equilíbrio. Se isso for feito entre pessoas com trajetórias semelhantes, as chances de encontrar soluções positivas é muito maior – sejam outras mães, pais ou pessoas sem filhos. 

2 – Planeje os próximos passos da sua carreira

Sempre que possível, reveja suas metas e reflita sobre quais são os próximos passos. Um bom curso, como o MBA em Gestão de Pessoas, pode ser fundamental para ampliar as habilidades de liderança. Independentemente da sua área de atuação, é importante ter visibilidade e alinhar as expectativas com a empresa e a gestão direta. Diálogos abertos e sinceros são essenciais para a adaptação de novos caminhos. 

3 – Aproveite a força criativa

Mesmo com toda a agitação dessa etapa, aproveite para usar sua criatividade e capacidade de adaptação. Busque espaço para expandir as novas habilidades que adquiriu na caminhada materna e use isso ao seu favor. Certamente seu aprendizado enriquecerá a sua forma de trabalhar. 

Entenda com mais profundidade os principais desafios das Mulheres no Mercado de Trabalho durante o período atual no nosso canal Carreira em Pauta.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!