Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Como enfrentar o medo do chefe em 10 passos; saiba aqui

medo do chefe

A falta de preparo de um líder, assim como a insegurança de um funcionário, pode afetar os relacionamentos em uma empresa e, consequentemente, a rotina de trabalho. Ter medo do chefe ainda é algo corriqueiro em muitos lugares, mas isso pode ser prejudicial para o colaborador, que dificilmente vai conseguir se impor e expor o que está se passando. 

Se esse é o seu caso, saiba que, para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, é necessário superar esse medo. Não ter diálogo e não conseguir se posicionar só vai reforçar essa relação que, em alguns casos, pode se tornar tóxica. Lembre-se que o trabalho ocupa boa parte do seu tempo, por isso, é importante se sentir bem no local em que está trabalhando. Veja como melhorar a relação com a liderança.

Como enfrentar o medo do chefe?

1 – Aposte no autoconhecimento

O primeiro passo para enfrentar esse medo é buscando o autoconhecimento. Desta forma, você vai conseguir identificar o que motiva esse sentimento que te trava e atrapalha sua relação com o seu chefe. 

Nesse processo, é importante refletir para entender se o medo tem um motivo concreto ou se ele está baseado em uma preocupação pessoal. 

Pode ser, por exemplo, que seu chefe no emprego anterior te travava com rispidez e, por acreditar que todos são da mesma forma, você cria uma trava. Isso quer dizer que a insegurança, o medo da bronca e coisas do gênero costumam alimentar esse medo. 

Por outro lado, ao fazer uma autoavaliação, você pode perceber que não há nada de errado com seu trabalho e que o medo que sente do seu chefe está, sim, relacionado às atitudes dele. 

2 – Trabalhe sua comunicação 

O receio de propor uma conversa vai tornar essa relação ainda mais difícil. É extremamente importante você saber se posicionar. Se você não falar o que está te incomodando, nada vai mudar. 

Expresse suas opiniões, preocupações, receios e ideias. Tudo isso deve ser feito de forma profissional e respeitosa. Proponha uma reunião e seja franco sobre o que está se passando. Pode ser que dê um friozinho na barriga, mas saber se impor vai te fazer crescer enquanto profissional. 

Tenha em mente que a relação de um líder com um colaborador deve ser de respeito mútuo. Portanto, enquanto você respeita o papel do seu chefe, ele deve respeitar o seu trabalho. 

3 – Conheça o perfil do seu superior 

Cada pessoa é de um jeito, por isso, é interessante entender o perfil do seu chefe. Cada líder possui uma forma de lidar com os desafios e é preciso ter isso claro. Busque entender o que ele espera do seu trabalho e quais são as preferências dele. 

Nem sempre você vai concordar com a forma com a qual seu chefe quer que você conduza uma determinada tarefa, mas às vezes é melhor apenas seguir as orientações. Bater de frente a todo momento pode ser desgastante. Saiba se posicionar, mas também saiba ceder. 

Ao propor uma mudança, peça um voto de confiança, deixe claro que também está pensando na equipe e que não quer fazer diferente apenas para contrariá-lo. 

4 – Veja o chefe como parte do time

Em uma empresa, todos possuem sua importância, portanto não se diminua. Se você está ali é porque seu papel também é importante. Muitas pessoas costumam enxergar o chefe como alguém muito superior e inalcançável. 

Se seu chefe passa essa ideia, é ele quem está errado. O bom líder é aquele que caminha junto com seu time e não apenas delega funções e é autoritário. O papel dele deve ser cobrar, mas também motivar. 

Resumindo, seja respeitoso com seu chefe, mas não o coloque em um pedestal. Veja ele como parte do time. Tenha claro que você precisa responder a ele, mas que também é um profissional que merece ser valorizado. 

5 – Esteja preparado

Ser proativo e demonstrar preparo pode melhorar a relação com seu chefe. Após compreender o perfil dele, busque sempre estar um passo à frente. Ao ir a uma reunião, por exemplo, anote os tópicos que precisam ser abordados e esteja situado dos assuntos. 

O que também pode te ajudar a se sentir mais confiante no seu trabalho é buscar conhecimento. Para isso, não pare no tempo e se atualize. Faça cursos livres e invista em uma pós-graduação a distância. Isso te tornará um profissional mais qualificado e com mais conhecimento na sua área de atuação.   

6 – Peça feedbacks e esclarecimentos

Pode ser que seu chefe te enxergue como um excelente profissional e você nem saiba disso. Para saber que caminho seguir, quais pontos fortes deve aperfeiçoar e quais são os pontos fracos que precisa melhorar, peça feedbacks

Essa é uma forma de entender as expectativas do seu chefe e, ao mesmo tempo, será mais fácil compreender como você deve agir na empresa para melhorar seu desempenho e ter seu esforço valorizado. 

Caso note que seu chefe não gostou de algo, pergunte em um momento oportuno o que o desagradou, explique seu lado e proponha uma solução.

7 – Gerencie suas emoções

Culturalmente, a imagem do chefe é associada a algo ruim. Pode ser que seu líder não seja o “monstro” que você enxerga, por isso, é importante avaliar os comportamentos dele e balancear os pontos positivos e negativos. 

A rotina de trabalho pode, sim, ser muito estressante e, por vezes, o chefe cobra o que a empresa cobra dele. Sabendo disso, busque formas de controlar suas emoções. Na hora da raiva, é comum querer culpar uma pessoa e, normalmente, essa pessoa é o chefe. 

Aposte em práticas de respiração, meditação e atividade física para aliviar esses picos de estresse, ansiedade e pressão. Quando estiver mais calmo, avalie o comportamento que seu chefe deve e veja se de fato ele foi um “monstro” ou se sua raiva foi no calor da emoção.  

8 – Confie em você 

Trabalhar a autoestima também é fundamental para superar o medo do chefe. Pode ser que você tenha errado algo e, por isso, seu líder chamou sua atenção. Isso não te torna um profissional ruim, todos estão suscetíveis ao erro. 

Olhe para o seu trabalho de forma justa, sem se diminuir. Não foque apenas nos seus pontos fracos e erros, valorize também suas conquistas e seus pontos fortes. Você precisa confiar em você e demonstrar que está fazendo seu serviço com propriedade. Isso não passará despercebido pelos seus superiores.

9 – Busque orientação

A relação com seus colegas de trabalho também pode ajudar a superar sua trava com seu chefe. Converse com alguém que possui confiança e ouça a visão dessa pessoa sobre o líder que possuem em comum. 

A ideia não é encontrar alguém para reclamar do chefe, mas para compreender como ele age de forma geral. Também é válido pedir conselhos a quem já trabalha há mais tempo com esse profissional para compreender o jeito dele e melhorar essa relação. 

10 – Avalie a relação que possui com seu chefe

Caso tenha se esforçado para mudar a relação que possui com seu superior, mas nada surtiu efeito, é hora de avaliar se vale a pena insistir nesse emprego. Não ter um bom relacionamento com o chefe por atrapalhar sua rotina, afetar seu desempenho e gerar insatisfação profissional. Para evitar isso, considere procurar uma nova oportunidade. 

Como saber se o meu chefe é abusivo?

Nos tópicos anteriores, você viu várias dicas de como compreender o perfil do seu chefe e usar isso a seu favor. No entanto, você não deve tolerar um comportamento abusivo. Cabe a um superior demandar, cobrar e supervisionar seus funcionários, mas isso deve ser feito de forma profissional. 

O medo do chefe pode ser desencadeado após situações de abuso. Gritar, ofender, fazer piadas de mal gosto, abusar da autoridade, ser intolerante e não ser aberto ao diálogo são alguns sinais de que a relação com seu líder, de fato, é tóxica. Neste caso, reporte o que está acontecendo ao RH e cogite buscar um novo emprego. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades