Afinal, posso fazer MBA antes de terminar a graduação?

mulher de costas com capelo e diploma na mão para ilustrar texto sobre "posso fazer MBA antes de terminar a graduação"

Nunca é cedo demais para pensar nos seus objetivos para o futuro, não é mesmo? Com equilíbrio entre esforços para o amanhã e aproveitamento do hoje, você consegue dar grandes passos na sua vida profissional. E é por isso que muitos universitários se questionam: “posso fazer MBA antes de terminar a graduação?”

Essa é uma dúvida comum. Afinal, ter um MBA no currículo faz toda a diferença no mercado de trabalho, e faz todo o sentido pensar nos próximos passos para chegar até onde você deseja. Contudo, talvez a resposta para a pergunta não te agrade tanto assim.

Posso fazer MBA antes de terminar a graduação?

Ao pensar em um MBA, você precisa estar ciente que ele é uma modalidade de pós-graduação. Apesar de não carregar o “pós” no seu nome, o MBA faz parte desse grupo no universo dos cursos superiores, que possuem algumas regras específicas para seus alunos.

A principal delas é a necessidade de ter concluído a graduação antes de se inscrever em uma especialização. Como o nome já indica, a “pós-graduação” deve ser realizada após a finalização de um curso superior, ou seja, depois de se formar na faculdade.

Então, não é possível fazer um MBA enquanto você ainda estiver matriculado em sua primeira graduação. Contudo, você não vai precisar esperar muito para se inscrever na pós. Assim que se formar e obtiver o seu diploma, você vai poder entrar no MBA e começar a direcionar a sua carreira.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Vida profissional sem atropelar os passos

Aqui é importante ressaltar que essa não é uma má notícia. Por mais que você fique desapontado, pense que a vida é feita de etapas, e não vale a pena tentar “atropelar” uma delas em detrimento de outra.

Os anos de graduação são fundamentais para a sua formação como profissional. É na faculdade que você vai ter contato com a parte teórica e prática da profissão, contar com o suporte de professores de alta qualidade e ter tempo o suficiente para testar, errar, aprender e acertar.

Então, aproveite esse momento e extraia o máximo que conseguir de cada uma das oportunidades. Faça estágios, crie projetos seus, se envolva nas atividades da faculdade, comece a estabelecer contatos e use esse tempo para descobrir qual área e aspecto da profissão escolhida mais te agradam.

Depois, com o seu diploma em mãos, você vai poder optar pelo MBA que mais se encaixar no caminho que você está começando a trilhar agora, na graduação.

Quais são as modalidades de pós-graduação?

Para você começar a se preparar e pensar no curso que deseja fazer, que tal entender um pouco mais do universo da pós-graduação?

Como explicamos, os cursos só podem ser realizados após a formação em algum curso de graduação, seja ele um bacharelado, licenciatura ou curso tecnólogo. Todavia, nem todas as pós são iguais. Na realidade, elas carregam diferenças importantes, as quais você precisa estar familiarizado para fazer a escolha correta.

Por isso, o primeiro passo é saber que as pós se dividem, basicamente, em duas. A Pós Lato Sensu, que é focada no mercado de trabalho mais corporativo, e a Pós Stricto Sensu, ideal para quem busca uma carreira acadêmica. Para aprender mais sobre elas, confira o texto abaixo.

1 – Pós Stricto Sensu

O termo “Stricto Sensu” vem do latim “em sentido estrito”, e designa os cursos voltados para a carreira acadêmica. Assim, quem decide seguir por esse caminho poderá trabalhar com pesquisas e também se tornar professor universitário. Aqui, os cursos são divididos em Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado. 

2 – Pós Lato Sensu

Por outro lado, as opções de pós “Lato Sensu”, que vem do latim “em sentido amplo” se voltam para o mercado de trabalho. Elas são estruturadas para oferecer conhecimentos técnicos específicos aos seus alunos, que recebem um certificado e o título de especialista após a conclusão da pós-graduação.

Sendo assim, se você quer se diferenciar no mercado de trabalho, se especializar em uma área específica e ter mais chances de crescimento, a pós lato sensu vai ser a melhor opção para você.

Além disso, é importante manter a atenção nas diferenças entre as modalidades de pós-graduação. Elas são a Especialização e o MBA.

Especialização

Deseja se atualizar, aprender habilidades específicas, fazer uma transição de carreira e focar sua vida profissional em um assunto? Então, a Especialização vai ser a opção ideal para você.

Ela é voltada para profissionais que querem se aprimorar e ganhar destaque no mercado de trabalho, com aulas desenvolvidas por professores altamente capacitados, com experiência de mercado, para que você se torne um profissional ainda melhor.

MBA

Apesar do MBA também ser uma especialização, ele se diferencia por conta de alguns pontos. Sigla para a expressão em inglês “Master of Business Administration”, ele tem um grande foco nas áreas de negócios e gestão.

Então, se você pensa em abrir o próprio negócio, assumir papéis de liderança e ser um gestor ou executivo, o MBA vai oferecer as ferramentas necessárias para você desenvolver as habilidades que precisa.

Agora que você já sabe que, apesar da resposta para “posso fazer MBA antes de terminar a graduação” seja “não”, você já está próximo de dar esse próximo passo, não perca tempo. Confira as opções das nossas instituições, incluindo pós-graduação em 6 meses reconhecida pelo MEC, e já deixe tudo pronto para quando puder fazer a sua inscrição.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!