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Carreira em Pauta

Como vencer o medo de liderar? Saiba o que fazer em 6 passos

medo de liderar

Assumir um cargo de liderança é o sonho de muitos profissionais, mas, quando essa meta finalmente é alcançada, vem um novo desafio a ser superado: o medo de liderar. Sentir-se inseguro para desempenhar um papel como esse é comum, mas isso não pode te impedir de se desenvolver profissionalmente. 

Lembre-se do quanto você se preparou e se dedicou para chegar onde está hoje. Você também pode trabalhar para desenvolver certas habilidades e estudar mais o papel de um líder. Assim, se sentirá mais seguro para assumir o cargo.

6 passos para perder o medo de liderar

Precisa de mais algumas dicas? Confira seis passos para perder o medo e ser um bom líder! 

1 – Identifique seus medos

Você tem medo de ser um líder, mas o que realmente te deixa inseguro de assumir essa posição? O primeiro passo para enfrentar e superar o medo é identificá-lo. A princípio, pode parecer algo simples e pouco eficaz, porém, é esse mapeamento que vai ajudá-lo a encontrar soluções certeiras.

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Reserve um tempo para refletir sobre quais são os seus medos, dúvidas e inseguranças em relação à liderança. Você tem medo de errar? De não estar preparado o suficiente para o cargo? Da responsabilidade ser grande? A partir disso, será mais fácil traçar um plano para se sentir mais seguro e ser um bom líder. 

2 – Entenda o papel de um líder 

Existem alguns mitos sobre liderança que podem aumentar ainda mais a sua insegurança. Há quem acredite que chefes apenas delegam funções, são distantes dos colaboradores e assumem uma postura arrogante. Essa ideia já ficou no passado. Ser um líder vai muito além disso e saber qual o seu papel é fundamental. 

O líder é o responsável por conectar a equipe com os objetivos da empresa, deixando tudo bem alinhado e proporcionando um ambiente para que os colaboradores se desenvolvam e consigam apresentar bons resultados. Para isso, é preciso saber escutar, motivar e participar ativamente da rotina do seu time. 

É papel da liderança encaixar todas essas peças para garantir um ambiente de trabalho saudável e produtivo. Pode parecer complexo, mas lembre-se que é possível aprender a ser um líder. Fique tranquilo, pois liderar não é um dom! Na verdade, é preciso desenvolver certas habilidades e se atualizar constantemente.

3 – Desenvolva soft skills

As soft skills são habilidades comportamentais importantes em qualquer momento da sua trajetória profissional, porém, elas são ainda mais essenciais quando falamos em cargos de gestão. 

Trabalhar para desenvolvê-las vai, com certeza, te deixar mais seguro para assumir a liderança de uma equipe. Afinal, são as soft skills que determinam como você se relaciona com o seu time e encara os desafios dessa posição. 

Existe uma série de habilidades comportamentais importantes no ambiente corporativo. Pensando em liderança, é importante você desenvolver inteligência emocional, empatia, visão estratégica, comunicação assertiva e resiliência. 

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4 – Trabalhe a comunicação

Pode-se dizer que a comunicação é a base para uma relação entre líderes e colaboradores. Seja pessoalmente, por e-mail ou qualquer outra plataforma que a empresa utilize, o gestor deve estar aberto para se comunicar com o seu time. 

É importante ressaltar que essa comunicação deve ser sempre respeitosa, empática e assertiva para que a equipe esteja sempre alinhada e motivada a trabalhar. Quando um profissional assume a liderança com isso em mente, terá mais facilidade para desempenhar o papel e se relacionar com o time. 

Lembre-se de fazer reuniões periódicas com a equipe – tanto com o time completo quanto individualmente com cada colaborador. Aproveite esse momento para dar feedbacks e pensar estratégias para o desenvolvimento do time e de cada profissional. Essa boa comunicação e relação com o time faz a diferença para desempenhar o seu papel. 

5 – Esteja aberto para novas ideias 

Liderar também é estar aberto para novas ideias e encontrar soluções e estratégias em conjunto com o time. Tenha isso em mente! Foi-se o tempo em que o líder apenas mandava sem dialogar e ouvir a equipe. 

Valorize o que os colaboradores têm a dizer. Não apenas os profissionais em posições seniores, mas também aqueles mais jovens. Nem sempre os líderes levam em consideração as ideias de profissionais que estão iniciando a carreira, mas esse é um erro. Esteja aberto a ouvir e aprender com todos do seu time, independente dos anos de experiência. 

É papel do líder proporcionar um ambiente para que todos sintam-se confortáveis em contribuir e fazer parte dos processos. Claro, você ainda será o líder e terá a palavra final, mas não assuma uma posição de arrogância por conta das hierarquias profissionais. 

6 – Invista em uma especialização

Se de um lado as soft skills são importantes para uma boa liderança, do outro estão as habilidades técnicas. Além de ter suas habilidades interpessoais desenvolvidas, um líder deve acompanhar as atualizações do mercado e dominar a área em que atua. 

É fundamental se dedicar constantemente aos estudos, seja com cursos livres, workshops e até uma especialização. Existem opções de pós-graduação em 6 meses que te transformam em um especialista na área, proporcionando mais conhecimento e recursos para ser um líder mais preparado. Que tal perder o medo de liderar e escolher uma pós que mais se encaixa com os seus objetivos?

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

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