Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Como melhorar a comunicação no trabalho: veja aqui 7 dicas

colegas de trabalho para ilustrar texto sobre como melhorar a comunicação no trabalho

Saber se comunicar no mundo corporativo não é uma tarefa apenas para os profissionais da comunicação. Na realidade, qualquer colaborador que busque destaque, crescimento e reconhecimento profissional precisa saber passar informações de forma clara, objetiva, empática e estratégica. Por isso, se você está em busca de descobrir como melhorar a comunicação no trabalho, saiba que está no caminho certo.

A importância da comunicação no dia a dia profissional

Afinal, desenvolver essa soft skill, que todos os anos ganha posições altas nas listas de competências comportamentais mais valorizadas pelo mercado de trabalho, vai fazer toda a diferença no seu cotidiano.

Saber se comunicar vai te ajudar a ter interações eficazes, se aproximar de colegas de equipe e também de outros departamentos, evitar falhas e erros resultantes de processos comunicativos, se destacar com seus gestores e promover um ambiente organizacional saudável e adequado.

Porém, como é possível aprimorar essa habilidade? Pessoas que sempre tiveram dificuldades com diálogos podem adquirir tais aptidões? Felizmente, a comunicação é uma capacidade que podemos desenvolver ao longo da vida. Por mais que ela demande muito compromisso e prática, é possível se transformar em um ótimo comunicador em qualquer estágio da sua carreira.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Como melhorar a comunicação no trabalho em 7 dicas

Para ajudar no seu desenvolvimento, organizamos um tutorial com 7 dicas práticas sobre o aprimoramento da comunicação. Não deixe de conferir a lista abaixo e se tornar, aos poucos, um profissional que se destaca em qualquer ambiente.

1 – Desenvolva ainda mais a sua empatia

Para que qualquer comunicação aconteça, nós precisamos de ao menos duas pessoas envolvidas, interagindo entre si. As informações circulam de forma livre entre os participantes, que devem prestar atenção no outro e saber se colocar no lugar do segundo envolvido para que o diálogo seja efetivo.

Por conta disso, ter empatia é pré-requisito para ser um bom comunicador. Afinal, sem considerar a outra parte de qualquer situação comunicativa, como você será capaz de pensar na melhor forma de estruturar as informações? Como poderá avaliar se a mensagem foi captada com sucesso? E como vai contornar potenciais conflitos?

2 – Aprenda a ouvir e use as técnicas de escuta ativa

Uma das formas de demonstrar empatia é justamente ouvindo o que o outro tem a dizer. Talvez você se pergunte “mas como isso vai melhorar a minha comunicação?”, e para não restar dúvidas, a resposta está no item anterior.

A comunicação é sempre uma via de mão dupla, e se você não souber escutar a outra parte da interação, como vai conseguir saber o que ele precisa? Como vai descobrir se a sua mensagem foi passada de forma objetiva? De que maneira vai decidir a melhor forma de se comunicar?

Em um diálogo, ouvir é tão importante quanto falar, e esse “ouvir” não é uma escuta simplesmente passiva. Preferencialmente, ela deve ser ativa. Isso significa que você vai usar sua plena atenção para compreender o outro, usando todos os dados repassados para pensar nas suas próprias palavras.

3 – Pratique a leitura para ampliar seu vocabulário e articulação

Se os seus problemas envolvem um vocabulário limitado e a necessidade de melhorar a articulação da fala, recomendamos a prática da leitura. Ler livros e outros materiais, preferencialmente variando gêneros e formatos, vai ampliar sua visão de mundo, te apresentar novas palavras e maneiras de se expressar.

Assim, você vai se acostumar com outras formas de repassar as informações que precisa, enriquecendo suas interações e garantindo, cada vez mais, que elas estão dentro das boas práticas comunicativas.

4 – Para cada pessoa, use uma comunicação diferente

Lembra da importância de ouvir? Além de ser fundamental no momento da interação em si, essa prática precisa estar presente no seu dia a dia, sempre. Isso acontece porque ouvir as pessoas ao seu redor significa conhecê-las, descobrir a melhor maneira de se comunicar com cada uma delas e os caminhos a evitar, em prol de uma comunicação harmônica e eficiente.

Cada profissional é diferente, então, qual seria a lógica de usar um mesmo formato e técnica de comunicação para todos?

5 – A mesma lógica vale para situações distintas

Da mesma forma, a comunicação precisa ser multifacetada na parte das situações e plataformas. Por exemplo, mensagens que demandam um alto alcance fazem mais sentido em e-mails corporativos. Por outro lado, feedbacks pontuais e rápidos podem ser feitos por mensagens, enquanto avaliações mais extensas demandam interações presenciais.

Isso também vale para cenários. Um bate-papo informal com colegas da equipe não precisa de protocolos e formalidades, porém, uma entrevista de emprego pede uma postura, tom de voz, vocabulário e expressões diferentes e mais sérias.

6 – Foque em uma comunicação eficaz, clara, objetiva e direta

Independente do contexto, da plataforma e do outro lado da interação, uma questão sempre permanece a mesma: qualquer comunicação precisa ser clara, objetiva, direta e eficaz. Esses são os quatro pontos que você precisa almejar sempre que precisar passar informações, garantindo que tudo vai ser compreendido e que você vai evitar ao máximo o surgimento de ruídos.

Com formalidade ou palavras mais descontraídas, para temas sérios ou amenidades, nunca deixe esses quatro tópicos de lado. Eles vão te ajudar, cada vez mais, a construir uma comunicação que se destaca no ambiente corporativo.

7 – Não se esqueça da comunicação não-verbal

Por fim, lembre-se que a comunicação envolve muito mais do que palavras. A sua expressão, gestos, postura, roupa, olhar, cruzar de pernas, entonação da voz e velocidade da fala são alguns exemplos de comunicação não-verbal. Isso significa que todos esses itens comunicam algo a seu respeito, como nível de estresse, conforto, ansiedade, humor e ânimo.

Sendo assim, preste atenção na forma como seu corpo se manifesta no ambiente de trabalho, e pense na melhor forma de apresentá-lo para refletir sua essência e objetivos profissionais.

Já sabe como melhorar a comunicação no trabalho? Então chegou a hora de buscar outras formas de desenvolver sua vida profissional. E por que não começar uma especialização? Com a pós-graduação Unopar, você se torna um especialista em tempo recorde, adquirindo novos conhecimentos técnicos para fazer a sua carreira decolar. Não deixe para depois e se inscreva ainda hoje!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades